Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 10 meses atrás #56105 por Fabian Ponzi
"a prática corrente vai em outro sentido"

Vamos então falar em números, caro Marcussi. Acho bom ilustrar com dados concretos, já que tu e outros foristas parecem ter uma impressão equivocada sobre o que acontece na blogosfera cervejeira. Como já disse antes, duvido que alguém aqui acompanhe mais blogs cervejeiros do que eu, por isso posso te afirmar que a grande maioria dos blogs tem conteúdo autoral. Talvez tenhamos algumas diferenças de conceito sobre o que seria autoral ou não, mas a verdade é que posts pagos ou releases são a minoria das postagens dos blogs.

Como o tal "dossiê" do Gustavo tá demorando a sair, uso o Bebendo Bem como exemplo para comprovar a minha ideia, já que tenho os números exatos. Comecei a categorizar melhor os posts desde janeiro desse ano. Alguns mais antigos eu enquadrei nas categorias, mas como eram muitos, desisti depois de um tempo. Foram publicados 1238 posts desde fevereiro de 2010, divididos nas seguintes categorias:

149 Artigos (12%): muitos desses são expressões de opinião, mas a maioria são curiosidades sobre cerveja.

9 Colaborações (0,72%): textos autorais feitos por colaboradores.

80 Degustações (6%): o Bebendo Bem começou como um registro das minhas degustações, mas hoje temos uma sommelière convidada, a Mariana Schneider, que tem total liberdade para falar de qualquer cerveja que quiser e não recebe nada nem do blog, nem de ninguém para isso.

416 Notícias (33%): como o próprio nome já diz...

189 Blogs (15%): para não dividir audiência com os colegas blogueiros, criei essa categoria para gerar audiência para eles, que são os legítimos criadores do material.

54 Cerveja na mídia (4%): reprodução de notícias sobre cerveja publicadas em grandes veículos.

67 Releases (5%): material enviado por assessorias de imprensa que julgo relevantes para os leitores. Procuro não postar nada que seja claramente publicidade (para isso, eu cobro :laugh: )

7 Opinião (0,56%): artigos em que expresso minha opinião sobre diversos assuntos do mercado cervejeiro.

4 Publieditoriais (0,32%): sempre publicados seguindo as regras estipuladas pela Carta de Intenções do BBC, da qual sou signatário.

268 Variedades (21%): a maioria desses posts são os mais antigos ainda não-categorizados.

Vejamos: considerando que as categorias Blogs, Releases, Cerveja na Mídia e Publieditoriais não são autorais, temos um percentual de 24,32% de material não-autoral. Se levarmos em consideração que a categoria Blogs agrega materiais autorais de outros lugares, o percentual cai para 9,32% de material não-autoral.

Mesmo com todos esses dados que usei para lhe mostrar que a sua impressão é equivocada, Marcussi, abro mão de qualquer "selo de qualidade". Prefiro continuar fazendo o meu trabalho com liberdade e isenção, tendo apenas a minha consciência como regradora.
Mais
11 anos 10 meses atrás - 11 anos 10 meses atrás #56106 por Thiago Alves
Ato falho freudiano? É, tem que coisas que nem Freud explica mesmo!

Gustavo, até onde me recordo houve muita discussão em torno do que é jabá e o que não é. Sendo que em momento algum, na minha interpretação alguém disse que jabá não existe. E se disse que não, isso é uma opinião da pessoa. Sinceramente, não vou retornar desde o começo e ficar relendo quem falou o que.

Muito pelo contrário em ter sido um ato falho, falei mesmo e está lá para ver. Eu leio e releio o que vou postar justamente para ver se o que está escrito irá ofender ou se vou me expressar bem. E saiu jabá porque eu quis que saísse jabá no post.

Se VOCÊ, quer interpretar isso de outra forma, como eu já disse, ok e fique à vontade. Não sou eu que vai mudar a sua ideia, até agora ninguém mudou nada em relação ao seu pensamento, certo? Mesmo com muito do que foi dito por você, tendo sido refutado por blogueiros e não blogueiros. É admirável alguém manter-se firme na opinião, mas eu também considero um ato digamos "cabeça dura" para não usar qualquer outra expressão que vá ser ofensiva à você, ou a outras pessoas.

Dito isso, o JABÁ, que está escrito, poderia ter sido editado por mim, ainda sim. Mas não, achei que a discussão acerca de nomenclaturas já havia cessado e estávamos em outra campo. Porém, vejo que estou enganado e você se atém a isto.

"...falando que jabá pode ser usado como metônimo pra todas essas ferramentas de comunicação." - eu não disse que pode ser usado, eu disse que EU usei para GENERALIZAR e não DEFINIR, vamos interpretar mais e melhor, ok?

"Agora vem você, blogueiro...". Cara, se com essa sua colocação você quis me por em algum tipo de classificação ou de redução da minha opinião (pelo menos me pareceu de tom arrogante), lamento, isso não me afeta.

E para fechar, falar de jabá é uma coisa, usar o termo "jabazeiro" é tornar isso pejorativo para se referir aos demais, então, meu caro, cuidado você também com as palavras. Afinal, boa parte das menções ao uso errôneo delas, em especial a ofensas, diziam respeito a sua pessoa!
Ultima edição: 11 anos 10 meses atrás por Thiago Alves.
Mais
11 anos 10 meses atrás #56109 por Gustavo Guedes
Thiago, te chamando de blogueiro não quis reduzir a sua opinião, muito pelo contrário, eu estou te colocando no patamar de formador de opinião.

Você, como blogueiro, tem toda uma linguagem sobre as ferramentas de comunicação, e só estranhei o fato do você usar o termo jabá abertamente.

Se, de fato, existe jabá, porque jabazeiro é tão pejorativo?

Fabian, vou ficar te devendo o dossiê, não vou ter tempo para checar todos os posts de todos os blogs.

Mas num post meu anterior mostrei 4 de 5 posts com clara aura de patrocinados do Maria Cevada.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
11 anos 10 meses atrás #56110 por Alexandre Almeida Marcussi

Fabian Ponzi escreveu: Vamos então falar em números, caro Marcussi. Acho bom ilustrar com dados concretos, já que tu e outros foristas parecem ter uma impressão equivocada sobre o que acontece na blogosfera cervejeira. [...] Mesmo com todos esses dados que usei para lhe mostrar que a sua impressão é equivocada, Marcussi, abro mão de qualquer "selo de qualidade". Prefiro continuar fazendo o meu trabalho com liberdade e isenção, tendo apenas a minha consciência como regradora.

Bacana, Ponzi, Esse levantamento é interessante e, quando eu tiver tempo, pretendo fazer a mesma coisa com outros blogs nacionais. Ao final de um levantamento mais exaustivo, poderemos ter dados para discutir a blogosfera nacional como um todo, e não o meu ou o seu blog, que são exemplos isolados e não podem ser usados para comprovar ou desmentir impressão alguma. Agora, resta discutir o que consideraremos como conteúdo "autoral/independente" e o que consideraremos como conteúdo "patrocinado/de marketing". Divergências metodológicas nessa definição provavelmente darão origem a resultados diferentes. Quero ver se faço esse levantamento e publico no O Cru e o Maltado quando surgir uma brecha no meu cronograma, deixando claros os critérios metodológicos empregados.

Agora, em nenhum momento eu falei em "selo de qualidade". Falei em um selo que define um perfil editorial mais autoral/independente. O que não significa, necessariamente, que esse conteúdo tenham "mais qualidade". Há blogs que publicam notícias e fazem cobertura de eventos e lançamentos com muita qualidade, mesmo que estejam envolvidos em práticas patrocinadas ou organizadas pelas empresas do ramo. Assim como há blogs que publicam conteúdo estritamente autoral e independente e são superficiais. Qualidade é outra questão.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 10 meses atrás #56111 por Thiago Alves
Gustavo, com relação ao que achei arrogante da sua parte, entendido.

Agora sinceramente, precisamos mesmo discutir porque jabazeiro é pejorativo?
Como eu te chamei de cabeça dura, para não ser pejorativo, por mais que a expressão seja de alguma forma, ela é mais amena. Ao contrário se eu te chamasse de cego ou tapado, por não aceitar que você está errado em alguns pontos que aborda.

Já estou discutindo né...difícil resistir a tentativa de não querer trazer luz para o caso, mais uma vez. Bom....meu exemplo acho que deixa evidente. Quando você fala jabazeiro você põe todo o trabalho da pessoa em um patamar de mero reprodutor de conteúdo, em um conteúdo chapa branca, em um conteúdo que parece não servir. Enfim, dá a entender que o tempo que a pessoa despende com seu blog é de certa forma, posto em uma categoria que não merece algum crédito. Veja bem, não estou dizendo que é isso ou só isso, mas para usar uma palavra bem direta, você desqualifica a pessoa.
Mais
11 anos 10 meses atrás - 11 anos 10 meses atrás #56112 por Gustavo Guedes
Cego e tapado te garanto que não sou.

Sou cabeça dura, com muito orgulho. Isso pra mim é adjetivo. Não mudo de opinião ao sabor do vento ou a troco de um gole de cerveja.

Cego e tapado é quem insiste em viver nesse mundinho faz-de-conta que não existe jabá na blogosfera cervejeira, no mundo que finge que publieditorial não é jabá.

Enfim, não dá pra manter um diálogo aqui sem ser ofendido, quanto mais argumentos eu uso mais sou ofendido.

Pra mim, basta.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Ultima edição: 11 anos 10 meses atrás por Gustavo Guedes.
Tempo para a criação da página:0.557 segundos