Cervejas com Aditivos

Mais
16 anos 2 meses atrás #1790 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Que eu saiba no Brasil é obrigatório constar no rótulo os aditivos presentes no produto.
Para falar a verdade, eu não consumiria nenhum produto no qual eu duvido do que está escrito no rótulo. Assim posso assegurar que na Heineken não há aditivos químicos. Já nas outras brasileiras de massa, premium ou não, há.

Não tenho certeza se a lupagem está diretamente relacionado ao uso de conservantes. A família Eisenbahn não contém conservantes entre toda a sua variedade de estilos. Já todas as Baden Baden tem. Ou seja, o uso de conservantes não parece relacionado ao estilo da cerveja.
Mais
16 anos 2 meses atrás #1800 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Cervejas com Aditivos
No caso da heineken ela eh fabricada aqui, mas naum deve ter tudo no seu rotulo naum.

Mas notei grande diferença da heineken de garrafa e a e barril.
Isso pode ser por causa desses aditivos ?
Mais
16 anos 2 meses atrás #1817 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Até onde sei, os aditivos químicos (antioxidantes e estabilizantes) não interferem no sabor. O que pode acontecer é eles provocarem uma "dor de cabeça" quando se bebe em grandes quantidades. Estou enganado?

Heineken é tudo de bom! Já abusei dela em várias oportunidades, e nunca tive dor de cabeça...

Na minha opinião, os aditivos químicos são até "perdoáveis". Pior que eles são o excesso de adjuntos (milho e arroz, estes sim interferem no sabor), e, PIOR AINDA, o corante caramelo em cervejas escuras. Aí a coisa cai de nível mesmo...
Mais
16 anos 2 meses atrás #1819 por Alexandre Almeida Marcussi
Putz, corante caramelo é dureza...

Renato, tem outra coisa a se considerar no comparativo da Heineken garrafa x barrilete. Como o barrilete é impermeável à luz, jamais sofre os efeitos da oxidação dos lúpulos pela ação da luz. Já a garrafa de vidro verde é muito permeável à luz, de modo que essa característica é uma das marcas da Heineken de garrafa. Eu nunca tomei o barrilete, mas já tomei em algumas ocasiões o chope, e essa disparidade pode ser observada de forma muito nítida, principalmente no aroma. A versão em pressão nunca mostra aquele aroma característico da garrafinha verde da Heineken. Acho que, nesse caso, não deve estar relacionado com estabilizantes ou aditivos químicos.

Sempre fico me perguntando se aquelas brejas inglesas de garrafa de vidro transparente levam estabilizantes para evitar a oxidação dos lúpulos (porque eu nunca senti isso nelas), ou se os ingleses já têm lúpulos foto-insensíveis poderosos o bastante para não se preocuparem com isso.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
16 anos 2 meses atrás #1823 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Cervejas com Aditivos
essa diferença também tem muito a ver com o fato de na pressão a cerveja não sofrer pasteurizaçao, o que na garrafinha é de praxe...o sabor muda consideravelmente.
Mais
16 anos 2 meses atrás #1827 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Eu penso o oposto do Claudinei. Me incomoda muito menos saber que foram usados outros cereais na cerveja, como milho e arroz, do que os aditivos químicos. O uso de cereais faz parte da história da cerveja, já o uso de aditivos é algo recente nessa história, e tem a ver com sua industrialização.

Além do mais milho e arroz não fazem mal a saúde. Não posso dizer o mesmo dos aditivos químicos. Pois se são em parte responsáveis pela ressaca, é porque algum mal eles causam.

Também não sei se os aditivos químicos tem sabor, mas posso fazer uma lista das 10 melhores cervejas que já tomei, e garanto que nenhuma delas leva aditivos químicos em sua composição.
Tempo para a criação da página:0.396 segundos