Cadastre-se

Dúvida - RedAle

Criado por Danilo Mirandola Beraldi no tópico Dúvida - RedAle

Olá pessoal.
Bom fim uma receita para 20l de uma RedAle com os seguintes maltes;
MUNICH T1 0,5kg
CARARED 1kg
CARAHELL 1kg
MUNICH T2 0,5kg
MELANOIDINA 1kg
DEFUMADO 1kg
Fermento - Windsor

Bom fiz a brasagem e a fervura utilizando num total de 25l, obtendo assim um apronte de 18l.
Primeiro ponto estranho, a densidade a 20°C (corrigida) = 1037
Coloquei em fermentação com temperatura controlada na faixa de 16°C. Após 7 dias subi a temperatura para 20°C.
Fiz a leitura da densidade =1011 , um dia depois ela se repetiu.
Diminui a temperatura por 2 dias para 0ºC.
Fiz o primming na garrafa.
Após 4 dias de primming o manômetro de garrafa estava 3,5bar (Bem alto).
Resumindo, o teste do ABV ficou baixo pela densidade, fiz o teste analítico na empresa onde trabalho e o ABV deu mais abaixo do que o estimado (Achei estranho o resultado pois talvez tenha sido problema no armazenamento da amostra), porém ao fazer o teste prático (bebendo) com 600ml da cerveja já senti o efeito, porém fazendo o mesmo tipo de teste com uma cerveja industrial com a mesma quantidade, não senti diferença nenhuma.
O que será que pode ter dado de errado com relação a determinação do ABV?
(Pessoal toda critica com relação a forma que fiz fiquem a vontade para deixar as contribuições para melhorar.)
Obrigado.
7 anos 7 meses atrás #65409

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Dúvida - RedAle

Só por curiosidade, esta receita foi você mesmo que bolou? Quanto de ABV você obteve?
 
7 anos 7 meses atrás #65410

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Danilo Mirandola Beraldi no tópico Dúvida - RedAle

Foi eu mesmo. Como escrevi o ABV está duvidoso, pois não consegui determinar o mesmo pela densidade e pelo método analítico. Mas o teste prático está me deixando "Alto", com cervejas comuns como Bud e etc, não me afetam com uma garrafa apenas, a partir de uns 1,5l ai começo ficar "Alto". Mas pelo cálculos ficou entre 3,5 a 4. Acho que fiz algo de errado.
7 anos 7 meses atrás #65411

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Dúvida - RedAle

Os homebrewers aqui poderão ajudá-lo melhor, mas o que estranhei foi a composição dos maltes. Em qualquer receita se usa normamente uma proporção grande de malte base (os mais comuns Pilsen e Pale Ale) e o restante fica a cargo de maltes especiais como os que você listou. Em uma rápida pesquisa, dá pra pegar alguns exemplos que ilustram o que quero dizer:

www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/irish-red-ale/

kessbier.blogspot.com.br/2011/01/como-fa...d-ale-9d-melhor.html

www.acasadocervejeiro.com.br/Receitas_RED_ALE

www.engenhariadacerveja.com.br/2015/irish-red-ale/

Enfim, logo mais aparece alguém mais técnico aqui pra lhe dar uma ajuda. Boa sorte com suas brassagens!
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Victor Augusto
7 anos 7 meses atrás #65413

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Danilo Mirandola Beraldi no tópico Dúvida - RedAle

Claudinei   escreveu: Os homebrewers aqui poderão ajudá-lo melhor, mas o que estranhei foi a composição dos maltes. Em qualquer receita se usa normamente uma proporção grande de malte base (os mais comuns Pilsen e Pale Ale) e o restante fica a cargo de maltes especiais como os que você listou. Em uma rápida pesquisa, dá pra pegar alguns exemplos que ilustram o que quero dizer:

www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/irish-red-ale/

kessbier.blogspot.com.br/2011/01/como-fa...d-ale-9d-melhor.html

www.acasadocervejeiro.com.br/Receitas_RED_ALE

www.engenhariadacerveja.com.br/2015/irish-red-ale/

Enfim, logo mais aparece alguém mais técnico aqui pra lhe dar uma ajuda. Boa sorte com suas brassagens!
 

Obrigado Claudinei, acredito que meu erro foi exatamente esse. Esse conceito se aplica para as de trigo também?
Last edit: 7 anos 7 meses atrás by Danilo Mirandola Beraldi.
7 anos 7 meses atrás #65414

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Dúvida - RedAle

Danilo Mirandola Beraldi escreveu: Esse conceito se aplica para as de trigo também?


Considerando que o malte claro de trigo tem um rendimento mais ou menos próximo ao de um malte base de cevada, a resposta é sim.

A principal função de um malte base é fornecer a maior parte dos açúcares para o processo de fermentação (e consequente geração de etanol e CO2). Maltes especiais já contam com açúcares caramelizados, dextrinas, etc., que pouco ou nada contribuem para a fermentação da breja. Estes são comumente usados em menor quantidade que o malte base, com o intuito de incrementar a complexidade, corpo e sabor.
 
7 anos 7 meses atrás #65415

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se