"a prática corrente vai em outro sentido"
Vamos então falar em números, caro Marcussi. Acho bom ilustrar com dados concretos, já que tu e outros foristas parecem ter uma impressão equivocada sobre o que acontece na blogosfera cervejeira. Como já disse antes, duvido que alguém aqui acompanhe mais blogs cervejeiros do que eu, por isso posso te afirmar que a grande maioria dos blogs tem conteúdo autoral. Talvez tenhamos algumas diferenças de conceito sobre o que seria autoral ou não, mas a verdade é que posts pagos ou releases são a minoria das postagens dos blogs.
Como o tal "dossiê" do Gustavo tá demorando a sair, uso o
Bebendo Bem
como exemplo para comprovar a minha ideia, já que tenho os números exatos. Comecei a categorizar melhor os posts desde janeiro desse ano. Alguns mais antigos eu enquadrei nas categorias, mas como eram muitos, desisti depois de um tempo. Foram publicados 1238 posts desde fevereiro de 2010, divididos nas seguintes categorias:
149 Artigos (12%): muitos desses são expressões de opinião, mas a maioria são curiosidades sobre cerveja.
9 Colaborações (0,72%): textos autorais feitos por colaboradores.
80 Degustações (6%): o Bebendo Bem começou como um registro das minhas degustações, mas hoje temos uma sommelière convidada, a Mariana Schneider, que tem total liberdade para falar de qualquer cerveja que quiser e não recebe nada nem do blog, nem de ninguém para isso.
416 Notícias (33%): como o próprio nome já diz...
189 Blogs (15%): para não dividir audiência com os colegas blogueiros, criei essa categoria para gerar audiência para eles, que são os legítimos criadores do material.
54 Cerveja na mídia (4%): reprodução de notícias sobre cerveja publicadas em grandes veículos.
67 Releases (5%): material enviado por assessorias de imprensa que julgo relevantes para os leitores. Procuro não postar nada que seja claramente publicidade (para isso, eu cobro

)
7 Opinião (0,56%): artigos em que expresso minha opinião sobre diversos assuntos do mercado cervejeiro.
4 Publieditoriais (0,32%): sempre publicados seguindo as regras estipuladas pela Carta de Intenções do BBC, da qual sou signatário.
268 Variedades (21%): a maioria desses posts são os mais antigos ainda não-categorizados.
Vejamos: considerando que as categorias
Blogs, Releases, Cerveja na Mídia e
Publieditoriais não são autorais, temos um percentual de
24,32% de material não-autoral. Se levarmos em consideração que a categoria Blogs agrega
materiais autorais de outros lugares, o percentual cai para
9,32% de material não-autoral.
Mesmo com todos esses dados que usei para lhe mostrar que a sua impressão é equivocada, Marcussi, abro mão de qualquer "selo de qualidade". Prefiro continuar fazendo o meu trabalho com liberdade e isenção, tendo apenas a minha consciência como regradora.