Oi Paulo.
Sobre o corpo dela, cada um tem sua percepção sobre a cerveja e às vezes o dia muda alguns fatores, enfim, não é uma ciência exata o ato de beber hehehe. Mas o que temos tido como feedback é justamente o contrário. Ela é uma cerveja com o corpo bem leve e bem atenuada, como uma IPA nos seus menores padrões de estilo (menos IBU \o/ ). E como tem um baixo teor alcoólico, ela tem como característica o drinkability alto. Este é o retorno que temos tido dos donos de bares, que falam que o que mais tem é cliente tomando diversos copos seguidos dela, o que não costuma acontecer com outras cervejas igualmente lupuladas. Ela é produzida como uma IPA, apenas com um toque do torrado. O processo de produção é bem próximo da IPA e longe de uma Stout, exceto pelo torrado. Tanto rampas de brassagem, fervura, como maltes usados, tudo parecido com IPA.
Sobre o nome do estilo, é uma discussão que inclusive já tivemos internamente. Aí contratamos um cara para deliberar sobre o assunto e ele concluiu para a gente que o uso do termo Black IPA é bem apropriado. Dá uma olhada:
www.craftbeer.com/pages/stories/craft-be...g-and-love-black-ipa
Mas, resumindo, Greg Koch defende que o estilo deixou de ser India Pale Ale e se tornou IPA. Independepente do que significam estas iniciais. Desta forma, a Black IPA nada mais seria do que a tal IPA em sua versão Black, ou seja, não ortodoxa. Assim, definimos nosso nome, mas entendemos a contradição e toda hora temos que contar essa nossa história e tentar convencer alguém. Eu já consegui convencer o Salo, e para mim foi uma vitória hehehe
Próximo passo é ver se minha mãe também acredita em mim
abraço!!