Cadastre-se
× Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

Dificuldade em dar nota em aparência

Criado por Isidore Ducasse no tópico Dificuldade em dar nota em aparência

Como newbye no site e na degustação, tenho encontrado muitas dificuldades em avaliar a aparência de 0 a 5. Tenho notas que variam de 2 a 4, mas tenho muito receio de soltar o 5 com menos de 30 cervejas avaliadas, pois se no futuro, quando estiver lá na minha minha avaliação 300, por exemplo, posso encontrar uma com aparência muito melhor e não poderei dar nota 6.

Assim, creio que dentre as que já avaliei e dei nota 4, se eu fosse precisar, teria de 4.0 até 4.7 se eu pudesse fracionar a nota.

Como a quantidade de cervejas existentes para avaliar é muito grande e a diferença de aparência é muito maior do que apenas 5 níveis, a sugestão seria que pudéssemos fracionar a nota, ou então que a pontuação do quesito fosse ampliada para 10 ou 20 pontos.

No caso da sensação, que também vai de zero a 5, não senti a mesma dificuldade.

Saudações e parabéns pelo belíssimo site!
Renzo N. Margotto
11 anos 7 meses atrás #40086

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gil Lebre Abbade Franco no tópico Dificuldade em dar nota em aparência

Eu costumo avaliar da seguinte forma:
0 e 1 são notas que nunca dei e creio que nunca darei a uma apresentação, a não ser que uma Stout apresente uma cor azul, por exemplo.
Eu costumo dar 2 ou 3 quando não está muito condizente ao estilo, se apresentou turbidez ou sedimentos para um estilo que deveria ser límpido e brilhante, ou se a espuma deixou a desejar caso devesse ser acintosa, como exemplos.
Nota 4 vai para quando ela ficou totalmente próxima do esperado e o 5 vai para algum a mais que ela apresente na espuma, como alta retenção e consistência, renda belga, ou as lágrimas que o líquido deixa no copo quando das cervejas mais licorosas, viscosas.
nem "brahmeiro", nem "beer snob"
11 anos 7 meses atrás #40089

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Dificuldade em dar nota em aparência

Isidore Ducasse escreveu: Como newbye no site e na degustação, tenho encontrado muitas dificuldades em avaliar a aparência de 0 a 5. Tenho notas que variam de 2 a 4, mas tenho muito receio de soltar o 5 com menos de 30 cervejas avaliadas, pois se no futuro, quando estiver lá na minha minha avaliação 300, por exemplo, posso encontrar uma com aparência muito melhor e não poderei dar nota 6.
Assim, creio que dentre as que já avaliei e dei nota 4, se eu fosse precisar, teria de 4.0 até 4.7 se eu pudesse fracionar a nota.
Como a quantidade de cervejas existentes para avaliar é muito grande e a diferença de aparência é muito maior do que apenas 5 níveis, a sugestão seria que pudéssemos fracionar a nota, ou então que a pontuação do quesito fosse ampliada para 10 ou 20 pontos.
No caso da sensação, que também vai de zero a 5, não senti a mesma dificuldade.
Saudações e parabéns pelo belíssimo site!


Isidore,

Acredito que o quesito aparência vá de 1 a 5 pra "Pesar" menos na nota final.
Como as nota geral da breja é a soma dos quesitos apresentados, o item aparência não poderia ter a mesma relevância que "sabor"(0 a 20) ou mesmo Aroma (0 a 10).
11 anos 7 meses atrás #40095

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Isidore Ducasse no tópico Dificuldade em dar nota em aparência

André Rodrigues escreveu: Isidore,
Acredito que o quesito aparência vá de 1 a 5 pra "Pesar" menos na nota final.
Como as nota geral da breja é a soma dos quesitos apresentados, o item aparência não poderia ter a mesma relevância que "sabor"(0 a 20) ou mesmo Aroma (0 a 10).

Entendo, e acho perfeito os quesitos terem valores diferentes. A questão que tô colocando é outra, pois não faz diferença vc dar uma nota de 0 a 5 ou de 0 a 20, porque na fórumla final, tudo vira peso. Tipo... Vc dá uma nota de 0 a 20 e no cômputo final ela é dividida por 4 para dar no máximo 5 (que é a nota máxima atual), o que faria obter o mesmo efeito de dar uma nota fracionada (tipo dar uma nota 4,6, por exemplo).
Renzo N. Margotto
11 anos 7 meses atrás #40101

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Isidore Ducasse no tópico Dificuldade em dar nota em aparência

Gil Lebre Abbade Franco escreveu: Eu costumo avaliar da seguinte forma:
0 e 1 são notas que nunca dei e creio que nunca darei a uma apresentação, a não ser que uma Stout apresente uma cor azul, por exemplo.
Eu costumo dar 2 ou 3 quando não está muito condizente ao estilo, se apresentou turbidez ou sedimentos para um estilo que deveria ser límpido e brilhante, ou se a espuma deixou a desejar caso devesse ser acintosa, como exemplos.
Nota 4 vai para quando ela ficou totalmente próxima do esperado e o 5 vai para algum a mais que ela apresente na espuma, como alta retenção e consistência, renda belga, ou as lágrimas que o líquido deixa no copo quando das cervejas mais licorosas, viscosas.

Obrigado! É uma boa medida!
Renzo N. Margotto
11 anos 7 meses atrás #40102

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Isidore Ducasse no tópico Dificuldade em dar nota em aparência

Eu não sei se consegui me fazer entender, mas quando você se propõe a fazer um DB de brejas, deve estar pesando no longo prazo. Hoje tem mil e tantas brejas cadastradas. Daqui há uns 10 anos podem ter umas 20mil. Se vc faz tipo um filtro para ver todas as cervejas que têm nota 4.5, por exemplo, e encontra 386 resultados, o DB perde um pouco o sentido de existir. Por isso, quando se pensa no longo prazo, numa longa lista de cervejas e num sentido para a avaliação, a possibilidade de variar mais a nota evitaria problemas de muitos empates no futuro (cervejas com notas iguais e com muita diferença em todos os quesitos).
Renzo N. Margotto
11 anos 7 meses atrás #40105

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se