Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 9 meses atrás #55844 por Ricardo Sangion

fernando pereira frassetto escreveu: Vamos ler mais Michael Jackson, Conrad Seidl, Garrett Oliver, Tim Hampson.

Fernando, infelizmente esses caras nao cobrem o mercado nacional, nao tratam de diversos assuntos importantes do que acontece por aqui, nao tem a mesma agilidade que blogues, nao tem o mesmo entendimento do mercado nacional que autores locais, algumas vezes nao estao disponiveis em portugues.

Enfim, acho muito legal ler esses autores, e outros autores brasileiros tambem, porem acho que nao se encaixa no tema do debate acontecendo por aqui.

Neste caso, os blogues e os veiculos de comunicacao brasileiros fazem sim um trabalho muito, mas muito importante para a expansao do mercado de cervejas no Brasil.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mauricio Beltramelli, Gustavo Guedes, Alexandre LC
Mais
11 anos 9 meses atrás #55845 por Ricardo Sangion

Bernardo Motta escreveu: Os únicos fato que consigo ver, a curto prazo, para o mercado cervejeiro nacional especializado é:

- está visivelmente inflado e com um marketing sem retorno em volta dele. Número de blogs está crescendo assustadoramente e, para variar, os melhores são os com menos acessos.
- o meio está sofrendo um perigo ALTÍSSIMO para os próximos dois anos: i) consumo recuando e a classe B e C prestes a recuarem também! ; ii) possível crise cambial (destruiria FACILMENTE o setor).
- correntes estão pensando o meio com uma lógica que não condiz com o que sustenta o meio micro e nano cervejeiro... O setor microcervejeiro não tem expansão eterna e não falta MUITO para atingir seu ápice no mercado nacional. NÃO SOMOS OS EUA,GALERA (não estou exaltando os amiguinhos do norte, só estou levantando algo óbvio)!!

Tambem acho que este é um tema muito interessante e que mereceria um novo topico para falarmos dele.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Mais
11 anos 9 meses atrás #55847 por Marcio Beck
De fato, o 2 Dedos de Colarinho segue, fundamentalmente, regras internas da organização que o hospeda, mais detalhadas e rígidas do que as do BBC.

Antes dele, porém, tive um blog independente, A Volta ao Mundo em 700 Cerveja.

Nele, eu desestimulava os publieditoriais cobrando um preço que obviamente ninguém pagaria, pela pequena quantidade de acessos que o blog tinha.

E não cheguei a desenvolver nenhuma parceria, mas, se o tivesse feito, seguiria o procedimento que apontamos, de indicar claramente os termos da parceria, para que o leitor tire sua conclusão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
Mais
11 anos 9 meses atrás #55849 por Bernardo Motta
Poxa, Fabian...Até queria ter tempo para poder desenvolver algo bem escrito sobre isto, mas ultimamente pouco me sobra tempo, a ponto de ter escrito aqui no post voando e sem reler o que escrevi. Com o que me resta de tempo prefiro me debruçar nos meus estudos sobre produção caseira de cerveja e nas minhas produções de galão que vem me dando gratas surpresas rs
Curto escrever um reviewzinho as vezes mas não publico mais.

Como foi citado acima, acho que poderiam abrir um post aqui pro pessoal ir pensando nestes tópicos de mercado cervejeiro mesmo. Acho que este mercado traz, consigo um grande problema: a incongruência, a longo prazo, da existência de lucros extraordinários com a possibilidade de se manter como um meio artesanal. Ou seja, seria normal um meio baseado em uma cultura pautada em tradição e com caráter artesanal buscar indefinidamente o lucro? Isso provavelmente causa seu próprio fim.

Eu sempre penso com pé atrás, em vááários sentidos, quando vejo o cenário cervejeiro atual...porque o que mais acontece em país subdesenvolvido é setor que está incipiente, ser afundado :(
Mais
11 anos 9 meses atrás #55851 por Fernando M Pacheco

Marcio Beck escreveu: ...
O documento é passível de aprimoramentos, sem dúvida, e estamos sim empenhados nesta discussão. Contribuições são bem vindas, e acho que tanto o Marcussi e o Pacheco – que frequentemente adotam posturas que admiro – poderiam contribuir, em vez de simplesmente não aderir. Mas é preciso entender que, quando se fala em um coletivo, é preciso harmonizar da melhor maneira visões divergentes.

Marcio,

você não deve se lembrar da minha breve participação no grupo do FB que discutia a criação do BBC. Então eu vou contar aqui:

Eu já era cético em relação a associação de blogueiros (BBC) quando entrei no grupo do FB que discutia os termos da carta de princípios e a programação da Convenção de Blogueiros, que estava marcada para o Festival de Cervejas de Blumenau 2012.

Como não me identificava com a ideia, eu acompanhava o debate sem me manifestar. Porém, alguns dias antes do início do Festival, o Nicholas Bittencourt, do blog Goronah, incomodado com as poucas manifestações dos blogueiros participantes do grupo, pediu que todos se manifestassem. Resolvi me manifestar, expondo uma opinião muito semelhante a que publiquei em meu blog (nos dois post que já citei aqui anteriormente). Infelizmente minha opinião foi muito mal recebida, inclusive alguns blogueiros levaram para o pessoal. Acharam que eu estava colocando a honestidade deles em dúvida. Nunca foi a minha intenção, mas muita gente não admite discutir questões éticas. Fui convidado a me retirar do grupo, mesmo antes da associação (grupo, coletivo) Blogueiros Brasileiros de Cerveja ser fundada oficialmente.

Então Marcio, agradeço o seu convite, mas esse momento já passou.
Mais
11 anos 9 meses atrás #55852 por Fabian Ponzi
Mesmo assim, Bernardo, o espaço é teu e o assunto é interessante e relevante. Quando quiser, tamo junto! :D
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Bernardo Motta
Tempo para a criação da página:0.625 segundos