Invicta

Mais
13 anos 5 meses atrás #40817 por Bruno Moreno de Brito
Criado por Bruno Moreno de Brito no tópico Invicta
Bom não vi nenhum tópico sobre isso então vamos lá! Alguém provou as invictas ontem? Foi só eu ou outras pessoas tbm broxaram com elas? Não sei se estava esperando muito, mas achei que a BIPA deles tava com o malte quase no ponto certo, mas faltou muito lúpulo, precisava de bem mais! E quanto a IIPA, bom posso ter criado uma certa tolerância a amargor, mas a perigosa com 100IBU, mais adocicada e com 9,2% me pareceu bem mais amarga que a deles com 8%, apesar de eles colocarem 115 IBU no rótulo. Bom no final eram gostosas, mas eu meteria lúpulo nessas duas cervejas pq o estilo não pede, exige!

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Mais
13 anos 5 meses atrás #40827 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Invicta
Não faço a mínima ideia sobre que Invictas são essas então não posso opinar sobre isso, mas posso dar um pitaco sobre os IBU.

O IBU, apesar de ser uma medida de amargor, não mede exatamente o amargor da cerveja em si mas sim a quantidade de elementos de amargor que a cerveja tem. O que significa que uma cerveja com 80 IBU pode ser menos amarga que uma de 50 IBU se tiver maior quantidade de malte em sua receita que a de 50, por exemplo. Além disso, o limite de percepção de amargor no humano é algo em torno de 100 IBU, e acho até que esse é meio que um limite técnico que pode ser alcançado sem utilizar técnicas de dry-hopping. De qualquer forma, não adianta ter uma cerveja de 1000 IBU que ela não vai ser mais amarga pra gente que uma de 115.
Mais
13 anos 5 meses atrás #40838 por Bruno Moreno de Brito
Respondido por Bruno Moreno de Brito no tópico Invicta
Paul, por isso fiz a ressalva da perigosa ser mais adocicada (mais maltada) e mais alcoólica (mais malte de novo) e ter uma percepção maior. Quanto ao limite da percepção humana não há consenso, fala-se em 100, 150. Quanto ao limite técnico, só duas ressalvas dry hopping não aumenta IBU da cerveja, como você disse IBU é a quantidade de alfa ácidos na cerveja, e o dry hopping por ser feito a "frio" , entre 15-20C não extrai nenhuma quantidade de alfa-ácido, pois este para ser extraído precisa ser exposto a temperaturas próximas de 100C, por isso os lúpulos entram na fervura. Quanto ao limite em sí, tecnicamente não há limite, você coloca quanto lúpulo quiser na cerveja, eu já fiz cerveja com 110 IBU e a hardcore da brewdog por exemplo tem 150. Não existe estudo, pelo menos não conheço, que diga algo sobre saturação da cerveja com a-ácido, acredito que exista, mas não é conhecido. E qual a vantagem de colocar mais de 110IBU? Bom maior quantidade de lúpulo também aumenta o sabor e o aroma provenientes deste, e pra quem gosta de lúpulo é uma baixa vantagem! Abraço!

Mais
13 anos 5 meses atrás #40854 por Gil Lebre Abbade Franco
Respondido por Gil Lebre Abbade Franco no tópico Invicta
não provei ainda, mas conversando ontem com um amigo que também ganhou as Invictas, ele concordou que faltou maior lupulagem (sensação cheiro e boca) na Imperial IPA, mas que o agradou pelo equilíbrio.

já um terceiro conhecido em comum discordou, "Imperial IPA não é para ser equilibrada, mas extremamente lupulada, o estilo obrigatoriamente pede isso! que fizessem outro estilo, então."

parece exatamente o que fez a Bierland, já que sua Imperial Stout está longe disso.

mas reitero, ainda não provei nenhuma cerveja da Invicta - e essa discussão me fez ficar ainda mais curioso sobre ela

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Mais
13 anos 5 meses atrás #40864 por Bruno Moreno de Brito
Respondido por Bruno Moreno de Brito no tópico Invicta
Gil não sei se eu estava esperando muito, mas dei uma broxada quando provei. A Imeperial IPA é bem equilibrada mesmo, mas me intrigou a baixa percepção de amargar, já que dizem ter 115 IBU, e quanto ao corpo e maltado fica no mesmo nível de outras cervejas que se dizem com 100 IBU e tem uma percepção maior. Mas vale a experiência!

Mais
13 anos 5 meses atrás #40871 por Burrito Ortega
Respondido por Burrito Ortega no tópico Invicta
quero dar um pitaco nesta discussão:
discordo muito do amigo do gil. pra mim qualquer cerveja deve almejar equilibrio. não que uma cerveja que nao seja perfeitamente balanceada seja ruim, ou q eu nao goste, mas o estilo não significa nada disto. uma imperial ipa deve ser muito maltada, para aguentar a porrada de lupulos. vejo assim.
tomei a imperial ipa da green flash e tive uma epifania... um equilibrio classudo, uma suavidade arrogante. virou referencia pra mim no estilo.
abraços
Tempo para a criação da página:0.409 segundos