Pouco fermento ou Dupla fermentação

Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #62420 por Henrique Wilhelm
Salve galera, tudo na paz? Venho estudando pelo forum já algum tempo, sempre tirei minhas duvidas com a duvida dos outros, e agora procurei a respeito e não achei muita coisa sobre uma possível dupla fermentação antes da maturação.
Antes de perguntar algo vou dizer o motivo da minha duvida, sem enrolação, quase tudo deu certo nessa brassagem, a M* aconteceu quando já estávamos resfriando o mosto, fiz isso no tanque de lavar roupas (de cimento) com bastante gelo como sempre, mas dessa vez tinha um novo detalhe, era 22h no escuro, então o camarada que me ajudou durante todo processo agitou o gelo pois sentiu que perto da panela estava morno, nesse momento acredito eu, começamos a perder cerveja pela válvula que ficou aberta com uma frestinha de nada, cerca de 40 minutos depois mosto e a água gelada estavam no mesmo nível graças a gravidade, perdemos cerca de 40% dos 20l programados... rsrsrsr Foda!! Pra completar depois dessa chateação aceleramos o processo (ou nos aceleramos) e o fermento foi adicionado ainda sem estar na temperatura ambiente (18 graus), no mesmo instante notei uma reação diferente das outras vezes, encostei no balde e lembrei que não tinha resfriado tempo suficiente, espumou na hora e se reuniu, então por via das duvidas retirei toda espuma e esperei resfriar corretamente, antes de vedar o fermentador acabei adicionando mais 25% do fermento, pensando que alguma coisa da primeira adição poderia fazer efeito, sendo assim, usei 75% do pacote mas retirei "boa parte" com o coador por medo da temperatura...
Enfim, fiz uma IPA muito parecida com a da Webserie da Eisenbahn, diferente porque adaptei os ingredientes aos que a loja aqui em Floripa tinha, a OG era pra ter ficado em 1,061 mas ficou 1,053, no quarto dia depois do airlock parar, medi e estava em 1,023, ontem no sexto dia ficou em 1,023... Levando em consideração a sequencia de erros, hoje no sétimo dia de fermentação purguei, encontrei pouca lama no fundo, então fiz a "dupla fermentação", adicionei os últimos 25% do fermento, tentando aumentar um pouco a graduação alcoólica, pra não fugir das características do estilo que uma IPA tem, provei da amostra e tanto sabor quanto o aspecto visual estão ótimos...
A pergunta é, acabei de fazer mais uma besteira?? Ou é possível fermentar duas vezes??
Pela lógica estou esperando um excesso de leveduras no sabor e algum problema durante o prime, gostaria de opiniões, no que mais essa decisão pode acarretar além mais tempo de espera?

Parabéns e obrigado pelo espaço!!
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Henrique Wilhelm. Razão: Erros
Mais
9 anos 10 meses atrás #62428 por André Rodrigues
Deixa eu ver se entendi:

1) Durante o resfriamento você perdeu quase metade da leva.
2) Como perdeu metade da leva, você inoculou menos fermento
3) Durante a fermentação, você retirou a espuma o que pode ter levado muito fermento junto.
4) Após a fermentação, você percebeu uma FG muito alta e por isso inoculou mais fermento
5) E agora está com medo de ter feito coisa errada....
Em resumo, é isso?

Se for, sinceramente, acho que não tem problema.
Se houver açúcar para esse fermento consumir, ele irá fazer sem problema. Se o fermento não encontrar alimento, ele pode entrar em autólise, o que gera compostos indesejados. Mas isso não acontece imediatamente.
O ideal é, uns dois dias depois da inoculação desse segundo fermento, você medir a FG de novo. Se ainda estiver em 1,023, pare e vá pra Maturação. Se estiver abaixando, que dizer que ainda há fermentação acontecendo.

Quanto ao gosto de fermento, vai depender muito da levedura que usou. Acredito que uma levedura mais neutra, não teria muito impacto.

Abraços e boa sorte.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Henrique Wilhelm
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #62439 por Henrique Wilhelm
Fala André, obrigado pelo retorno brother!! Foi exatamente isso que aconteceu, foi muito azar e descuido... Vou investir em um chiller depois desta!! O airlock começou a funcionar pelo menos umas 12 horas depois da ultima adição de fermento, ficou mais ativo que a primeira vez mas 2 dias depois parou, medi agora a pouco e baixou FG baixou como eu queria, ficou em 1,15, hoje a noite ou sábado vou purgar e medir de novo!!
Valeu novamente, vou tentar continuar mostrando a evolução por aqui...
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Henrique Wilhelm.
Tempo para a criação da página:0.399 segundos