Fermentação incompleta

Mais
9 anos 11 meses atrás #62459 por Pedro Giesta
Criado por Pedro Giesta no tópico Fermentação incompleta
Boa noite, galera !
Fiz minha primeira brassagem de uma belgian strong ale, usei pilsen, carablond e special b. Fervura intensa com fogão alta pressão,
Resfriei com o chiller normalmente e outro no balde de gelo em uns 20 minutos, e joguei o fermento s5 diretamente no fermentador sem hidratar, fiz a aeração na gravidade mesmo.
O ponto é, consegui uma OG pré fervura de 1054, pós fervura de 1063 e de acordo com o beersmith eu teria uma FG de 1011, porém a fermentação parou em 1029 tem uns 4 dias já. O que me recomendam fazer, comprar mais fermento, hidratar e jogar dentro do balde ?
Mais
9 anos 11 meses atrás #62463 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Fermentação incompleta
o problema pode ter sido na mostura. como foram as rampas de temperatura? vc fez o testo do iodo pra ver se converteu os açucares?
Mais
9 anos 11 meses atrás #62464 por Pedro Giesta
Respondido por Pedro Giesta no tópico Fermentação incompleta
Não fiz o teste do iodo. Mas mantive a temp em 66º durante uns 90 minutos e dps subi para 77º por 15 minutos. Não sei o que faço agora, se compro mais fermento ou não. A mostra tá bem doce ainda, e minha OG pré fervura foi exatamente a mesma do beersmith;
Mais
9 anos 11 meses atrás #62466 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Fermentação incompleta
Está medindo com densímetro, ou refratômetro? Se for com refratômetro, fez a conversão? Acredito que você está medindo crto, mas é só pra garantir.

Bem, eu também estou tendo esse mesmo problema com uma Barley Wine que fizemos.
Fogareiro alta pressão, rampa de 67º bem executada. teste de iodo ok.
Porém parou na FG de 1,028, quando deveria ir até o 1,019(se não me engano).
Ainda não sei dirito porque isso aconteceu. Acredito que alguma coisa fizemos errado e acabou gerando açucares não fermentáveis demais. No caso da nossa Barley Wine, gerou uma cerveja pesada e muito licorosa o que prejudica um pouco a degustação.

Bom, no seu caso, eu arriscaria um pouco mais de fermento e, uns dois dias depois de colocar esse fermento, mediria novamente. Se não houver mudanças, iria pra maturação.

Abraços e boa sorte.
Mais
9 anos 11 meses atrás #62467 por Pedro Giesta
Respondido por Pedro Giesta no tópico Fermentação incompleta
Densimetro mesmo. Vou fazer isso mesmo, to indo agora comprar o fermento, acho que colocarei mais um saco em cada balde ( são dois de 23 litros)
Mais
9 anos 11 meses atrás #62468 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Fermentação incompleta
perai, qtos sachês vc usou pra esses 40 e tantos litros? outr coisa, US-05 pra belgian? o resultado pode ficar diferente do que vc está pensando.
Tempo para a criação da página:0.393 segundos