Divulgação de Blogs

Mais
9 anos 11 meses atrás - 9 anos 11 meses atrás #64276 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Divulgação de Blogs
É uma pena, mas tenho a sensação que uma ruptura definitiva dessas microcervejarias com o consumidor médio (no qual me incluo) será inevitável.

Meu palpite simplificado para o futuro é o seguinte:

_Algumas cervejarias vão continuar com preços altos; algumas intencionalmente vão posicionar seus produtos para os poucos (porém abonados) consumidores de alto padrão que seguirão comprando independente do valor.

_ O consumidor médio, que tem algum poder aquisitivo (limitado, mas tem), restringirá ainda mais seu universo de escolhas partindo para produtos da Ambev e promoções tipo Pão de Açúcar. Eu mesmo apresento esses sintomas. Vamos supor que eu gaste 400 reais com cerveja por mes. Nos últimos anos não tenho conseguido gastar mais do que isso. Para continuar bebendo no mesmo ritmo tenho de "sucatear" meu gosto pessoal e me contentar com 2 Leffe e uma Hoegaarden ao inves de uma cafuzinha. E no lugar de uma hoegarden a mais pra ficar no estoque , vou pegar duas latas de heineken e uma brahma. Meus 400 reais não são muito, mas não deixam de ser uma quantidade significativa que vai para os bolsos da ambev. Assim, as micros terão de se sustentar apenas com o restrito publico que gasta os mesmos 400 todo fim de semana.

_ O consumidor de poder aquisitivo ainda mais limitado, que já estava arriscando alguma cerveja melhorzinha, vai se resignar totalmente e voltar aos hábitos antigos. Ou vai tomar aquela Brahma weiss de 3 conto e achar maneiro.

Teremos assim 3 ou 4 segmentos de mercado estratificado, com pouca transição de público entre uma camada e outra. Os de alto nível de consumo, os dependentes das leffe (hoegaaarden, jabutipa, jade, eisenbahn), os heinekeros, brahmeiros, skolzeiros e - por último - o povão que sempre esteve no mesmo lugar (conti, itaipava, bavaria).

Talvez esteja meio embolado o que quis passar, mas a grosso modo é mais ou menos o que sinto.
Ultima edição: 9 anos 11 meses atrás por Odimi Toge.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Giovani Lopes
Mais
9 anos 11 meses atrás #64277 por Alexandre Almeida Marcussi

Odimi Toge escreveu: Teremos assim 3 ou 4 segmentos de mercado estratificado, com pouca transição de público entre uma camada e outra.

Odimi, concordo em linhas gerais com seu argumento, mas faço uma ressalva quanto a esse ponto. Acho que as fronteiras entre essas camadas serão um pouco mais fluidas. E me uso como exemplo. Meu consumo regular é composto basicamente por cervejas de massa e, quando arrisco uma artesanal, costumo mirar naquelas de sempre, do custo-benefício: Dama, Bamberg, chopes regionais, Eisenbahn. Ao mesmo tempo, de quando em quando (digamos, 1-2 garrafas por mês), consumo cervejas de altíssimo custo, como uma sour ou uma oak-aged brasileira na faixa dos R$ 20-40. Outro fato corriqueiro é o consumidor que consome as de massa, mas compra as artesanais para presentear amigos e parentes.

Acho que existirá uma pequena parcela de microcervejarias já estabelecidas que vão apostar nesse consumo de "conta-gotas", e que vão manter os preços lá em cima, a produção limitada e o dinheiro chegando num fluxo "sobrevivível". Mesmo as adquiridas pela AB-InBev estão indo nessa linha, se for ver. Outras irão buscar alternativas de popularização como growlers e chope na região. Mas, de maneira geral, também sinto que a tendência é haver um afastamento entre o bebedor "comum" e as nossas micros, ainda mais agora com a opção das ambevianas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Giovani Lopes
Mais
9 anos 11 meses atrás - 9 anos 11 meses atrás #64278 por André Santini Filho
Respondido por André Santini Filho no tópico Divulgação de Blogs
Me desculpem entrar no meio da discussão.

Mas queria caminhar seguindo a linha do Daniel.

Estou bem longe dos 400 reais/mês. Faço a assinatura do beer pack do clube do malte (por enquanto, por haja paciência) e devo gastar mais 100 ou 150 reais em cervejas. Eu tento manter alguns rótulos do dia a dia (20 a 40% desse valor) e o restante variando cervejas das quais ainda não tomei (ou tomei e não gostei, mas que merecem uma contra prova). Por ser abençoado e morar em Curitiba, posso ir no Growler Day as vezes ou vou dividindo essas compras com a minha namorada.
O que quero dizer é que eu entendo que o custo da produção de uma artesanal (com insumos importados e toda a tributação em ritmo galopante) tenha um impacto alto no custo final, mas não é só isso que encarece. Vejo preços praticados por algumas lojas aqui em Curitiba e na internet e chego a ficar abismado com tamanha ganancia. Digo isso porque é possível pegar o valor de venda da cervejaria e fazer uma rápida conta de padeiro para saber quanto é a margem (eu disse margem e não lucro...).
Claro que haverá um distanciamento daquele público novo que começou a beber artesanal agora. Nós que estamos nesse caminho sem volta não vamos deixar de comprar... mas como o Daniel disse, as compras se tornam mais escassas e o nível baixa consideravelmente. Eu tenho segurado as pontas aqui, comprando em menor quantidade e bebendo em menor quantidade semanalmente. O que não entra na minha cabeça é que parte das cervejarias falam sim em difusão da cultura cervejeira mas lançar beras com maturação de 2 anos a 60 reais é um absurdo. São 350mL apenas.

Outra coisa que não me entra na cabeça é porque as ciganas não se anexam a uma cervejaria física? Mas fixem "residencia". Ou seja, visando baratear alguns custos como tampinhas, insumos, garrafas, transporte, custo com envio para o cliente e etc. Observe as mudanças da (ex) Liga Extraordinária, produzem tudo dentro da Gauden, ngm tem garrafa diferente da long neck padrão e agora passaram a vender diretamente para o consumidor final (pessoa física). Na tabela que recebi da DUM, os valores mudaram razoavelmente e creio que ainda vai cair.

Enfim, para encerrar este texto... Vejo muito gente surfando esta onda de cervejas artesanais. Parte dessas pessoas tem sim paixão pelo que fazem e tem o interesse real em criar a cultura cervejeira artesanal no Brasil. Outra parte que ganhar uma grana em cima disso. E infelizmente temos encontrado esse tipo de gente no caminho... tá foda.

Não sei se fui claro.
Ultima edição: 9 anos 11 meses atrás por André Santini Filho.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge, Giovani Lopes, Debora Devecchi
Mais
9 anos 11 meses atrás #64279 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Divulgação de Blogs
Pois é, o Empório da Cerveja se tornou um dos meus maiores fornecedores nos últimos 6 meses. Fora os mercados, essa posição cabia antes aos bares, empórios e sites especializados diversos. Neste exato momento, estou esperando uma caixinha com 6 Leffe Vielle cuvee por 28 contos. Eu tinha comprado no Empório da Cerveja apenas uma vez em 2012 ou 2013 - agora é direto.
Mais
9 anos 11 meses atrás #64280 por André F
Respondido por André F no tópico Divulgação de Blogs
Bom dia,

Primeiro parabéns Marcussi pelo texto. Trabalho numa fundação de amparo à pesquisa e quem reclama não faz ideia do tamanho de textos acadêmicos... Enfim.

Segundo, como é bom esse fórum. Discussão de alto nível com opiniões sensatas.

Concordo com grande parte das opiniões que li. Tenho controlado meu consumo diminuindo a quantidade e feito como o Odimi, comprando no Empório, promos do PdA e alguns kits que aparecem com bom custo benefício.

Inclusive ATENÇÃO: está circulando a info de que sexta de carnaval tem 50% no pão de açúcar, que nem no ano passado.

As compras hoje se resumem a uma unidade de cada cerveja, só sendo revisitadas aquelas que realmente gosto muito (falando das mais caras) e esporadicamente. Acho mesmo que a ruptura mencionada pelo Odimi já ocorreu. Tem um monte de cervejaria e cerveja nova que tenho vontade de experimentar mas pagar 20 - 30 em garrafas pequenas não dá.

No facebook rolou mimimi dos micro e a alegação de que as que estão com melhor CxB já tem escala, então unam-se. Façam associações, comprem em grupo, distribuam em grupo se for o caso, porque ficar falando que é caro e lançar garrafas no preço das beertoon... ainda não tive coragem de experimentar nenhuma. Em compensação Eisenbahn, Bamberg, Dama e colorado (com bons preços no empório) continuam aparecendo lá na geladeira.
Mais
9 anos 11 meses atrás #64281 por Leonardo Rodrigues
Respondido por Leonardo Rodrigues no tópico Divulgação de Blogs
Mais um aqui,

Como disseram, o choro é livre. Eu nao pago 20 ou mais em caçulinha e ponto final.

Atualmente só compro breja em promoção e por custo benefício. Continuo fiel às Fullers, que acho que tem preço "justo" aqui e entregam sempre um produto de qualidade e passei a tomar chopp no esquema 2x1 ou 3x2.

Entendo que a carga tributária é alta (trabalho com cosméticos...mesmíssima coisa) mas a classe precisa se organizar. Ciganas se unirem pra comprar insumos, entidades fazendo lobby no governo, diminuição de markup, etc...

O fato é que se ninguem colocar a mão na massa, continuaremos a consumir bem menos do que gostaríamos (triste constatar que há um mercado gritando e não é atendido) e seguiremos tomando IPA velha próxima do vencimento... Me recuso a pagar 28 dilmas em uma Ballast Point e quase o mesmo em uma Dogma...pode ser a melhor cerveja do mundo, mas se isso acontecer, é no máximo uma vez...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Debora Devecchi
Tempo para a criação da página:0.638 segundos