Meus caros, primeiramente gostaria de dizer que, apesar das ofensas e tensões algumas vezes desnecessárias que surgiram ao longo da discussão, esse debate foi particularmente enriquecedor para quem nunca atuou e nem pensa em atuar como blogueiro, como eu. Gostaria de dar minha humilde contribuição a esse debate, ressaltando desde já que uma parte relevante de meus conhecimentos sobre cervejas artesanais deve muito a blogs e notadamente ao Brejas. Peço desculpas pela longa postagem, mas ela é fruto de reflexões sobre as discussões que aqui surgiram.
Em primeiro lugar, acredito que devemos deixar um ponto bastante claro: em última instância, qualquer leitor tem autonomia para deixar de ler um blog que não gosta? Claro. Óbvio. No entanto, não podemos ignorar sob hipótese alguma que os blogs tem o poder sim de impactar sobre a opinião/hábitos daqueles que se interessam por cervejas especiais, especialmente aqueles recém chegados nessa seara. Resumindo, acho absurdo dizer que os blogs podem determinar os gostos dos cervejeiros, mas é igualmente absurdo ignorar o fato que os blogs tem real poder de influência sobre os hábitos cervejeiros.
Dito isso, gostaria de falar um pouco sobre as relações empresas / blogueiros. Independente do fato de uma postagem ser fruto de um jabá, convite, paráfrase de um texto fornecido por um produtor, etc, acho importante debater algo. Quando uma empresa convida um blogueiro para um evento, degustação, festa, etc, existe uma expectativa por parte dessa empresa. Isso é evidente. As expectativas podem ser várias: (i) acreditar que o blogueiro vá replicar o evento/degustação/festa e, com isso, dar maior publicidade a estratégia que a empresa concebeu; (ii) acreditar que o blogueiro possa vir a elogiar o produto lançado de forma a ser convidado a novos eventos; (iii) acreditar que o blogueiro vá dar maior atenção às iniciativas promovidas pela empresa; (iv) acreditar que de alguma forma a postagem do blogueiro possa vir a contribuir para o maior interesse sobre o mercado de brejas artesanais, etc.
A expectativa da empresa necessariamente determina a opinião emitida pelo blogueiro? Não. Acredito em todos os blogueiros que aqui debateram quando dizem que não emitem opiniões determinadas pelo convite. Acredito mesmo. Contudo, faço a seguinte ponderação: o fato de vocês afirmarem isso não significa que todos os blogueiros consigam separar claramente a avaliação ou comentário sobre o produto / lançamento / etc de toda rede de sociabilidade e expectativas que foi criada pelo convite. Existe sim a possibilidade de blogueiros tenderem a ser favoráveis a avaliação de certo produto quando essa avaliação é fruto de um convite (friso mais uma vez, "tendência" não significa que todos fariam isso). Para quem gosta de Ciências Humanas e já ouviu falar de Marcel Mauss (antropólogo francês traduzido para dezenas de línguas – acho que Alexandre Marcussi conhece a figura) essa questão é bem interessante. Para os demais confrades que não conhecem a figura, faço a seguinte comparação: revistas sérias da área da medicina geralmente exigem que os artigos publicados indiquem quando as pesquisas ali relatadas foram patrocinadas ou tiveram apoio de determinados grupos ou empresas (qualquer tipo de apoio ou patrocínio, desde pesquisas 100% financiadas pelo grupo ou empresa, aos mais simplórios, como um mero convite a um seminário organizado pela própria empresa). Por que isso é feito? É um preciosismo? Não, meus caros. Isso é fruto de décadas de debate sobre ética na pesquisa científica que indicam que, quando uma pesquisa sobre o medicamento da empresa X é patrocinado pela própria empresa X (repito, qualquer tipo de apoio ou patrocínio), é altamente recomendável que isso seja claramente destacado desde o início, posto que existe a possibilidade desse patrocínio vir sim a influenciar na análise dos resultados. Medicamentos e cervejas especiais não estão, de forma alguma, no mesmo patamar no que diz respeito a possíveis impactos sobre aqueles que vão consumir o produto, mas acredito ser importante aproximar esses exemplos.
Seria interessante que os blogueiros indicassem, logo no início da postagem, que o texto “é fruto de um convite a festa/degustação/patrocínio da empresa X ou Y”? Fica a indagação para aqueles que atuam nessa seara. Eu realmente não tenho uma resposta, trata-se apenas de um convite à reflexão.