Depois de ler esse tópico todo, vamos lá.
Primeiro: opinião todos tem o direito a dar a sua. O que não quer dizer que vir aqui e chamar o trabalho dos outros de porcaria é algo que se deva fazer, mesmo que se pense de fato nisso. E não tiro o direito de ninguém de pensar assim, afinal eu também acho muito coisa porcaria, inclusive alguns comentários excessivos por aqui. O fato é que, hoje pela repercussão que a internet proporciona, devemos pesar o tom e o local no qual manifestamos o nosso direito de opinar. Atirar a pedra é fácil demais, ainda mais quando se diz só quer atirar a merda no ventilador. E o outro lado? Se fosse o seu garanto que não ia gostar né?! Pois é, ninguém pensa nisso.
Segundo: tanto se fala do mundo da cerveja artesanal contra as mainstream e isso também passa por diferentes formas de comunicar. A Amanda aqui postou, mas confesso que não estou com tempo de parar para ver o vídeo que ela explica tudo. Porém, e falo aqui apenas pela visão que tenho, o nome calha muito bem como uma brincadeira e uma crítica ao que as grandes cervejarias fazem com o papel da mulher. Apenas a gostosona que serve a cerveja pro cara.
Terceiro: muita gente metendo o pau no blog porque é para iniciantes ou que comete erros? Alguém aqui começou tomando cerveja artesanal desde sempre? (se sim, me desculpem). Alguém comprou a cerveja mais top, comprou aquela raridade extremamente complexa OU começou com o que era acessível na sua cidade, foi pesquisando, cometendo erros, aprendendo até que hoje pode se considerar com um POUCO mais de conhecimento sobre o assunto? Pois é, mais uma vez atirar pedra é fácil.
Quarto: tão cansativo quanto acusações de jabá, é fazer isso sem ter propriedade do assunto (o que de fato jabá, release, press release, publieditorial são) e acusar blogs e pessoas sem saber o que se passa por trás das cortinas. Galera, alguém aqui por acaso recusaria uma Dark Lord para degustar porque seria jabá? DUVIDO!!!! E para quem acha que a discussão não existe, ela existe sim, inclusive o melhor termômetro disso são os leitores dos blogs que possuem bastante condição de avaliar o conteúdo e notar a isenção ou falta dela no post.
Quinto: Ainda que nem eu e muito menos alguém aqui seja o dono da verdade, permanece o direito a livre e espontânea opinião
Sexto e para fechar: Acredito na velha história de que quem muito fala pouco faz. Se tudo é tão ruim, se os blogs são vendidos e toscos, então porque não levanta a bunda e vai fazer um belo e excelente conteúdo? Difícil né, blogueiro de cerveja, ao menos no Brasil não conheço nenhum que se sustente apenas pelo blog. Pois bem, mais uma vez falar é fácil, ir fazer diferente e "melhor" são outros quinhentos né!?
Esse comentário não cita ninguém justamente porque eu acho que ainda sim as opiniões, mesmo as mais radicais servem para esclarecer algumas coisas. O que escrevi acho que vale mais como reflexão do que como tribunal sobre o que alguém escreveu aqui.
Abraços