Cerveja Viva

Mais
14 anos 4 semanas atrás #37178 por Sergio Moraes
Criado por Sergio Moraes no tópico Cerveja Viva
Caros,
estou fazendo um pouco de confusão com o conceito de ceveja viva.

Pelo que pesquisei, cerveja viva seria uma cerveja não pasteurizada. Em geral a informação vem associada a uma cerveja refrigerada desde a fábrica (tipo a Coruja Viva e a Vixnu da Colorado), e por conta disso o fermento estaria vivo na garrafa.

Mas minha dúvida é: em geral as Ales são "não pasteurizadas" certo? Uma cerveja com segunda fermentação na garrafa também seria uma cerveja viva? Em geral as cervejas caseiras também seriam cervejas vivas, uma vez que não são pasteurizadas?

Po exemplo a diferença entre a Indica e a Vixnu (além do álcool, IBU e tal) seria que uma é refrigerada desde a fábrica e a outra não?

Abraços,
Sergio
Mais
14 anos 3 semanas atrás #37217 por Fabio Vieira
Respondido por Fabio Vieira no tópico Re: Cerveja Viva
Essa também é uma dúvida que eu tenho!! Amigos do Brejas respondam aí, por favor!! Abraço.
  • um visitante
Mais
14 anos 1 semana atrás #37572 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re: Cerveja Viva
Amigos do Brejas respondam aí, por favor!! Abraço.
Mais
14 anos 1 semana atrás #37577 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Re: Cerveja Viva
"Cerveja viva" é papo de marqueteiro. Há diversas cervejas importadas não-pasteurizadas e não micro-filtradas disponíveis no mercado, que não se intitulam "vivas".

Escrevi sobre esse assunto no meu blog "O Mosto Crítico" . Além do post, os comentários também ajudam bastante a entender as diferenças entre cervejas pasteurizadas e não-pasteurizadas.
Mais
14 anos 1 semana atrás #37621 por Fabio Vieira
Respondido por Fabio Vieira no tópico Re: Cerveja Viva
Fernando, pelo que eu li nos comentários do seu blog esse assunto gera muita polêmica, mas eu fiquei confuso conforme comentei lá: Se a cerveja passa pelo processo de refermentação na garrafa o oxigênio será eliminado/diminuído do seu interior e a mesma não sofrerá o processo de oxidação tão facilmente, responsável por estragar o seu conteúdo, correto? O conteúdo dessa mesma garrafa também não foi filtrado para não serem eliminadas as leveduras necessárias ao processo de refermentação, correto? Porém em um dos comentários do blog é colocado que o "vilão" da história (a levedura) aumentaria o risco de deterioração, daí o porquê da necessidade da cadeia gelada, o que deu um nó na minha cabeça.
Mais
14 anos 1 semana atrás #37629 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re: Cerveja Viva

Fabio Vieira Lima Silva escreveu: Porém em um dos comentários do blog é colocado que o "vilão" da história (a levedura) aumentaria o risco de deterioração, daí o porquê da necessidade da cadeia gelada, o que deu um nó na minha cabeça.

Bom, não sei a que comentário você se refere, mas as leveduras que (re)fermentam na garrafa têm um papel importante na conservação, sim, por consumir o oxigênio e aumentar o teor alcoólico. O que poderia prejudicar, talvez, é aquele lance da autólise que o Marcussi dissertou em seu blog. E o negócio da cadeia gelada ou refrigerada é para manter o frescor do produto e o aroma/amargor dos lúpulos, pois quanto maior a temperatura mais rápidas são as reações/alterações químicas (inclusive em relação ao trabalho das leveduras, por isso que a fermentação das ales é mais rápida que a das lagers). Não confunda falta de frescor com deterioração...

Espero ter ajudado em alguma coisa :woohoo:
Tempo para a criação da página:0.411 segundos