Não está fermentando

Mais
11 anos 9 meses atrás #52582 por Excluido Excluido
Fala galera, seguinte, no sabado fiz minha primeira leva, um kit de APA do lamas, a principio me pareceu que tudo correu bem. Mas tive 2 problemas, primeira na hora de resfriar o mostro apos a fervura, a panela estava tampada mas acho que possa ter entrado um pouco de agua da tarneira, que pode causar alguma contaminacao. Depois quando tranferi para o fermentador esqueci de fazer a aeraçao.
Depois de3y horas sem nenhuma movimentação no airlock eu abri o balde para ver como estava, e o mostro ainda estava como saiu da panela, sem nenhuma espuma nem nada, coloquei um pouco mzis de fermento e dei uma agitada no balde, mas ainda nada.
(Esta fermentando dentro de um cooler o termomero esta em 18graus o ambiente)

Sera que o fermento nao esta bom ou algo assim?
Valeu

Ah e por enquanto nao tenho como fazer medições
Mais
11 anos 9 meses atrás #52583 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Não está fermentando
A fermentação é uma processo muito mais complicado do que parece. Vou fazer minha primeira leva de cerveja só no final de semana que vem, mas já fiz alguns testes e na maioria deles o fermento começou a agir só no segundo dia (depois de quase 30h).

E sobre a questão da água, ela sendo da torneira é bem provável que tenho cloro, isso impede a contaminação por coliformes.
Mais
11 anos 9 meses atrás #52585 por Diego Bonatto
Respondido por Diego Bonatto no tópico Não está fermentando
Nem toda a fermentação resulta na formação de kräusen e a maneira mais confiável de saber se a fermentação está ocorrendo ou não é avaliando a gravidade da cerveja durante a fermentação.
Contudo, uma possível ausência de fermentação está relacionada com a falta de aeração do mosto, como você mencionou em seu post. Nesse caso, como você agitou o fermentador, mesmo após a adição da levedura, você deverá observar um início de fermentação em até 72 horas (que é o tempo de adaptação da levedura ou também chamado de fase lag). Não estranhe ausência de atividade em um primeiro momento...isso não significa que a levedura está morta. Ela está apenas se adaptando.
Quanto a água da torneira, não se preocupe. Não vai influenciar a fermentação ou contaminar a cerveja.
Mais
11 anos 9 meses atrás #52587 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Não está fermentando
qual o fermento utilizado?
Mais
11 anos 9 meses atrás #52595 por Excluido Excluido
Respondido por Excluido Excluido no tópico Não está fermentando
obrigado a todos, parece que agora esta fermentando, sem movimento no airlock, mas talvez o balde nao esteja vedando bem. o fermento foi o mangrove jacks - britsh ale.
agora é aguardar e ver no que vai dar

abraço
Mais
11 anos 9 meses atrás #52597 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Não está fermentando
acredito que fermento seco nao dependa mto da aeraçao...
Tempo para a criação da página:0.349 segundos