Cadastre-se

Densidade muito alta!!! O que faço??

Criado por GUSTAVO PERIN DAMO no tópico Densidade muito alta!!! O que faço??

Olá

Fiz minha primeira brassagem ontem, e tive vários percalços e tal, então hoje fui verificar a densidade do mosto fermentando e obtive uma densidade de 1,126, o que faço? Oque pode acontecer? Tem como amenizar um pouco isso? Será que ficará ao menos "bebível"?

Att.
7 anos 6 meses atrás #65456

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Densidade muito alta!!! O que faço??

GUSTAVO PERIN DAMO escreveu: Olá

Fiz minha primeira brassagem ontem, e tive vários percalços e tal, então hoje fui verificar a densidade do mosto fermentando e obtive uma densidade de 1,126, o que faço? Oque pode acontecer? Tem como amenizar um pouco isso? Será que ficará ao menos "bebível"?

Att.


Você está medindo essa densidade corretamente ??

Posta sua receita, o volume (em litros) desejado, o volume obtido após a fervura..
7 anos 6 meses atrás #65464

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por GUSTAVO PERIN DAMO no tópico Densidade muito alta!!! O que faço??

Olha só, acho que a medição ta certa, uso um refratometro, e tenho uma planilha do excel que corrige a leitura. Só que assim, eu nem sei quando de mosto eu obtive no final não consegui medir, mas pelo tamanho do meu fermentador, calculo uns 12 ou 13 litros, talvez um poko mais, pra uma receita de 25 L, é que meu pai tava me ajudando e usou minha água de lavagem de grão para as panelas, mas blz faz parte.

A receita vai por anexo, eu fiz a APA.

Abraço.
7 anos 6 meses atrás #65477
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Densidade muito alta!!! O que faço??

Gustavo, essa densidade de 1.126 que você falou é para cervejas High Gravity como Imperial Stout e Barley Wine.

Eu nunca fiz cervejas High Gravity, mas pelo que já li é bem complicado, e com esses 6 kg de malte da sua receita acho bem improvável que você tenha alcançado essa densidade.

Uma rápida pesquisa na net achei receitas de Imperial Stout com 9kg de malte para 20 litros com uma densidade de 1.093, bem menor que a sua.

Mais algumas perguntas:

1. Em que momento você mediu essa densidade ??
2. Mediu antes de levar para o fermentador ??
3. Se mediu durante a fermentação, não seria 1.026 ao invés de 1.126 ??
4. Eu utilizo essa calculadora para medir a densidade quando já está fermentando: www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/
5. Achei o seu volume final muito baixo, qual o quantidade você levou para a fervura ?
6. Um detalhe que não tem nada a ver com o seu problema, vi que na sua receita você faz uma parada de 10 minutos a 44º, tem algum motivo para essa parada ?? Na minha opinião ela é totalmente desnecessária.

obs.: só lembrando que utilizo o refratômetro somente para acompanhar a fermentação, mas para medir a FG eu utilizo o densímetro mesmo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: GUSTAVO PERIN DAMO
7 anos 6 meses atrás #65478

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por GUSTAVO PERIN DAMO no tópico Densidade muito alta!!! O que faço??

Essa densidade eu medi após o primeiro dia de fermentação, que resultou em 19,2°brix e com a correção da planilha deu 29,31°brix e portanto os 1,126.
Eu simplesmente esqueci de medir antes da fermentação. Meu volume final realmente ficou baixo, mas é porque não tinha mais água pra fazer a lavagem dos grãos. Não medi a quantidade que foi pra fervura até porque nem tinha como medir, como tu faz pra medir?
Quanto a a parada de 10 min a 44° eu fiz conforme a receita, mas acredito que seja necessário.
Eu só uso o refratômetro, acha isso ruim?

Abs.
7 anos 6 meses atrás #65480

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Densidade muito alta!!! O que faço??

GUSTAVO PERIN DAMO escreveu: calculo uns 12 ou 13 litros, talvez um poko mais, pra uma receita de 25 L, é que meu pai tava me ajudando e usou minha água de lavagem de grão para as panelas, mas blz faz parte.


Gustavo, deixa eu ver se eu entendi. A sua receita foi preparada toda para 25 litros, mas durante a lavagem, seu pai pegou parte dessa água pra outros fins e você acabou levando menos cerveja pra ferver e pro resto do processo certo?

Se for isso, pode ser a causa dessa densidade tão alta. Quando estamos fazendo as rampas, o líquido ali contido fica bem concentrado. A lavagem, gera um liquido mais "ralo" que se mistura e acaba por equilibrar esse líquido. Pra fazer 25 litros de cerveja, você deveria levar pra ferver pelo menos uns 30 litros. Parece que você deve ter levado uns 15 no máximo. e esses 15 litros, são o " mais concentrado" (e a fervura o concentrou ainda mais).

Agora já não sei muito o que fazer. Seu fermento terá dificuldade de atenuar isso. Sei que há formas de você fazer outras brassagem com densidade menor e misturar, mas eu nunca fiz isso.

Abraços
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: GUSTAVO PERIN DAMO
7 anos 6 meses atrás #65482

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se