Aproveitamento do CO2 no processo de fermentação

Mais
11 anos 4 meses atrás #54181 por Gustavo Benício
Bom dia pessoal.
Sou novo na area de cervejaria.
Gostaria de saber se é viavel aproveitar o CO2 que é liberado no processo de fermentação para outros fins como o envasamento e na utilização em choppeiras.

Tenho experiência na area de automação e consigo com pouco custo fazer o aproveitamento do CO2.

Ai eu pergunto.. é interessante aproveitar o co2 para outros processos ? E isso seria uma solução pra quem produz cervejas ?

Desde ja agradeço a atenção! Obrigado
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Renan RR
Mais
11 anos 3 semanas atrás #56670 por Renan RR
Olá Gustavo, acho que a força que o CO2 sai do balde de fermentação não é suficiente para pressionar para dentro dos cilindros para poder guarda-lo.

Att,
Mais
11 anos 3 semanas atrás #56685 por Marcelo Vodovoz
industrialmente falando, tem gente que usa, mas hoje em dia não é recomendado se você não tem como "lavar" o co2 para retirar os off-flavours e outros sub-produtos da fermentação.
Mais
11 anos 3 semanas atrás #56761 por Bruno Moreno de Brito
Cara nos dois primeiro dias de fermentação, principalmente, haverá produção de compostos de enxofre que serão carregados juntos com o CO2, se você não purificar irá colocar todos os defeitos expelidos novamente na cerveja. Se seu fermentador for de inox é possível fechar nos últimos dias e aproveitar esse CO2, mas eu não gosto disso, todas as minhas produção o femrentador fica aberto por no mínimo 7 dias.

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Tempo para a criação da página:0.405 segundos