Marcio Beck escreveu:
A classificação de retórica vazia, de fato, veio do Pacheco no post dele sobre a carta do BBC. Salvo engano, você subscreveu a argumentação, ainda que colocando da sua forma (dizendo que não define "nada essencial").
Eu acreditava ter ficado claro naquele post de dois anos atrás que minha crítica a Carta de Intenções dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja se referia a contradição presente em um artigo específico mas central naquela (e nessa) discussão. No mesmo artigo vocês dizem se comprometer a "
fornecer informações e opiniões isentas de influências comerciais indevidas" para na sequência, no mesmo parágrafo, abrirem a possibilidade de haver essa influência comercial, desde que fosse informada pelo blogueiro: "
devendo ser expressas claramente quaisquer condições de produção do material que possam afetar essa isenção". Ou seja, desde que avisada, é permitido aos blogueiros participantes do BBC concorrer em atividades comerciais que afetem a sua isenção.
No mesmo post do meu blog, espero ter deixado claro a minha opinião contrária a publicação de publieditoriais e entendo que esse artigo da carta abre espaço para essa prática, apesar do compromisso firmado, de fornecer informações isentas.
Para sanar a contradição bastaria não incluir na carta uma das metades do artigo que citei no meu post.
Para quem tiver a curiosidade de ler post em questão, o link é:
mostocritico.blogspot.com.br/2012/03/car...-dos-blogueiros.html