Garrafa: 16717, engarrafado em maio de 2014.
Apresentou uma cor preta profunda com baixa formação de espuma bege.
Aroma tostado, amadeirado, uísque, mas de pouca intensidade.
No paladar é mais chamativa bem torrada com uísque em evidência, nota-se também o chocolate amargo e as frutas secas, álcool bem escondido e leve amargor ao fundo. Achei mais fraca que a 12 mas mesmo assim uma boa "Wood Aged" que merece uma "redegustação"!
Temperatura de degustação: Dez graus Celsius.
Cor: Negra opaca, com pouquíssimas nuances avermelhadas no topo da taça.
Creme: Baixa formação de creme bege que se forma com dificuldade, mantendo um halo ao redor da taça.
Aroma: Complexo, com madeira, whisky, torrado, cinzas. Com o aumento de temperatura surgem notas de chocolate.
Sabor: Acompanha o aroma, com a doçura maltada que lembra whisky mantendo-se em equilíbrio com o torrado por todo o gole. O final é seco e muito persistente. O retrogosto mantém as sensações de whisky e torrado em evidência. Apesar da sua complexidade, mostra-se muito equilibrada e não agride no conjunto. Achei muito boa.
Coloração negra, permitindo apenas um pouco de luz em tom rubi nas bordas do copo. Sua espuma é de cor canela, cremosa e de média persistência. Seus aromas são de chocolate, café, malte torrado e especiarias. Bem encorpada, possui textura acetinada. No paladar, o chocolate amargo predomina, acompanhado de uma leve nota amadeirada, proveniente do tempo que essa cerveja permaneceu dentro de barris de carvalho usados para envelhecer whisky 16 anos. É muito bem feita e saborosa, mas possui intensidade média, o que me decepcionou um pouco. Talvez a Ola Dubh 18 seja mais adequada ao meu gosto.