Fabian Ponzi escreveu: Além disso, afirmar que os blogs vivem "predominantemente" de publis e jabá é de uma falta de conhecimento do que acontece nos blogs que chega a causar vergonha alheia. Isso somado com a sua postura de "eu não faço o que os outros fazem" me parece que você se julga melhor ou maior que os outros blogueiros. [...] No entanto, é arrogante demais achar que os outros blogs são irrelevantes por terem uma opção diferente da sua. Sobre a relevância ou não de um blog, concordo com o Maurício: é o LEITOR que decide. E como leitor assíduo de blogs de cerveja, daqui e de fora do Brasil, lhe afirmo que alguns blogs que você julga relevantes - inclusive o seu - não são relevantes pra mim.
Ponzi, acho que você poderia diminuir um pouco o tom do seu comentário. Não falei de você e inclusive sou um leitor do seu blog, que eu acho que é relevante. Também não falei que todos os blogs vivem predominantemente de jabá, mas falei que alguns vivem de práticas relacionadas, entre as quais incluo a resenha de lançamentos cuja degustação foi patrocinada, que, mesmo sendo autoral, relaciona-se de forma lata ao campo do marketing digital. Se incluirmos esse tipo de material e os press-releases, será preciso concordar que existem, sim, blogs cujo conteúdo é composto predominantemente por esse tipo de material. Isso não é uma acusação. Essa prática é lícita. Não estou questionando a ética de nenhum blogueiro ou signatário do BBC, apenas questiono a predominância de uma certa opção editorial que eu acho menos atraente. Também não quero que todo mundo concorde com isso e prefira blogs sem ligação nenhuma com marketing. Essa é a minha postura pessoal como leitor, apenas, e eu estou expressando essa minha opinião em um fórum público. Na condição de opinião, simplesmente.
Você pode achar o que quiser do meu blog, pode ler ou não, pode achar relevante ou não, fique à vontade. Meu blog tem baixa audiência e isso não é um problema: eu escrevo para um determinado perfil de leitor e estou ciente de que nem todo mundo precisa gostar. Ainda bem que é assim. Só acho que você poderia ser um pouco mais educado e parar de colocar palavras e argumentos na minha boca.