Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 11 meses atrás #56085 por Alexandre Almeida Marcussi

Alexandre LC escreveu: Não sei se estou errado, mas Marcussi, não poderia ser criado outro grupo paralelo ao BBC com esse intuito?

Acredito que sim, xará. Não sei se eu seria a pessoa mais indicada para articular isso, porque eu não tenho muita circulação nos meios cervejeiros e não sou uma personalidade reconhecida. Conheço poucos blogueiros, e ainda menos pessoalmente. Mas acho que a ideia poderia, sim, ser lentamente "fermentada" aqui no fórum e em outros canais independentes, de repente até encontrar um porta-voz mais influente que porventura quisesse aderir. Mas acredito que, pela própria natureza não comercial da proposta, ela teria pouca influência nos players que estão no mercado.

Lancei a proposta primeiro ao Márcio, antes de propor uma coisa paralela, por entender que existiriam vantagens em unificar os blogs em vez de separá-los em "times" rivais. Não precisamos de mais brigas - precisamos de colaboração para produzir e divulgar conteúdo digital com pluralidade e qualidade, facilitando que o leitor encontre aquilo que ele quer ler. Acho que todo mundo poderia se beneficiar com isso, contanto que os membros do BBC não rejeitassem a criação de uma subdenominação (que representaria um precedente relevante). Aí é questão para eles decidirem.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
Mais
11 anos 11 meses atrás #56086 por Gustavo Guedes

Fabian Ponzi escreveu: Gustavo, no MEU blog, eu deixo as coisas como EU quiser e as mudo quando EU quiser também. Aceito as sugestões e críticas que EU achar relevantes. Se você quiser ler, seja bem-vindo. Se não quiser ler, lamento. Tudo é tão simples, por que complicar?
.

Caramba Fabian, agora entendi que o blog é seu, obrigado! Eu tava confundindo, eu jurava que ele não fosse seu, mas das assessorias de imprensa :laugh:

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diogo Olivares
Mais
11 anos 11 meses atrás #56087 por Marcio Beck
Eu acreditava ter ficado claro naquele post de dois anos atrás que minha crítica a Carta de Intenções dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja se referia a contradição presente em um artigo específico mas central naquela (e nessa) discussão. No mesmo artigo vocês dizem se comprometer a "fornecer informações e opiniões isentas de influências comerciais indevidas" para na sequência, no mesmo parágrafo, abrirem a possibilidade de haver essa influência comercial, desde que fosse informada pelo blogueiro: "devendo ser expressas claramente quaisquer condições de produção do material que possam afetar essa isenção". Ou seja, desde que avisada, é permitido aos blogueiros participantes do BBC concorrer em atividades comerciais que afetem a sua isenção.

No mesmo post do meu blog, espero ter deixado claro a minha opinião contrária a publicação de publieditoriais e entendo que esse artigo da carta abre espaço para essa prática, apesar do compromisso firmado, de fornecer informações isentas.

Para sanar a contradição bastaria não incluir na carta uma das metades do artigo que citei no meu post.

Para quem tiver a curiosidade de ler post em questão, o link é:
mostocritico.blogspot.com.br/2012/03/car...-dos-blogueiros.html [/quote]

Caro Pacheco, como falei anteriormente, a contradição existe na sua leitura, que não observa o sentido que já expliquei aqui. As postagens devem ser isentas de influências indevidas , a saber, repetindo, as influências que são ocultadas do leitor, incluindo acordos explícitos ou tácitos de exposição positiva em troca de alguma vantagen, ou seja, o popular jabá.

Não está escrito que elas devem ser isentas e ponto. Isenção por si só, isenção pura, como o Thiago Alves já mencionou e eu reforcei, não existe. Nenhum ser humano é plenamente isento em relação a nada.
Mais
11 anos 11 meses atrás #56089 por Marcio Beck

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Alexandre LC escreveu: Não sei se estou errado, mas Marcussi, não poderia ser criado outro grupo paralelo ao BBC com esse intuito?

Acredito que sim, xará. Não sei se eu seria a pessoa mais indicada para articular isso, porque eu não tenho muita circulação nos meios cervejeiros e não sou uma personalidade reconhecida. Conheço poucos blogueiros, e ainda menos pessoalmente. Mas acho que a ideia poderia, sim, ser lentamente "fermentada" aqui no fórum e em outros canais independentes, de repente até encontrar um porta-voz mais influente que porventura quisesse aderir. Mas acredito que, pela própria natureza não comercial da proposta, ela teria pouca influência nos players que estão no mercado.

Lancei a proposta primeiro ao Márcio, antes de propor uma coisa paralela, por entender que existiriam vantagens em unificar os blogs em vez de separá-los em "times" rivais. Não precisamos de mais brigas - precisamos de colaboração para produzir e divulgar conteúdo digital com pluralidade e qualidade, facilitando que o leitor encontre aquilo que ele quer ler. Acho que todo mundo poderia se beneficiar com isso, contanto que os membros do BBC não rejeitassem a criação de uma subdenominação (que representaria um precedente relevante). Aí é questão para eles decidirem.

Marcussi, foi bom que você usou a palavra... subdenominação. Não acho interessante criar "sub" nada. O ideal do BBC é ser uma referência para blogs de cerveja em geral, independente do tipo de conteúdo que eles queiram publicar. Seu blog ou o de quem quer que for não precisa ter uma pegada de lançamentos, eventos, para se comprometer a seguir um mínimo de orientações para lidar com certas situações cotidianas.

Posso levar sua sugestão ao grupo, mas não acredito nela, não vejo razão para tentar convencer outros que ela é uma boa sugestão e que deva ser levada adiante. Talvez alguns se interessem por ela. Mas se você acha que o caminho é esse que mencionou, a criação desse selo que identifique os blogs que tem o tal percentual livre de influências comerciais, cabe a você buscar essa mudança. O grupo só existe porque além de lançar a ideia, as pessoas foram lá e debateram até chegar a pontos comuns.

Temos mais de 50 opiniões diferentes para conciliar. É uma situação muito diferente da que existe aqui no Fórum, onde se não houver acordo entre as partes, nada se perde. Aqui, todos podem discordar de tudo e nunca chegar a uma conclusão. Num grupo que buscar ser representativo, essa alternativa não é válida. É preciso participar ativamente, é preciso buscar as convergências em vez de destacar as divergências.

Caro Gustavo, propor isso ou qualquer outra coisa aqui, no fórum aberto do Brejas, pode parecer muito democrático. Mas quem foi criticar a Maria Cevada no blog dela? Ou no do Fabian? Quem vai na página do BBC no Facebook fazer sugestões? Quem está usando as ferramentas que já existem para apresentar essas demandas? Ficamos aqui sendo tratados como aproveitadores, parasitas, bla bla bla e essa discussão toda só está se alongando porque houve integrantes do grupo que souberam do tópico por acaso.

Resumindo, nenhum blogueiro foi chamado para debater essas questões. O debate surgiu da necessidade de rebater os ataques que foram feitos, direta ou indiretamente, aos que aqui se manifestaram.
Mais
11 anos 11 meses atrás #56090 por Alexandre Almeida Marcussi

Marcio Beck escreveu: Posso levar sua sugestão ao grupo, mas não acredito nela, não vejo razão para tentar convencer outros que ela é uma boa sugestão e que deva ser levada adiante. Talvez alguns se interessem por ela. Mas se você acha que o caminho é esse que mencionou, a criação desse selo que identifique os blogs que tem o tal percentual livre de influências comerciais, cabe a você buscar essa mudança.

Entendido, Márcio. Não tem o menor cabimento você ser porta-voz de algo em que não acredita. Acho que isso encerra nosso assunto aqui. Bola para frente e cada um para o seu lado, sem nenhum ressentimento de minha parte.

Só peço que você e outros membro do BBC não digam mais, a partir de agora, que os blogueiros que não subscreveram a carta não têm propostas concretas a fazer. O mais correto seria dizer que essas propostas não interessam aos objetivos do grupo. Você diz que cabe a mim buscar a mudança. Eu já busco. O resultado dessa minha busca é o meu blog. Estou fazendo minha parte.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 11 meses atrás #56091 por Marcio Beck

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Marcio Beck escreveu: Posso levar sua sugestão ao grupo, mas não acredito nela, não vejo razão para tentar convencer outros que ela é uma boa sugestão e que deva ser levada adiante. Talvez alguns se interessem por ela. Mas se você acha que o caminho é esse que mencionou, a criação desse selo que identifique os blogs que tem o tal percentual livre de influências comerciais, cabe a você buscar essa mudança.

Entendido, Márcio. Não tem o menor cabimento você ser porta-voz de algo em que não acredita. Acho que isso encerra nosso assunto aqui. Bola para frente e cada um para o seu lado, sem nenhum ressentimento de minha parte.

Só peço que você e outros membro do BBC não digam mais, a partir de agora, que os blogueiros que não subscreveram a carta não têm propostas concretas a fazer. O mais correto seria dizer que essas propostas não interessam aos objetivos do grupo. Você diz que cabe a mim buscar a mudança. Eu já busco. O resultado dessa minha busca é o meu blog. Estou fazendo minha parte.

Caro Marcussi, não disse que quem não subscreveu a carta não tem propostas concretas. O que disse até agora, em linhas gerais, é que todos têm contribuições a dar, e você e o Pacheco são dois blogueiros que admiro e respeito e acho que poderiam estar atuando nisso junto ao grupo. O resultado da busca de cada um é o próprio blog. Mas se a coisa se resumir a cada blog seguir simplesmente o que acha certo, não há coletividade, não há união de esforços. É apenas cada blogueiro no seu canto, fazendo do seu jeito, e tendo sua visão particular sobre qualquer um dos assuntos pertinentes à atividade. Ajudar a construir consenso em torno de uma ideia vai além do fazer sua parte.
Tempo para a criação da página:0.527 segundos