Complexidade da Orval

Mais
15 anos 9 meses atrás #15016 por Lucas F. Zurwellen
Estava agora avaliando minha degustação da Orval e li que a maioria achou ela muito amarga e todos com certeza percebem a complexidade dessa breja.

Ao contrario da maioria eu não achei ela tão amarga, minha namorada que odeia cervejas amargas demais achou esta cerveja totalmente perfeita para o paladar dela.

Agora o que mais me chamou a atenção foi o resíduo que sobrou no fundo, vide coloquei na avaliação:

"O amargor foi muito acentuado no creme dessa cerveja, aliás, creme que se formou desde a abertura da garrafa e que depois dificultou colocar la no copo, uma vez que fazia mais espuma do que consegui colocar o liquido.

Achei muito estranho o creme ser tão mais amargo que o liquido e isso principalmente no retrogosto.

Sobrou na garrafa um pouco de resíduos, talvés por falta de mexer o restinho de cerveja no fundo da garrafa, um liquido bastante denso e marrom que era extremamente amargo muito mais que o creme, mas que imagino que tenha se formado apartir do mesmo."

Mais alguem aí percebeu esses residuos e teve essas percepções no creme da cerveja?

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
15 anos 9 meses atrás #15043 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Complexidade da Orval
Lucas,

Ainda não provei a Orval, mas esse resíduo deve ser formado basicamente pelo fermento, pois trata-se de uma cerveja não filtrada, certo? Para as belgas, "todo mundo" recomenda não misturar esse resíduo com o líquido, ao contrário do sugerido para as German Weizens...
Mais
15 anos 9 meses atrás #15052 por Mauro Renzi Ferreira
Bom, pra mim a Orval faz parte do "hall" das minhas cervejas prediletas mas não apresenta amargor acentuado não. Pelo contrário, lembra um pouco o sabor de um vinho branco e pende mais para a acidez.
Mais
15 anos 9 meses atrás #15054 por Alexandre Almeida Marcussi
Lucas, é comum que os ácidos-iso-alfa (responsáveis pelo amargor da breja) se associem mais intensamente ao creme do que ao líquido em si, resultando nesse efeito de uma espuma "mais amarga" do que a cerveja.

Quanto ao resíduo de fundo, assim como a maior parte das strong ales belgas, a Orval é refermentada na garrafa, e esse depósito é a levedura. Recomenda-se não misturá-la no copo e degustá-la à parte.

Vale lembrar que a Orval é uma das cervejas que evoluem mais acentuadamente na garrafa. Isso ocorre por duas peculiaridades do seu processo de produção:

1. ela tem fermentação primária com levedura ale, mas é refermentada na garrafa com leveduras selvagens do gênero Brettanomyces, que vão criando aromas muito diferentes com a guarda e lhe dão suas características de sour ale (como a acidez ou os aromas "animais").
2. ela passa por dry-hopping, donde adquire um aroma lupulado intenso que, contudo, perde-se rapidamente com a guarda na garrafa.

Por esses dois motivos, a Orval apresenta transformações expressivas no seu aroma, sabor e paladar já com 6 meses de guarda. É natural que avaliações de garrafas relativamente mais jovens ou velhas destoem enormemente. De qualquer forma, eu diria que ela está entre as 5 cervejas belgas que eu mais aprecio.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 9 meses atrás #15089 por Lucas F. Zurwellen
Respondido por Lucas F. Zurwellen no tópico Re:Complexidade da Orval
Grande Marcussi, bela explicação e ainda bem que não misturei o resto até porque so sabia que se faz isso com as Weiss.

Realmente é muito interessante essa grande variação dessa breja e sem duvida é uma das tops!

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
15 anos 9 meses atrás #15347 por Rafael Baglioni
Respondido por Rafael Baglioni no tópico Re:Complexidade da Orval
Acabei criando outro tópico sem ver que tinha este aqui, estou com umas Orval com 3 anos de engarrafamento, pelo que me falaram ela está bem diferente do que quando foi engarrafada.
Vou tomar sem o fermento como foi sugerido logo acima.
Tempo para a criação da página:0.383 segundos