Cadastre-se

AJUDA MATURAÇÃO/ENVASE

Criado por Caio Marques no tópico AJUDA MATURAÇÃO/ENVASE

Fala galera, minha primeira cerveja do tipo Blond Ale está fermentando, amanha vou colocar para maturar.
Tenho algumas dúvidas sobre a maturação que são:
1- O balde maturador precisa de airlock?
2- O balde maturador precisa de torneira?
3- É melhor fazer com açúcar invertido?
4- Vi algumas pessoas colocando 5 gotas de limão no momento em que o açucar está com agua no fogo, está certo?
5- Para o estilo, quantos gramas de açucar para cada litro de cerveja devo usar?
Last edit: 9 anos 4 meses atrás by Caio Marques.
9 anos 4 meses atrás #58309

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico AJUDA MATURAÇÃO/ENVASE

1) Se você deixou atenuar bem (fermentar o máximo possível) não precisa, pois não haverá mais formação de gás;

2) Sim, é desse balde que você vai tirar a cerveja com a torneira para engarrafar;

3) Sim, faça uma calda de açúcar pra usar como primming e coloque com uma seringa em cada garrafa;

4) Isso é feito pra evitar a caramelização, mas já fiz tantas vezes sem usar o limão e nunca chegou nem perto de caramelizar;

5) Acho que umas 6,5g/L é o suficiente. Eu fiz uma belgian blond ale com 6g/L e a espuma ficou mediana, mas poderia ser levemente maior.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Caio Marques
9 anos 4 meses atrás #58328

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Caio Marques no tópico AJUDA MATURAÇÃO/ENVASE

Acabou que o maturador está sem torneira, mas vou passar para panela e da panela vou engarrafar, e em vez de botar o açucar em cada garrafa vou misturar a solução na panela pra ficar homogêneo.
9 anos 4 meses atrás #58338

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico AJUDA MATURAÇÃO/ENVASE

Caio, não é o ideal, mas serve. Tome cuidado de sanitizar a panela antes de colocar a cerveja. Além disso mexa bastante a cerveja com o açúcar para ter certeza de que está bem homogênio, pois em 90% dos casos que uma garrafa estoura é por falha nessa etapa.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Caio Marques
9 anos 4 meses atrás #58342

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico AJUDA MATURAÇÃO/ENVASE

Eu faço assim, passo do fermentador pra panela para engarrafar, sanitiza bem a panela, e o maturardor por fora tbm, como não tem torneira, tente ir escorrendo a cerveja pela panela devagar para nao formar espuma, e ja coloca o acucar no comeco, ai depois com a pa ou uma colher bem sanitizada da só uma mexida tbm com cuidado pra nao fazer espuma
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Caio Marques
9 anos 4 meses atrás #58345

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se