Tipos de lúpulo: como diferenciá-los?

Mais
13 anos 6 meses atrás #40481 por Alexandre Almeida Marcussi

Flavio Marques escreveu: 1 - existe algum kit de aromas da cerveja para treinarmos o olfato ?
2 - esses kits (pelo menos para vinho) funcionam mesmo ?

Existem dois tipos de kits de aromas: os líquidos (produzidos pela Siebel) e os de cápsula solúvel (produzidos pela FlavorActiv). Os de cápsula são proibitivamente caros, só rola para grandes empresas e cursos de treinamento, mas são muito bons. Os líquidos eu nunca usei, mas o que se diz é que a estabilidade química dos compostos não é tão perfeita, e eles rapidamente começam a ter alterações de aroma e sabor. Vale a pena tentar importar um kit se você tiver interesse. É o jeito mais prático e rápido de aprender a identificar aromas com segurança, sobretudo os defeitos.

Em tempo: você não terá aromas de diferentes variedades de lúpulo (que é o assunto deste tópico) nesses kits. Para isso, o mais fácil é simplesmente beber single hops ou então encomendar pacotes de lúpulos em pellet e sentir a diferença nos aromas. Quando os pellets ainda estão bem frescos, a diferença é muito perceptível só de cheirar o saquinho. Mas você não irá captar as nuances secundárias dos lúpulos, só os aromas predominantes.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 6 meses atrás #40495 por FiL Crux
Legal saber da existência desses kits, Marcussi. ;-)
Mais
13 anos 6 meses atrás #40502 por Alexandre Almeida Marcussi

FiL Crux escreveu: Legal saber da existência desses kits, Marcussi. ;-)

Fil, dá uma olhada nisso .

To pensando cá com meus botões: se tiver gente o bastante interessada, a gente podia encomendar um kit desses e fazer uma sessão caseira de treinamento. São 24 características diferentes, e cada dose consegue servir tranquilamente 20 pessoas (é 1 litro de cerveja por dose). É super divertido: uma tarde inteira provando cerveja zoada. :laugh: O preço é de 200 doletas mais o envio, o que, dividindo, não sai tão caro - dependendo do número de pessoas que se interessar, uns cinquentinha para cada um.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 6 meses atrás #40509 por Flavio Marques
Eu participaria sim, com certeza.
Mas moro em Goiânia. :(

Mas vou a São Paulo dia 21 de dezembro para passar o natal com minha família. Quem sabe vocês fazem nesse final de semana, aí estou dentro !
Mais
13 anos 6 meses atrás #40514 por Diego Maciel
A cervejaria Way lançou um kit da American Pale Ales feita com 3 tipos de lúpulo: eubebosim.com/kits-single-hop-da-way-beer-ja-estao-a-venda/
Mais
13 anos 6 meses atrás #40516 por FiL Crux

Alexandre Marcussi escreveu:

FiL Crux escreveu: Legal saber da existência desses kits, Marcussi. ;-)

Fil, dá uma olhada nisso .

To pensando cá com meus botões: se tiver gente o bastante interessada, a gente podia encomendar um kit desses e fazer uma sessão caseira de treinamento. São 24 características diferentes, e cada dose consegue servir tranquilamente 20 pessoas (é 1 litro de cerveja por dose). É super divertido: uma tarde inteira provando cerveja zoada. :laugh: O preço é de 200 doletas mais o envio, o que, dividindo, não sai tão caro - dependendo do número de pessoas que se interessar, uns cinquentinha para cada um.

Bacana hein Marcussi! Vamos agitar com a galera (Sérgio, Sangion, Balbin, Andrés e outros...) acho que pode virar sim hein! ;)

Abs!
Tempo para a criação da página:0.560 segundos