Cadastre-se
× Harmonização

Queijos e Brejas

Criado por Leonardo Russo no tópico Queijos e Brejas

Como já sugiro no título, aqui é um tópico quase que infindável. O queijo na humanidade tem a mesma importância que a nossa amada cerveja.
Li - o Paulo do EAP me mostrou essa - em um panfleto da Eisenbahn, algumas harmonizações possíveis mas eram apenas com cervejas da marca e não achei que realmente alguns combinassem.
Enfim, minha sugestão é para construirmos aqui um 'guia' para queijos e cervejas - ALÉM DO QUE JÁ EXISTE - ou seja, experiências que envolvam os dois; da seguinte maneira:

- acharmos um consenso sobre a harmonização [come antes, bebe antes, acompanha algo mais como geléia, mel, alguma coisa salgada];
- postarmos nossas harmonizações com um certo padrão;

Já começo:

Procedi da seguinte maneira, comi antes o queijo e logo em seguida tomei um gole proporcional, deixando um pouco na boca antes de engolir.

A breja foi uma Porter e o queijo um brie nacional acompanhado de geléia de laranja. A experiência foi meio única em termos de gosto, não sei definir direito, mas ficou excepcional - tanto com a geléia e sem - vale a pena repetir.
www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Last edit: 14 anos 2 meses atrás by Leonardo Russo.
14 anos 2 meses atrás #6965

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Anderson Martins no tópico Re: Queijos e Brejas

Cara, não sei como até agora ninguém havia criado um tópico de queijos..., boa sacada Leonardo!!!

Realmente essa harmonização ficou show mesmo, tive a oportunidade de provar lá no EAP naquele "mini-encontro" que fizemos um dia desses.

O importante é não engolir o queijo com a geleia antes de dar um gole na cerveja, dá umas 2, 3 mordidas e manda a cerveja por cima, o negócio ficou tão bom que eu indico até mesmo para quem não é fã do estilo, como é o meu caso.
14 anos 2 meses atrás #6966

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Queijos e Brejas

Tive uma experiência transcendental ao harmonizar a Orval com um queijo de cabra maturado em cinzas. Não saberia dizer se é propriamente gostoso, mas é tão absurdamente evocativo que eu diria que fica na fronteira entre uma experiência gustativa e uma poética. Recomendo fortemente.

Eu sempre bebo a cerveja antes de comer o queijo. Uns dois ou três golinhos, para avaliar bem a cerveja antes de provar a harmonização. Às vezes misturar ambos na boca é legal, mas às vezes sinto que é mais legal engolir um "por cima" do retrogosto do outro.

Esse fim de semana harmonizei uma Kasteel Triple com queijo camembert. Mais damasco seco e figo fresco. Gostei. Mas não chega aos pés da poesia da Orval com queijo de cabra maturado...
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 2 meses atrás #7005

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcus Vinicius no tópico Re:Queijos e Brejas

Leonardo, Anderson e Marcussi,

Eu tive o prazer de presenciar e harmonizar a cerveja Porter (Fullers London Porter, para ser mais preciso) com o queijo brie e geleia de laranja no mini-encontro do EAP.

Marcussi, eu vou um pouco mais longe que você: foi uma experiência quase que espiritual! Hehehe

Galera, ficou S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!!!!! Eu não tiro aquele sabor da minha boca até agora!

Um amigo meu de trabalho que é diabético, e estava no mini-encontro, foi um pouco resistente provar essa harmonização por causa da "doença" dele. Ele adorou e disse: "foda-se a diabetes!"


Quem harmonizar outros queijos com brejas, como o Marcussi fez, poste aqui o resultado, pois eu amo queijo, e amo brejas especiais, então... tendo as ideias, é óbvio que irei provar.

Abraços!
14 anos 2 meses atrás #7027

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo Russo no tópico Re:Queijos e Brejas

Marcussi,

Essa da Orval é interessante. O queijo de cabra dependendo da maturação já é algo fora de série, harmonizado deve ser uma experiência sem palavras.

Marcus,

Lembro bem desse seu amigo. Hehehehe, só cuidado quando [se] ele for pro 2º Encontro. Eu vou ficar só nisso, breja, queijo e frios...

Essa coisa do queijo + cerveja + algum outro acepipe, transformam a experiência; ao contrário do vinho que não acho tão bom para o mesmo.

Outra vez tomei uma IPA - da Fuller's também - com macadâmias e mel. Ficou gostoso.

Mas minha última experiência foi válida também: um Mazdam (ou gouda) com a Hoegaarden [ALIÁS, TEM AINDA NO PÃO DE AÇÚCAR DO VILLA-LOBOS]. Não ficou tão perfeito quanto a Porter com o brie/geléia mas interessante ainda assim. Ressaltou um sabor a mais do queijo, algo que se sente (quando só o queijo) muito sutilmente, é uma que vale a pena repetir.
www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
14 anos 2 meses atrás #7029

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Bernardo Hops no tópico Re:Queijos e Brejas

Uma harmonização bem simples, sem muitas firulas:
Dubbels e Tripels com queijo Gouda envelhecido (1 ano ou mais).
Last edit: 14 anos 2 meses atrás by Bernardo Hops.
14 anos 2 meses atrás #7113

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se