Cadastre-se

Transferir da Fermentação para maturação.

Criado por rui lorensi no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Boa tarde, gostaria de saber se na passagem do fermentador para o maturador posso deixar criar espuma, ou é melhor transferir sem espuma?
10 anos 11 meses atrás #46717

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Rui, sempre que possível utilize mangueiras limpas e sanitizadas.
O ideal é não fazer espuma para não oxidar.
Um abraço.
10 anos 11 meses atrás #47058

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo Sardinha no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Se você não for maturar por muito tempo, no máximo 1 mês, eu nem transferiria...

muito risco de contaminação e principalmente oxidação... não vale apena...

nunca transferi as minhas e nunca tive problema... geralmente fermento por 7 dias e maturação de mais 2 semanas e uns 2-3 dias para clarificar no final...
10 anos 10 meses atrás #47485

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por rui lorensi no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Pois entao, meu fermentador eh conico e sempre faco essa troca e relamente tenho esse cuidado de nao fazer espuma, esta ficando razoavel. Onte, realizei uma brasagem de pilsen novamente e minha OG ficou em 1040, acho q esta tudo ok. Vlw qq coisa prendo o grito!
10 anos 5 meses atrás #50642

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fred Matt no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

O ideal é fazer a menor quantidade de espuma possível...Sem espuma melhor ainda...
Last edit: 10 anos 5 meses atrás by Fred Matt.
10 anos 5 meses atrás #50657

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mateus Campos no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Pessoal, eu queria aproveitar e confirmar uma dúvida que eu tenho sobre esse assunto.

Nas minhas primeiras produções eu sempre fiz a transferência do fermentador para um outro balde para fazer a maturação.

Agora para tentar melhorar o processo, menos risco de contaminação, vou tentar manter no fermentador durante o período de maturação. Só vou alterar a temperatura.

Minha dúvida é vocês vêm algum problema em deixar o air lock no fermentador ou acham que é melhor colocar um tampão sanitizado no lugar?
10 anos 5 meses atrás #50794

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se