Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 9 meses atrás #55869 por Alexandre Almeida Marcussi

Marcio Beck escreveu: O documento é passível de aprimoramentos, sem dúvida, e estamos sim empenhados nesta discussão. Contribuições são bem vindas, e acho que tanto o Marcussi e o Pacheco – que frequentemente adotam posturas que admiro – poderiam contribuir, em vez de simplesmente não aderir.

Márcio, só para esclarecer para você a minha postura em relação ao BBC. Quando lancei meu blog, no finalzinho de 2011, o BBC já estava em constituição e eu não me senti em posição de contribuir com nada. Nem sabia se O Cru e o Maltado teria continuidade ou se era só uma brincadeira temporária. Aliás, até hoje eu ainda não sei isso. Não participei das discussões sobre a redação da carta (tampouco fui excluído delas, eu simplesmente não me envolvi) e, na medida em que não me sinto especialmente contemplado por ela, nunca vi sentido em aderir.

Pode ser que essa seja uma postura incorreta ou mal-informada da minha parte, mas eu não me sinto parte do segmento de comunicação abrangido pelo BBC. O Cru e o Maltado não se propõe a ser um player relevante no cenário da comunicação cervejeira e eu acho que a minha postura não teria muitos pontos em comum com a dos blogs que estão mais ativamente envolvidos com o mercado, e que são regulados pela carta do BBC. Eu não sou um profissional da área, nunca tive interesse em ser até hoje e, se eu um dia decidisse adotar uma postura de envolvimento mais ativo com questões comerciais, O Cru e o Maltado talvez não fosse o melhor espaço para isso. Não acho que eu tenha algo com que contribuir para o trabalho dos blogs que estão envolvidos com o mercado cervejeiro.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 9 meses atrás #55871 por Ricardo Sangion
Para quem anda participando por aqui, peco 2 minutos para indicar os blogues que admira aqui:
www.brejas.com.br/forum/mercado/41394-blogs-que-admiro

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcio Beck
Mais
11 anos 9 meses atrás #55872 por Odimi Toge

Ricardo Martins Sangion escreveu: Odimi, concorco com a primeira afirmacao, mas nao com a segunda.
Vamos voltar a cair nos generalismos, que tanto atrapalham uma boa discussao.

Não acho que meu comentário atrapalhe a boa discussão. Foi apenas uma constatação. Blogs sobre notícias, lançamentos, eventos é o que mais tem e são muito semelhantes. Agora, dissertar sobre o ciclo fermentativo de uma lambic, por exemplo, é coisa que não se vê em outro lugar em termos de blogs nacionais. Por isso vejo o "O Cru e o Maltado" como um arejado ponto fora da curva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi, Diogo Olivares, Alexandre LC
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #55873 por Alexandre Almeida Marcussi

Ricardo Martins Sangion escreveu: Marcussi, talvez ficasse mais claro pra todos se voce desse alguns exemplos de Blogs que considera ter uma quantidade exagerada de posts de divulgacao de marcas ou produtos. Nao imagino que isso seja uma critica, apenas uma constatacao, e daria para separar melhor os assuntos, ja que o caso dos publieditoriais parece encerrado.

Ricardo, prefiro não fazer isso para não ser injusto. Tem um ou outro exemplo que me vem de cara à mente, de blogs que eu lia e dos quais eu gostava, e que passaram a ser desinteressantes para mim por causa do predomínio desse tipo de material. Se eu os citasse, isso refletiria a minha trajetória como leitor, e eu estaria talvez sendo injusto ou esquecendo tantos outros que fazem as mesmas coisas e que eu simplesmente não leio. Mas acho que todos os leitores que acompanham a blogosfera nacional sabem identificar o tipo de material ao qual eu e outros aqui estamos nos referindo.

Quanto ao seu comentário sobre a diversidade de posturas dos blogueiros, assino em baixo. É positivo que existam blogs com propósitos e perfis diferentes. Você pode se identificar mais com este ou aquele (e aqui eu agradeço o elogio que o Odimi fez sobre o meu blog), mas realmente hierarquizar é difícil, já que as propostas são diferentes. Aliás, acho que o incômodo de muitas pessoas aqui é exatamente este: há um predomínio de blogs que adotam o mesmo perfil de divulgação (frequentemente patrocinada) de novos produtos. Eles devem continuar existindo. Mas precisa ter mais coisa além disso.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
11 anos 9 meses atrás #55874 por FiL Crux
Respondido por FiL Crux no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá
O Ricardo levantou uma questão bem relevante em meu ponto de vista: cadê o conteúdo original dessa galera?

É geralmente a receita básica do "mais do mesmo" e pronto. Sucesso!

E as degustações feitas geralmente por boa parte desses veículos? Raramente (pra não dizer nunca) se ver uma opinião mais crítica, contundente sobre algum rótulo degustado. A ideia passada é que não há cerveja ruim/meia-boca no mercado!!

Eu particularmente muito gostaria de ter mais opções de blogs com identidades no meio cervejeiro nacional para acompanhar (como acontece com alguns de outros meios que costumo ler), contudo a coisa não tem andado neste sentido.
Mais
11 anos 9 meses atrás #55886 por Marcio Beck
Como já foi dito - e nunca é demais ressaltar - cada blog tem o seu perfil.

Você gosta de ler algo aprofundado? Ótimo, leia os blogs que fazem posts aprofundados.

Mas automaticamente classificar qualquer um que não escreva posts extensos e detalhados como os do Marcussi (e os meus não são muito diferentes) de porcaria é uma falta de compreensão muito grande dos papéis dos blogs.

Existe uma imensa fatia de público que não tá nem aí para detalhes da fermentação da lambic. Eu adorei esse post, outros foristas aqui adoraram também. Outros adoram quando eu destrincho alguma das falácias sobre o desenvolvimento do mercado brasileiro (o Bernardo Motta tocou em alguns pontos que já abordei).

Mas não podemos transformar isso em padrão, dizer que se não for assim é uma merda e pronto. E principalmente, não devemos desprezar o trabalho dos outros sem conhecê-lo.

Claro que não se pode minimizar a qualidade da informação nem a questão da vinculação comercial, mas os blogs que falam de forma mais pop, até mais superficial sobre as novidades e curiosidades ajudam a trazer público, que pode vir a se aprofundar.
Tempo para a criação da página:0.507 segundos