Tipos de lúpulo: como diferenciá-los?

Mais
13 anos 6 meses atrás - 13 anos 6 meses atrás #40443 por Burrito Ortega

Alexandre Marcussi escreveu:

Diego Cunha Maciel escreveu: Realmente, todos os post´s do Alexandre são bem explicativos e educados.
Sempre ajudando a todos....

Agradeço o elogio. Eu penso que um dia todos os degustadores já foram iniciantes e já tiveram (aliás, ainda têm num certo nível) todas essas dúvidas. Então faço o que posso para ajudar as pessoas no seu aprendizado.

Pensei que, enquanto não temos uma boa variedade de single hops no Brasil, a gente pode ir usando esse tópico para juntar algumas sugestões de rótulos que apresentam de forma marcante as características de algumas variedades de lúpulo. Vou começar com algumas que me vêm à mente e espero a contribuição dos demais colegas.

Bamberg Camila Camila: Saaz
Anchor Liberty Ale: Cascade
Brooklyn Sorachi Ace: Sorachi Ace
Anchor Steam Beer: Northern Brewer
3 Lobos American Pilsen: Amarillo
Meantime India Pale Ale: Kent Fuggles e Goldings

marcussi:
me tira uma dúvida, se possível;
as cervejas brasileiras, mesmo utilizando os mesmos lupulos q encontramos nas americanas (seja cascade, amarillo, centennial, enfim...) não apresentam nem de perto o mesmo frescor de aroma. na tua opinião, isso seria resultado de uma utilização de lupulos não tão frescos ou de uso "insuficiente" em termos de dryhopping?
abraço e parabens pelo blog e boa vontade!
Ultima edição: 13 anos 6 meses atrás por Burrito Ortega.
Mais
13 anos 6 meses atrás #40458 por Alexandre Almeida Marcussi

Burrito Ortega escreveu: as cervejas brasileiras, mesmo utilizando os mesmos lupulos q encontramos nas americanas (seja cascade, amarillo, centennial, enfim...) não apresentam nem de perto o mesmo frescor de aroma. na tua opinião, isso seria resultado de uma utilização de lupulos não tão frescos ou de uso "insuficiente" em termos de dryhopping?

Difícil saber sem conhecer exatamente as receitas. Eu apostaria que a questão do frescor dos insumos é muito importante. Mas também tem a questão de que temos no Brasil algumas IPAs menos secas e mais maltadas, o que ajuda a mascarar um pouco o aroma do lúpulo. Pegue como exemplo a Colorado Indica, em que o aroma do lúpulo americano está lá (você tem florais e frutados americanos claros), mas está se equilibrando com o caramelado do malte e da rapadura.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 6 meses atrás #40459 por Marcelo Vodovoz
será que não tem a ver tbm com o fato de os americanos 1-usarem lúpulo em flor, fresco em algumas receitas(fresh hop ales) e 2-muitas la não são pasteurizadas?
Mais
13 anos 6 meses atrás #40460 por MARCELO RICARDO MONICH
Burrito, sem dúvida as duas coisas. hehehehe
Como caseiro posso lhe garantir que nossos lúpulos perdem muita força.
Em função disso, normalmente calculo 10% a mais, no mínimo, em cada receita.
Ou seja, quero uma cerveja com 50 de IBU, calculo com 55 no beersmith.
E no dry hopping vai muito para ajudar no aroma.
Mais
13 anos 6 meses atrás #40469 por Flavio Marques
No mundo dos vinhos existem diversos Kits de Aroma de Vinhos, como esse:
www.boccati.com.br/produto.php?c=924&iaoa=1

A roda de aromas da cerveja é diferente da roda de aromas do vinho.

Tenho duas dúvidas:

1 - existe algum kit de aromas da cerveja para treinarmos o olfato ?
2 - esses kits (pelo menos para vinho) funcionam mesmo ?
Mais
13 anos 6 meses atrás #40478 por Pedro Fraga
Existem kits de treinamento para defeitos em cervejas (tanto aroma quando sabor). São um pesadelo ... rs
Tempo para a criação da página:0.576 segundos