Que fim levou o estilo Traditional Bock?

Mais
10 anos 1 mês atrás #62362 por Odimi Toge
É schwarzbier sim, Marcelo" Me confundi.
Mais
10 anos 1 mês atrás #62367 por Claudinei  
Três Eisenbahn são mencionadas como referência de estilos: além da Dunkel, tem a Rauchbier e a Weizenbock. Isso só aumenta minha admiração pela marca. Orgulho brazuca! :cheer:

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge
Mais
10 anos 1 mês atrás #62385 por Ítalo Carvalho

Marcelo Vodovoz escreveu:

Odimi Toge escreveu: Estava lendo o BJCP hoje à tarde e fique contente em ver a Eisenbahn Dunkel como um dos exemplos listados para o estilo Munich Dunkel. :cheer:

nao está mais no schwarzbier?

a verdade é que estes guias só vao servir pra campeonato. as cervejarias só estao lançando cervejas com estilos "inventados" ou com adiçao de um monte de fruta e tempero, em que o suposto estilo base nem poderia ser percebido num teste cego. talvez esta seja a grande característica da escola brasileira. e nao que eu ache isto ruim.

Sim, eu concordo que só serve pra campeonato, e eles próprios admitem isso na introdução do guia: alertam que as pessoas não devem deixar de inovar só pra se prender ao que está escrito ali. Mas esse tipo de guia sempre vai ser necessário como referência pra competições ou então arriscamos a fazer tudo da forma mas subjetiva possível (e aí sai porrada, lembre que os juízes já estarão um tanto alcoolizados quando a discussão se inflamar DE VERDADE :laugh: ). E ele sempre estará um tanto defasado em relação ao que a comunidade cervejeira anda fazendo... No fim, o mais pessimista poderia dizer que é um "mal necessário".

Mas pra quem não sabe nada de cerveja ainda e quer aprender, nem que seja só pra beber mesmo, o guia é uma mão na roda. É melhor pra meu fígado e meu bolso usar ele do que comprar várias cervejas de um só estilo e beber tudo de uma vez pra "deduzir" o que tem em comum entre eles ;)
Mais
10 anos 1 mês atrás #62400 por Alexandre Almeida Marcussi

Ítalo Carvalho escreveu: Mas pra quem não sabe nada de cerveja ainda e quer aprender, nem que seja só pra beber mesmo, o guia é uma mão na roda. É melhor pra meu fígado e meu bolso usar ele do que comprar várias cervejas de um só estilo e beber tudo de uma vez pra "deduzir" o que tem em comum entre eles ;)

Eu costumava muito citar o BJCP como uma referência para aprendizado, mas precisarei avaliar se a nova versão ainda se presta a isso. A antiga seguia as definições e nomenclaturas históricas e tradicionais de mercado, então fazia sentido para o consumidor (e não só para o técnico). A nova versão é um pouco mais objetiva e descritiva, até onde pude entender, e acaba um pouco "implodindo" ou "aglutinando" alguns estilos tradicionais dentro de categorias analíticas sem muito significado histórico. Não sei se é a melhor aproximação para um leigo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Vodovoz
Mais
10 anos 1 mês atrás #62405 por Ítalo Carvalho

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Eu costumava muito citar o BJCP como uma referência para aprendizado, mas precisarei avaliar se a nova versão ainda se presta a isso. A antiga seguia as definições e nomenclaturas históricas e tradicionais de mercado, então fazia sentido para o consumidor (e não só para o técnico). A nova versão é um pouco mais objetiva e descritiva, até onde pude entender, e acaba um pouco "implodindo" ou "aglutinando" alguns estilos tradicionais dentro de categorias analíticas sem muito significado histórico. Não sei se é a melhor aproximação para um leigo.

É, o lado histórico ficou prejudicado mesmo e dificulta a organização das categorias na cabeça... mas eu não estou tento tanto problema porque pesquiso em outras fontes também, então aos poucos vou construindo uma compreensão bem abrangente. O melhor do guia de estilos, pra mim, é a análise sensorial mesmo.
Mais
10 anos 3 semanas atrás #62615 por Luiz Felipe Malta Fernandes
Essa discussão toda foi boa para eu me atualizar... Eu estava bem por fora das mudanças que aconteceram no BJCP....

Tenho um app para Android. Vou atualizar ele.
Tempo para a criação da página:0.407 segundos