Cadastre-se

Temperatura para fermentação

Criado por Gustavo Silva no tópico Temperatura para fermentação

Olá.

Hoje pretendo iniciar minha primeira produção de cerveja em casa, porém não tenho um local ideal para deixá-la fermentando, com temperatura constante em torno de 18°C (será uma Pale Ale).

A minha dúvida é se eu poderia deixar fermentando dentro de um guarda-roupas, com a temperatura chegando próximos dos 28°C - 29°C? Nesse temperatura a levedura corre o risco de morrer? Ou ainda poderia gerar algum problema variando a temperatura da fermentação?

Agradeço desde já.
10 anos 1 mês atrás #52639

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Temperatura para fermentação

Gustavo,

Eu fiz uma Pale Ale que fermentou em temperatura ambiente (do mês de novembro). Ou seja, eu não tinha controle nenhum da temperatura, mas certamente ficou acima dos 28º em alguns momentos.
Fermentou direito, mas ela ficou um pouco mais "ácida" do que o esperado. Mas ficou até gostosa. Só que no meu caso, tive problemas na fervura o que gerou um sabor de lúpulo (na verdade de mato) muito mais intenso o que mascarou essa acidez.
Acho que a levedura não vai morrer nessa temperatura, mas vai gerar algumas propriedades indesejadas. No meu caso foi a acidez, no seu caso não sei, já que sua temperatura será mais controlada que a minha e seu levedo pode ser diferente.

De qualquer forma, boa sorte ai. :laugh:
Aqui demoramos mais de 13 horas na primeira leva. foi cansativo, mas bastante divertido.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Silva
10 anos 1 mês atrás #52642

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Temperatura para fermentação

O problema é que a temperatura dentro do meu quarto as vezes ultrapassa os 32ºC quando na rua está em torno de 37ºC, mas na previsão do tempo não está programado que isso ocorra. O meu medo é que algo inesperado aconteça e eu perca a minha primeira leva. :(

Mas vou ver o que acontece, se começar a esquentar eu coloco o balde de fermentação dentro de uma bacia com água. :)

Obrigado André!
10 anos 1 mês atrás #52649

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Temperatura para fermentação

veja um lugar da casa mais fresco e com menos variação de temperatura, tipo um porão... um lugar longe das paredes que pegam sol diretamente.
10 anos 1 mês atrás #52652

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Temperatura para fermentação

Estou usando uma caixa termica com garrafas congeladas, tem funcionado bem aparentemente, mas a leva é de 5 litros, fica bem mais facil de que fazer isso com levas de 20L, por enquanto tem mantido a temperatura do ambiente perto de 16 graus...
10 anos 1 mês atrás #52655

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Temperatura para fermentação

Marcelo, meu quarto é o local menos quente da casa. :(

Bruno Pontalti escreveu: Estou usando uma caixa termica com garrafas congeladas, tem funcionado bem aparentemente, mas a leva é de 5 litros, fica bem mais facil de que fazer isso com levas de 20L, por enquanto tem mantido a temperatura do ambiente perto de 16 graus...

Eu havia pensado nisso. Mas meu medo é que a temperatura caia a menos de 15°C, o que iria interromper o trabalho da levedura.

Que tamanho mais ou menos é a sua caixa? Quantos litros de gelo você coloca?
10 anos 1 mês atrás #52662

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se