Cadastre-se

Transferir da Fermentação para maturação.

Respondido por Paulo Brunoro no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Mantenha o Air-lock para eliminar os off-flavors.
10 anos 5 meses atrás #50800

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Lopes no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Levantando esse tópico novamenente...quem nao tiver paciencia de ler tudo rsrs, a minha pergunta é:

Compensa fazer transfega para maturação e tirar o fermento decantado??? (vantagens e desvantagens).Até quando se faz dry hopping??

Na maioria das brassagens que fiz até hoje, sempre fiz a troca de balde para maturação (mesmo quando nao maturava a frio).

Tive a sensação que a leva que fiz sem este procedimento, acabou ficando com mais sedimentos...só que esta leva nao foi maturada a frio.


Sempre sigo 1 semana fermentando, 1 maturando, 1 priming na garrafa e ai ja começo a beber antes de atingir o apice por nao aguetar de curiosidade...mas considero que as ipas...as que mais fiz até agora...atiginram apice com 3 semanas engarrafadas...após isso perderam um pko do aroma...(estou maturando uma agora a frio com dry hopping - uma I2PA e essa foram 10 dias em cada etapa)

Faço a transfega sem mangueira com balde com torneira (tenho um pouco de receio de contaminar por nao achar que elas fiquem totalmente limpas). Depois que li sobre oxidação, passei a tomar cuidado de nao deixar respingar muito nas tranfegas...deito o balde que ira receber a cerveja e aproximo o maximo possivel.

A maioria das que bebi até hoje, tomei jovem. Não senti gostos desagradaveis, mas sempre fiz ales com sabores marcantes (boas pra mascarar defeitos) e de longe nao me considero um cao farejador de detalhes na cerveja...

recemente tomei uma AIPA que fiz em julho...perdeu bem o aroma de lupulo, mas estava boa...e nao senti gostos que o pessoal costuma tratar como oxidaçao...apenas estava mais amarga e menos aromatica do que as que bebi na epoca..

oq os amigos mais experientes, ou não, acham sobre o assunto?

Obrigado e abraço!
10 anos 4 meses atrás #51340

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

sobre dry-hopping, li que é bem importante tranferir pra outro balde pra separar do fermento, pois o fermento continua trabalhando e isso pode atrapalhar(levar embora) parte do aroma q vc quer extrair no dry hopping
10 anos 4 meses atrás #51345

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por soares bkp no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Pessoal, aproveitando bonde do topico hehe

O balde da fermentação terá airlock e torneira. Minha duvida é, no segundo balde, o da maturação, que já tem torneira, preciso de airlock no balde da maturação?
10 anos 4 meses atrás #51346

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

o meu nao tem, mas é o balde branco, q nao veda totalmente, nao sei se fosse algo 100% vedado seria necessário usar airlock pra liberar algum gás da maturaçao, mas creio q é mto pouco volume de gás que sai na maturaçao.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: soares bkp
10 anos 4 meses atrás #51364

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Transferir da Fermentação para maturação.

Já maturei com balde branco fechado sem airlock, a única diferença que fez foi que deu pressão dentro e carbonatou a cerveja levemente rs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: soares bkp
10 anos 4 meses atrás #51367

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se