Fabiano, é uma boa pergunta, eu não acompanho muito o que ocorre fora, mas diria que esse tipo de coisa deva sim acontecer da mesma forma.
O Luiz apontou algo interessante, sobre o que ele sente falta, esse tipo de feedback ajuda os blogueiros a focarem mais em conteudos que tenha demanda e pouca oferta, caso tenham tempo e inclinacao para escrever sobre o assunto.
Por fim, ao Fernando, acredito que exista muito debate com o Gustavo por dois motivos:
1) Existe um questionamento com relacao a nomemclaturas/definicoes que ainda nao conseguimos superar
2) O Gustavo gosta de manter o debate aberto, o que eu acho muito valido e uma caracteristica positiva dele. Muita gente ja teria desistido, mas ele inclusive se prontificou a buscar mais dados que reforcem suas conviccoes. Apesar de eu discordar do ponto de vista do Gustavo, aprecio sua vontade e determinacao em defender seus pontos, e aos poucos vamos enriquecendo o debate. Talvez por caminhos um pouco mais longos, é verdade, mas tenho certeza que muita gente tirou bastante proveito das discussoes aqui levantadas.
Proponho, inclusive, que tentemos focar um pouco mais no fator "qualidade" do que no "jabá", assim a gente foge das suposicoes e consegue, todo mundo no mesmo nivel, falar sobre a qualidade editorial dos blogues e o que poderia ser feito para melhorar.
Por exemplo, eu gosto da cobertura do All Beers de novidades e eventos. Como nao me aprofundo muito, acho que esta bom do jeito que esta, bem abrangente e rapido. Alguem tem sugestao de melhoria?
Eu tambem nao sou muito a favor da replicacao de conteudo que o Bebendo Bem faz, mas ai é pessoal. O Brejas faz algo parecido com o "Acontece nos Blogs de Cerveja" -
www.brejas.com.br/brejas-reader/
- mas é separado do Blog. Tambem temos um espaco aberto para qualquer pessoa escrever no Brejas, o Falando de Cerveja -
www.brejas.com.br/falando-de-cerveja
- , que novamente é separado do Blog.
Nunca vi problema no conteudo do Maria Cevada e acho que tem seu proposito. Quando vejo o titulo e nao me interessa, simplesmente nao leio.
Como a variedade de blogues é grande, tem muita gente fazendo avaliacao e analise sensorial de cervejas, tem reviews de bares em outros sites muito mais especializados (Foursquare, Kekanto, Trip Advisor, Facebook, Google Places, Yelp), nao acredito que o leitor seja enganado.
Como teste, faça uma busca por <nome da loja virtual de cervejas> é confiavel, tanto no Google quanto no Bing.
Depois procure a mesma loja no Reclame Aqui. E depois procure os bares.
Enfim, o ponto é, tem realmente muito conteudo disponivel e, mesmo que possa existir a influencia do marketing das cervejarias e dos blogueiros, a Internet é bem mais ampla que isso.
Adoraria discutir o quanto cada blogue tem de audiencia para poder medir realmente o impacto de tudo isso que a gente vem falando em quase 100 comentarios. Talvez, de tao proximos que estamos, estejamos mesmo vendo apenas a ponto do iceberg, defendendo um consumidor que realmente nem passar perto de tanto blog assim.