Salve galera, tudo na paz? Venho estudando pelo forum já algum tempo, sempre tirei minhas duvidas com a duvida dos outros, e agora procurei a respeito e não achei muita coisa sobre uma possível dupla fermentação antes da maturação.
Antes de perguntar algo vou dizer o motivo da minha duvida, sem enrolação, quase tudo deu certo nessa brassagem, a M* aconteceu quando já estávamos resfriando o mosto, fiz isso no tanque de lavar roupas (de cimento) com bastante gelo como sempre, mas dessa vez tinha um novo detalhe, era 22h no escuro, então o camarada que me ajudou durante todo processo agitou o gelo pois sentiu que perto da panela estava morno, nesse momento acredito eu, começamos a perder cerveja pela válvula que ficou aberta com uma frestinha de nada, cerca de 40 minutos depois mosto e a água gelada estavam no mesmo nível graças a gravidade, perdemos cerca de 40% dos 20l programados... rsrsrsr Foda!! Pra completar depois dessa chateação aceleramos o processo (ou nos aceleramos) e o fermento foi adicionado ainda sem estar na temperatura ambiente (18 graus), no mesmo instante notei uma reação diferente das outras vezes, encostei no balde e lembrei que não tinha resfriado tempo suficiente, espumou na hora e se reuniu, então por via das duvidas retirei toda espuma e esperei resfriar corretamente, antes de vedar o fermentador acabei adicionando mais 25% do fermento, pensando que alguma coisa da primeira adição poderia fazer efeito, sendo assim, usei 75% do pacote mas retirei "boa parte" com o coador por medo da temperatura...
Enfim, fiz uma IPA muito parecida com a da Webserie da Eisenbahn, diferente porque adaptei os ingredientes aos que a loja aqui em Floripa tinha, a OG era pra ter ficado em 1,061 mas ficou 1,053, no quarto dia depois do airlock parar, medi e estava em 1,023, ontem no sexto dia ficou em 1,023... Levando em consideração a sequencia de erros, hoje no sétimo dia de fermentação purguei, encontrei pouca lama no fundo, então fiz a "dupla fermentação", adicionei os últimos 25% do fermento, tentando aumentar um pouco a graduação alcoólica, pra não fugir das características do estilo que uma IPA tem, provei da amostra e tanto sabor quanto o aspecto visual estão ótimos...
A pergunta é, acabei de fazer mais uma besteira?? Ou é possível fermentar duas vezes??
Pela lógica estou esperando um excesso de leveduras no sabor e algum problema durante o prime, gostaria de opiniões, no que mais essa decisão pode acarretar além mais tempo de espera?
Parabéns e obrigado pelo espaço!!