Material Necessário

Mais
15 anos 6 meses atrás #14765 por Renato Todorov
Respondido por Renato Todorov no tópico Re:Material Necessário
Hahahaha, essa aí não tenho nem espaço pra por. Vai fermentar na minha geladeira mesmo, no máximo coloco um termostato nela.
Mais
15 anos 6 meses atrás #14766 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:Material Necessário
Renato, só não vai poder utilizar a geladeira pra outros fins .. rs

E eu particularmente acho melhor deixar proveta e densímetro de lado e partir direto pro refratômetro (que é mais caro, claro...): muito mais fácil de usar, além de poupar uma perda considerável de cerveja para medições quando produzimos em pequena quantidade.
Mais
15 anos 6 meses atrás #14767 por Renato Todorov
Pedro,

Desculpe a ignorância mas porque não posso usar a geladeira para outros fins?
Mais
15 anos 6 meses atrás #14775 por Pedro Fraga
Renato,

até dá sim, é exagero meu, de certa forma. Mas a questão é que, usando a geladeira normalmente, a temperatura dela pode oscilar muito (a não ser que não costume abrir ela muitas vezes por dia).

Além disso, a temperatura que você está fermentando/maturando a cerveja pode não ser lá muito compatível com o uso normal do refrigerador (eu não manteria alimentos numa geladeira que está fermentando uma ale a 17 graus...).

Tem a questão de fermentações mais potentes que podem fazer aquela lambança, do cheiro, etc.

Eu ainda não faço cerveja e muita gente que eu conheço até utiliza para refrigerar cervejas em garrafa e guardar queijos, mas acho que dividir essa função de fermentação/maturação com o uso regular pode ser meio incompatível.
Mais
15 anos 6 meses atrás #14776 por Renato Todorov
É, com toda certeza tá longe de ser ideal isso mas meu espaço é bem restrito mesmo, talvez eu parta para aquela solução da caixa de isopor com gelo+cooler de computador, veremos.

Também estou só no planejamento por enquanto mas não vejo a hora de fazer minha primeira brassagem... como a primeira seria uma lager de repente posso usar a geladeira com um termostato mas conforme for evoluindo vou precisar de uma solução melhor mesmo..
Mais
15 anos 6 meses atrás #14804 por Pedro Fraga
Eu tô em vias de me mudar pra um apto com a namorada e lá poder começar a fazer, mas espero que tenhamos espaço pra eu colocar pelo menos um freezer horizontal pequeno.

Eu já pensei em soluções alternativas, mas como o calor aqui no Rio fica bem complicado de usar a solução de PET congelada no isopor...
Tempo para a criação da página:0.444 segundos