Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 11 meses atrás #55820 por Thiago Alves
Depois de ler esse tópico todo, vamos lá.

Primeiro: opinião todos tem o direito a dar a sua. O que não quer dizer que vir aqui e chamar o trabalho dos outros de porcaria é algo que se deva fazer, mesmo que se pense de fato nisso. E não tiro o direito de ninguém de pensar assim, afinal eu também acho muito coisa porcaria, inclusive alguns comentários excessivos por aqui. O fato é que, hoje pela repercussão que a internet proporciona, devemos pesar o tom e o local no qual manifestamos o nosso direito de opinar. Atirar a pedra é fácil demais, ainda mais quando se diz só quer atirar a merda no ventilador. E o outro lado? Se fosse o seu garanto que não ia gostar né?! Pois é, ninguém pensa nisso.

Segundo: tanto se fala do mundo da cerveja artesanal contra as mainstream e isso também passa por diferentes formas de comunicar. A Amanda aqui postou, mas confesso que não estou com tempo de parar para ver o vídeo que ela explica tudo. Porém, e falo aqui apenas pela visão que tenho, o nome calha muito bem como uma brincadeira e uma crítica ao que as grandes cervejarias fazem com o papel da mulher. Apenas a gostosona que serve a cerveja pro cara.

Terceiro: muita gente metendo o pau no blog porque é para iniciantes ou que comete erros? Alguém aqui começou tomando cerveja artesanal desde sempre? (se sim, me desculpem). Alguém comprou a cerveja mais top, comprou aquela raridade extremamente complexa OU começou com o que era acessível na sua cidade, foi pesquisando, cometendo erros, aprendendo até que hoje pode se considerar com um POUCO mais de conhecimento sobre o assunto? Pois é, mais uma vez atirar pedra é fácil.

Quarto: tão cansativo quanto acusações de jabá, é fazer isso sem ter propriedade do assunto (o que de fato jabá, release, press release, publieditorial são) e acusar blogs e pessoas sem saber o que se passa por trás das cortinas. Galera, alguém aqui por acaso recusaria uma Dark Lord para degustar porque seria jabá? DUVIDO!!!! E para quem acha que a discussão não existe, ela existe sim, inclusive o melhor termômetro disso são os leitores dos blogs que possuem bastante condição de avaliar o conteúdo e notar a isenção ou falta dela no post.

Quinto: Ainda que nem eu e muito menos alguém aqui seja o dono da verdade, permanece o direito a livre e espontânea opinião

Sexto e para fechar: Acredito na velha história de que quem muito fala pouco faz. Se tudo é tão ruim, se os blogs são vendidos e toscos, então porque não levanta a bunda e vai fazer um belo e excelente conteúdo? Difícil né, blogueiro de cerveja, ao menos no Brasil não conheço nenhum que se sustente apenas pelo blog. Pois bem, mais uma vez falar é fácil, ir fazer diferente e "melhor" são outros quinhentos né!?

Esse comentário não cita ninguém justamente porque eu acho que ainda sim as opiniões, mesmo as mais radicais servem para esclarecer algumas coisas. O que escrevi acho que vale mais como reflexão do que como tribunal sobre o que alguém escreveu aqui.

Abraços
Mais
11 anos 11 meses atrás #55824 por MARCELO RICARDO MONICH
E aí Pessoal?
Tudo tranquilo? Nem tanto, ao que parece.

Faz tempo que não apareço por aqui e fico triste de aparecer pra investir tempo e ler discussão!
E fico mais triste ainda quando generalizam.
Quando ofendem sem nem se conhecer.

Quando provavelmente, em um balcão, mudariam de opinião rapidamente com uma breve explicação.
Mas em fórum é assim mesmo.

Como blogueiro sou totalmente contra Jabá, que entendo como receber uma grana, ou benefício para dar a minha opinião a favor de algo que nem sei se é bom. Ou ainda pedir cerveja de brinde para falar bem dela.
Importante, a "minha opinião" é diferente de informação.
Por isso, NÃO sou contra ganhar grana para fazer divulgação, colocar banner, publieditoral, etc.... ,
Na minha humilde opinião, é isso.

Thiago deixou bem claro. Muitos criticam e poucos fazem.
Ter Blog dá trabalho pra Kct e não conheço ninguém que vive só do blog.
Poucos são os que já batalharam muito e têm o reconhecimento suficiente do mercado a ponto de poder faturar um mínimo para ajudar nas contas, mas SEM perder a ÉTICA.

Dos blogueiros que conheço e participam do BBC ponho minha mão no fogo.
Muito já se falou de Jabá mas nem um caso prático, real, comprovado.

Espero aparecer mais por aqui para trocar boas ideias com vocês.

Saúde!
Monich
Mais
11 anos 11 meses atrás #55827 por Gustavo Guedes
O conceito de publieditorial, release e jabá já foi mais do que elucidado aqui para quem não sabia o que é. Porém, a linha entre um e outro pode ser tênue, e o risco do publieditorial e afins tomar conta da blogesfera me parece iminente e parece que todos acham isso normal.

Apesar dos blogs pertencerem obviamente aos seus donos, e se eles desejam enveredar por esses caminhos, eu não “só lamento” como critico.

Se ‘falar é (tão) fácil’ por que será que ninguém ‘fala’ desses assuntos delicados e obscuros?

Creio que numa sociedade democrática tem que haver espaço para crítica, se ela vai ser construtiva ou não, os fatos irão demonstrar. Se for caluniosa, então quem caluniou que sofra as conseqüências e sanções aplicáveis.

Não sou blogueiro, não tenho a intenção de ser e me dou ao direito de criticar o que eu acho errado nos blogs que eu leio. A nossa Carta Magna me dá esse direito. Artigo 5, incisos II e IV:
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Portanto, não sou obrigado a ter um blog pra poder criticar outro, esse argumento é infantil.

Estou aqui debatendo idéias, dando a minha opinião sobre os vícios do nosso mercado cervejeiro (consumidor também faz parte, ou será que só blogueiro, cervejeiro e cervejaria fazem parte?), jogando merda no ventilador (sim) e dando minha cara à tapa com meu nome e sobrenome.

Finalmente, não falei que o trabalho em blog de ninguém é porcaria, nem que o nome é porcaria. Falei que rola muito jabá e citei quais blogs eu entendo que possuam.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
11 anos 11 meses atrás - 11 anos 11 meses atrás #55828 por Fabian Ponzi
Aqui todo mundo dá a cara a tapa com nome e sobrenome, Gustavo. Na vida real, ao vivo, é um pouco diferente, te garanto.
Enfim, tu tens todo o direito de achar o que quiser de qualquer coisa. No momento em que tu, nesse achismo, ataca a postura, a honra e a credibilidade de alguém só pelo simples fato de "achar", sem apresentar fatos que comprovem tuas acusações, tu tem que aguentar as consequências. Ou, no mínimo, ser coerente e aceitar quando alguém refuta as tuas considerações usando o mesmo "achismo". Por exemplo, pelo que to vendo da tua postura em toda essa discussão, EU ACHO que tu é um moleque. Como eu falo isso assumindo as consequências, usando meu nome e sobrenome e baseado no mesmo "achismo" que tu julga válido para sustentar tuas opiniões, seja coerente e respeite meu ponto de vista, BELEZA?
Ultima edição: 11 anos 11 meses atrás por Fabian Ponzi.
Mais
11 anos 11 meses atrás #55830 por Fernando Passos
Exatamente como eu previ, ao invés de a discussão seguir um caminho mais ou menos coerente para que no final pudesse se aproveitar alguma coisa virou a velha troca de insultos sem o menor fundamento, críticos insistindo na crítica e blogueiros insistindo nos mesmos argumentos de defesa.

Agora já dá pra todo mundo esquecer do tópico e esperar algum similar surgir de novo para postarem as mesmas críticas, as mesmas justificativas, os mesmos insultos e novamente chegarmos ao mesmo desfecho.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
Mais
11 anos 11 meses atrás - 11 anos 11 meses atrás #55831 por Thiago Alves
Gustavo, não disse que foi você que chamou de porcaria. Quem chamou sabe que falou e ponto.

Agora dar opinião seja ela uma crítica construtiva ou não é um direito, fato. Alguém falou o contrário? Não precisa invocar a constituição, todos possuem bastante clareza com relação a isso.

O problema é que você me parece bastante prepotente. Mesmo não te ouvindo (o que é óbvio né, só da pra ler), você soa bem ríspido.

Meu caro, criticar é de fato algo que você pode e deve fazer. Mas fazer por fazer é por demais inútil. Você generaliza a blogosfera. Você é blogueiro? Já disse que não. Então também talvez não conheça toda a dinâmica do processo.

E volto a repetir, o que você tanto critica, você POR ACASO, iria recusar uma cerveja TOP por julgar que é jabá? Mesmo, você falando não aqui, fica bastante questionável a sua resposta. Afinal ninguém ou poucos devem te conhecer pessoalmente.

Desta mesma forma você não conhece todos os blogueiros, então VALE sim PESAR o tom da sua opinião.

E cara, sinceramente sobre se o blog aceita jabá ou não, merece mesmo ser discutido com tanto clamor como vc faz? Blogs não necessariamente seguem um código como veículos da mídia precisam e devem seguir. Os blogs de cerveja, muitos aderiram a carta dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja que ajuda a dar luz sobre estes temas.

Agora, é direito do blogueiro tocar o barco dele como bem entender e se você não curte, não leia. Não funciona assim na TV, se não gosta troca de canal? Então meu caro, pra esse nível raso e simplório de crítica sem pegar no batente, não resta muita coisa. Já dizia o ditado, contra fatos não há argumentos e de você, não vi argumento nenhuma ainda. Só generalizações e indiretas daqui e dali.

Não é mais saudável criticar, ajudar a então melhorar o que você acha ruim? Afinal, você tá generalizando tanto que não é possível que você não seja leitor de tantos blogs, pois sabe bastante o que cada um tem feito....
Ultima edição: 11 anos 11 meses atrás por Thiago Alves.
Tempo para a criação da página:0.552 segundos