Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 10 meses atrás #55899 por Fernando M Pacheco
Quero aproveitar a presença de todos para jogar na mesa um assunto correlato.

Costumo acompanhar as colunas sobre cervejas nos cadernos de gastronomia dos jornais Folha de SP e Estado de SP.

Gosto muito do trabalho da Heloisa Lupinacci, na coluna/blog Só de Birra, do Estadão. Cada vez mais aprofundada, ela tem emplacado matéria até na capa do caderno Paladar. Duas semanas atrás havia uma matéria bem extensa sobre cervejas para o inverno, com avaliação de muitos rótulos.
Em contrapartida a coluna do Sady Homrich no caderno Comida da Folha de SP é de uma pobreza decepcionante. Além de sair apenas a cada duas semanas nunca vai além do superficial. Na coluna de hoje ele fala da Baden Baden e do Mr. Beer.

E vocês, o que acham?
Mais
11 anos 10 meses atrás #55901 por Gustavo Guedes

Luan Ferre escreveu: Bom, primeiramente, prometo que NUNCA MAIS chamo a atenção do Frassetto em um tópico...hehehehehe

Agora, dando minha opinião nesse discórdia generalizada:

- Eu sou autor de um blog com visibilidade razoável, o Brejada.com. Apesar de me dedicar ultimamente muito mais aos vídeos, o conteúdo do blog faz parte do todo.
- Eu já recebi dezenas de cervejas de fabricantes e distribuidores, já fui convidado para dezenas de eventos (fui inclusive para o Rock in Rio ano passado com o apoio a Heineken) e não entendo onde isso é condenável! Não sou jornalista, sou consumidor como todos aqui e criei um blog com o intuito de dividir um pouco do que sei com meus leitores, o que acho muito mais produtivo para o meio cervejeiro do que ficar se lamentando nos fóruns por aí. Se recebi esses "agrados" foi consequência da visibilidade do blog e do meu trabalho. Nunca, eu disse NUNCA, ganhei para falar bem de nada, tampouco para divulgar um produto que não acredito.
- Se eu ganhei ou comprei uma cerveja, minha opinião é a mesma. Se me chamarem para experimentar uma cerveja e eu não achar que está legal eu falo, em particular ou em público se me for permitido. Agora, achar que idoneidade é igual a sair falando mal a torto e a direito, temos um grande problema de interpretação.
- Da mesma forma que recebo cervejas de fornecedores, recebo de cervejeiros caseiros para análise e opinião. Nos dois casos, faço a análise e não cobro nada por isso, nem para divulgação e nem para análise.
- Minha principal preocupação é ser honesto com meu público, se a cerveja é boa eu indico, se não é eu não indico. Posso desagradar alguns, mas não posso sair acendendo vela pra todos os santos.
- O blog tem um anunciante (que é na verdade um grande parceiro), o Capitão Barley. Recentemente, iniciamos uma parceria com o festival Degusta Beer & Food e temos banners dos dois no blog. Nos identificamos muito com esses parceiros e não vejo problema nenhum em trabalhar junto com eles, muito pelo contrário, reitero que para mim é uma forma de reconhecimento do meu trabalho.

Por fim, respeite o trabalho dos outros (mesmo que ele não te agrade)!

O blog faz jabá, não tem opinião isenta, conteúdo é ruim...no canto superior direito tem uma caixinha com um X, clica lá e vai ser feliz!

Abraços

Luan, uma curiosidade: o que diabos o rock in rio tinha a ver com cerva artesanal?!

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
11 anos 10 meses atrás - 11 anos 10 meses atrás #55902 por Luan Ferre

Luan, uma curiosidade: o que diabos o rock in rio tinha a ver com cerva artesanal?!

Nada, a Heineken era a patrocinadora do evento e convidou alguns blogs parceiros (cervejeiros ou não) para o camarote deles. Pensamos na época que não teríamos muito material relacionado a cerveja em si, mas encontramos com o Derrick Green do Sepultura e falamos sobre a breja deles, fabricada na Bamberg. Além disso, mostramos um pouca das atividades da Heineken no festival e tal. Foi bem positivo e, como cansei de dizer aqui, achei uma recompensa legal pelo nosso trabalho.
Ultima edição: 11 anos 10 meses atrás por Ricardo Sangion.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
Mais
11 anos 10 meses atrás #55908 por Thiago Alves
O complicado mesmo nisso tudo é dialogar.

O tópico estava começando a render algum fruto e ter um debate mais ameno.

Mas Gustavo, esse post é para você. Cara, não te conheço e não tenho como falar do seu caráter, mas posso falar sobre as palavras que você aqui escreve. O Luan fez um comentário pertinente, com um posto de vista dele e elencou um exemplo que você pinçou e já chega dando um tom arrogante "o que diabos...".

Cara, é preciso apenas interpretar e dá para entender perfeitamente em qual contexto ele citou o rock in rio. E mesmo que num evento que em nada tinha de temática de cerveja artesanal, os encontros que a vida proporciona permitiram ele falar da cerveja do Sepultura. Se essa cerveja é boa ou não, se essa vibe de cervejas de bandas de rock é bacana ou não, é o de menos. Eu não curto, mas há quem aprecia e é sim uma fonte de informação legal para esse público que vai se interessar.

Novamente, muito do que ele falou poderia ser melhor questionado por você, proporcionando mais riqueza para o debate, do que algo pinçado e tentado ser retirado do contexto.

Abraços
Mais
11 anos 10 meses atrás #55909 por Gustavo Guedes
Realmente, Thiago, o comentário dele foi pertinente, assim como a minha pergunta.

Questionei justamente por conta do tema: jabá, publieditorial, release.

Um blog de cervejas artesanais/ epeciais é convidado pra um evento da Heineken.
O ponto fica justamente aqui. O que diabos um blog de cerveja especial tinha pra fazer no rock in rio além de fazer uma cobertura dos shows?

O Luan me respondeu, mas confesso que acho pouco pra justificar a ida do blog ao rock in rio, no que tange as cervejas especiais.

Heineken é cerveja especial? ok, tudo bem mas nem é envento dela, é um show.

O próximo passo é a AMBEV distribuir ingressos para o Brasileirão para os blogueiros irem ao estádio e verem como é a experiência de beber Budweiser vendo futebol?

Não estou questionando o direito do Luan ir ou não ao Rock in Rio, quem não gostaria de ir de graça? Mas é óbio ululante que o intuito da Heineken foi divulgar a marca dela no meio de 'cervejeiro artesanal'

O que fica no ar é que o 'publieditorial' já tá ficando tão enraizado na blogesfera que já chegou ao ponto de blogs serem convidados a ir a shows com patrocinio de cerveja só pra depois divulgar a marca da cervejaria.

E todos parecem achar normal, "mérito do blogueiro'.

Pro Luan e pra quem tem blog é uma maravilha, e azar de quem não tem blog e fica lamentando em fóruns, mas o que isso acrecenta a tão falada cultura cervejeira?

Só eu que vejo ao ponto que está chegando essa coisa?

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
11 anos 10 meses atrás #55911 por Ricardo Sangion
A Heineken é uma cervejaria que traz (ou trazia) alguns produtos interessantes pro mercado nacional.
Sei que o Mauricio Beltramelli tambem foi representando o Brejas, nao so pelo site mas também pelo relacionamento que temos pelo Bar Brejas.

São oportunidades de relacionamento, conhecer pessoas da cervejaria, outras pessoas do mercado de cervejas (especiais ou nao, pelo menos o Brejas trata de tudo o que for cerveja, dando preferencia para as boas, e a Heineken é uma boa cerveja).

O mundo não é sempre esse preto no branco que a gente tenta pintar.
Um convite a um evento não é somente observar o evento e escrever uma matéria.
Assim como uma visita na cervejaria também não é apenas olhar equipamentos.

Novamente, isso acontece em todos os segmentos.
Quem nunca foi convidado para um almoço de negócios? E o que isso tem a ver com os produtos/servicos negociados? A grande maioria das vezes, nada, mas é a oportunidade de uma reunião fora do escritório.

Pra quem quiser achar pelo em ovo, vai achar sempre. O almoço vira jabá, vira propina.
Grandes empresas tem regras claras do que pode e do que nao pode ser aceito, tanto em termos de itens quanto em maximo de valores. E, como ja foi falado aqui, cabe a cada um julgar se o agrado é merecido, se vai influenciar a sua decisao ou nao.

Mas concordo com o Thiago Alves.
Gustavo, acho que as vezes observar um pouco mais as palavras, isso ajuda e muito, mantem um clima amigavel e nao gera uma percepcao por parte dos demais que possa ser errada ao seu respeito.

A resposta do Luan foi muito boa, mas poderia ter ficado irritado com o tom de ironia/duvida, assim como acho que nada justifica xingamentos ou adjetivos pejorativos a uma pessoa num debate num forum. Isso nao é valido apenas pro Gustavo, vale para o Fabian e diversas outras pessoas em outros casos aqui do forum tambem.

Nao é pq somos agredidos que devemos devolver a agressao. Nao sou de virar o outro lado quando recebo um tapa, mas tambem nao preciso desferir outro tapa como resposta.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Thiago Alves
Tempo para a criação da página:0.528 segundos