Cadastre-se

Temperatura ambiente para fermentação

Criado por Marcelo Sampaio Rocha no tópico Temperatura ambiente para fermentação

Olá pessoal,

Estou começando agora e quero fazer 3 tipos de cerveja.
Pilsen, trigo e Dubbel. Queria tentar fermenta-las em temperatura ambiente.
Faixa de 25 a 28 graus. Esse erro de temperatura de cada cerveja influenciará em que?
A pilsem por exemplo, ocorrerá o que? não fermentará?
Me desculpem por ser uma pergunta boba.
10 anos 1 mês atrás #52849

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Temperatura ambiente para fermentação

pilsen é uma lager, portanto vc vai precisar de refrigeraçao com contrle de temperatura pra fermentá-la nas temperaturas baixas. o que vc pode fazer é esquecer a pilsen e fazer uma blond ale.
para as ales tem um pessoal aqui do forum que costuma fazer sem problemas sem controle de temperatura.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Flávio Vasconcelos, EDUARDO CORREIA, Marcelo Sampaio Rocha
10 anos 1 mês atrás #52850

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Temperatura ambiente para fermentação

No último final de semana fiz uma pale ale (no final virou uma ipa, mas são detalhes) que fermentou numa temperatura média de 26-28°C perfeitamente.

Já sobre a pilsen, acredito que nessa faixa de temperatura ela não irá fermentar. O melhor é fazer o que o Marcelo sugeriu, uma Blonde Ale. São praticamente os mesmos ingredientes, mudando o fermento.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Sampaio Rocha
10 anos 1 mês atrás #52858

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Yuri Lopes no tópico Temperatura ambiente para fermentação

Acho que vale investir em uma geladeira e um termostato hein.. Antes de ter ambos minhas brejas sempre oscilavam demais entre o bom e o horrível, agora fermentando com temperatura controlada a qualidade melhorou demais. To querendo fazer uma bohemian pilsner, mas o lúpulo saaz sumiu do mercado, vai ter muita cervejaria brasileira usando os similares agora hein....
"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Sampaio Rocha
10 anos 1 mês atrás #52859

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Temperatura ambiente para fermentação

Marcelo, recomendo um investimento em em refrigeração com controle, mesmo que inicialmente em um sistema tosco (tina com PETS congeladas, etc). Com a temperatura ambiente estando em 25-28 graus, a temperatura da fermentação pode passar até dos 32 graus e a possibilidade da sua cerveja ficar completamente dominada por off-flavours é de quase 100%. Leveduras lager inclusive não vão trabalhar direito, fermentando muito pouco.

A fermentação é a etapa mais importante do processo de fabricação da cerveja e o investimento que você fizer vai valer a pena. Antes eu controlava a temperatura com o termostado adesivado na parede do fermentador (que pega a temperatura externa e não interna) e hoje já parti pro poço termométrico, para ter a precisão que vai impedir que minha american IPA tenha um frutado indesejado.

Nessa faixa de temperatura só recomendo fazer Saison.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Sampaio Rocha
10 anos 1 mês atrás #52874

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por José Otávio Cavalcanti Brito no tópico Temperatura ambiente para fermentação

Prezados,
Pegando carona no tópico:
Tomei coragem e em alguns dias irei me aventurar na produção artesanal. Planejei uma IPA com dry-hopping com Chinook.
Vou utilizar temperatura controlada para fermentação e maturação.
Mesmo tendo lido muitas coisas, ainda tenho 3 dúvidas principais (até pq as informações sobre tempo x temperatura são divergentes...)
1) Vou usar o fermento US-05, devo fermentar a cerveja a que temperatura e por quanto tempo (pensei em 7 dias a 19º C)?
2) Após passar para o balde de maturação, penso em baixar a temperatura para favorecer a clarificação, isso deve ser feito a que temperatura e por quantos dias (já li quem diga 0° C desde o 1º dia, outros que indicam continuar com a temperatura da fermentação e apenas baixar a um ou dois dias do final).
3) Feito o priming e engarrafada a cerveja, devo esperar quantos dias para tomar? Durante esse tempo, posso deixar a cerveja em temperatura ambiente?
Agradeço quem puder ajudar e me comprometo a postar como ficou a cerveja!!!
10 anos 1 mês atrás #52889

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se