Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 9 meses atrás #55887 por Odimi Toge

Marcio Beck escreveu: Mas não podemos transformar isso em padrão, dizer que se não for assim é uma merda e pronto. E principalmente, não devemos desprezar o trabalho dos outros sem conhecê-lo.

O que não foi dito aqui ( pelo menos por mim). Cada blog tem o seu papel, sua proposta. Mas a proposta do blog do Marcussi é bem diferenciada. Por isso não concordo com quem diz que O Cru e O Maltado não é relevante.
Mais
11 anos 9 meses atrás #55889 por Alexandre Gheorghiu

Marcio Beck escreveu: Como já foi dito - e nunca é demais ressaltar - cada blog tem o seu perfil.

Você gosta de ler algo aprofundado? Ótimo, leia os blogs que fazem posts aprofundados.

Mas automaticamente classificar qualquer um que não escreva posts extensos e detalhados como os do Marcussi (e os meus não são muito diferentes) de porcaria é uma falta de compreensão muito grande dos papéis dos blogs.

Existe uma imensa fatia de público que não tá nem aí para detalhes da fermentação da lambic. Eu adorei esse post, outros foristas aqui adoraram também. Outros adoram quando eu destrincho alguma das falácias sobre o desenvolvimento do mercado brasileiro (o Bernardo Motta tocou em alguns pontos que já abordei).

Mas não podemos transformar isso em padrão, dizer que se não for assim é uma merda e pronto. E principalmente, não devemos desprezar o trabalho dos outros sem conhecê-lo.

Claro que não se pode minimizar a qualidade da informação nem a questão da vinculação comercial, mas os blogs que falam de forma mais pop, até mais superficial sobre as novidades e curiosidades ajudam a trazer público, que pode vir a se aprofundar.

Assino tranquilamente seu comentário.

Com posts curtos ou extensos, profundos ou superficiais, com ou sem $ envolvido ... a função final de todos os blogs é a promoção da cultura cervejeira ... ponto. E isso não esta em julgamento.

Dou um caso classico - o meu ... kkkk ( blogbeerland.wordpress.com/ )

Criei essa "merda"...rsrs.., apenas com a intensão de me divertir com algo que amo, e criar uma cultura "diferente" entre aqueles que tenho contato. Não tive nem a capacidade de pagar R$30,00 pra oficializar o dominio ... rsrss. Nem preciso falar que meu falta tempo ate mesmo pra atualizar ele, com o famoso Ctrl C/Ctrl V

É uma porcaria - sim, em certo sentido é sim! ... mas através dessa porcaria é que criei uma especie de confraria, e tenho orgulho de afirmar que "doutrinei" boa parte daqueles que fazem parte do meu ciclo de contatos.

Se o tal do Fabian ai, com ou sem jabá, continua agregando mais e mais pessoas para essa nova cultura, pô .. parabens...continua nessa pegada...e deixem o cara trampar.

No final, como ja disse, todos ganham (uns um pouco mais...kkk) ... e aos poucos é que vamos caminhando ... e bebendo.

E graças a boas almas, como a do Mestre Marcussi por exemplo ... entre tantos outros ... é que alguns de nós, que querem se aprofundar mais, tem seus desejos de conhecimento atendidos ...
Mais
11 anos 9 meses atrás #55891 por fernando pereira frassetto

Ricardo Martins Sangion escreveu:

fernando pereira frassetto escreveu: Vamos ler mais Michael Jackson, Conrad Seidl, Garrett Oliver, Tim Hampson.

Fernando, infelizmente esses caras nao cobrem o mercado nacional, nao tratam de diversos assuntos importantes do que acontece por aqui, nao tem a mesma agilidade que blogues, nao tem o mesmo entendimento do mercado nacional que autores locais, algumas vezes nao estao disponiveis em portugues.

Enfim, acho muito legal ler esses autores, e outros autores brasileiros tambem, porem acho que nao se encaixa no tema do debate acontecendo por aqui.

Neste caso, os blogues e os veiculos de comunicacao brasileiros fazem sim um trabalho muito, mas muito importante para a expansao do mercado de cervejas no Brasil.

Ricardo, sei que os blogs têm outra função, o que estou querendo dizer, com uma certa ironia, é que tem muita gente escrevendo sobre cervejas sem ler sobre as pedras fundamentais do assunto, que são esses e muitos outros escritores.
Mais
11 anos 9 meses atrás #55893 por Luan Ferre
Bom, primeiramente, prometo que NUNCA MAIS chamo a atenção do Frassetto em um tópico...hehehehehe

Agora, dando minha opinião nesse discórdia generalizada:

- Eu sou autor de um blog com visibilidade razoável, o Brejada.com. Apesar de me dedicar ultimamente muito mais aos vídeos, o conteúdo do blog faz parte do todo.
- Eu já recebi dezenas de cervejas de fabricantes e distribuidores, já fui convidado para dezenas de eventos (fui inclusive para o Rock in Rio ano passado com o apoio a Heineken) e não entendo onde isso é condenável! Não sou jornalista, sou consumidor como todos aqui e criei um blog com o intuito de dividir um pouco do que sei com meus leitores, o que acho muito mais produtivo para o meio cervejeiro do que ficar se lamentando nos fóruns por aí. Se recebi esses "agrados" foi consequência da visibilidade do blog e do meu trabalho. Nunca, eu disse NUNCA, ganhei para falar bem de nada, tampouco para divulgar um produto que não acredito.
- Se eu ganhei ou comprei uma cerveja, minha opinião é a mesma. Se me chamarem para experimentar uma cerveja e eu não achar que está legal eu falo, em particular ou em público se me for permitido. Agora, achar que idoneidade é igual a sair falando mal a torto e a direito, temos um grande problema de interpretação.
- Da mesma forma que recebo cervejas de fornecedores, recebo de cervejeiros caseiros para análise e opinião. Nos dois casos, faço a análise e não cobro nada por isso, nem para divulgação e nem para análise.
- Minha principal preocupação é ser honesto com meu público, se a cerveja é boa eu indico, se não é eu não indico. Posso desagradar alguns, mas não posso sair acendendo vela pra todos os santos.
- O blog tem um anunciante (que é na verdade um grande parceiro), o Capitão Barley. Recentemente, iniciamos uma parceria com o festival Degusta Beer & Food e temos banners dos dois no blog. Nos identificamos muito com esses parceiros e não vejo problema nenhum em trabalhar junto com eles, muito pelo contrário, reitero que para mim é uma forma de reconhecimento do meu trabalho.

Por fim, respeite o trabalho dos outros (mesmo que ele não te agrade)!

O blog faz jabá, não tem opinião isenta, conteúdo é ruim...no canto superior direito tem uma caixinha com um X, clica lá e vai ser feliz!

Abraços
Mais
11 anos 9 meses atrás #55895 por ERITON SOARES
Já que está todo mundo opinando, vou dar o meu pitaco;

Nosso mercado é cheio de diz que me diz, todo mundo tem um projeto na manga, todo mundo tem um segredo, mas as matérias realmente estão focadas em lançamentos, será que não falta um blog para analisar estes lançamentos depois que eles chegam, comparando por exemplo uma Porter lançamento com porters já existentes no mercado, como Founders Porter, Old Engine Oil, etc. Acho que um blog neste formato chamaria muito a atenção do leitor, pois ele realmente vai saber se compra ou não o produto baseado neste comparador que pode ser alimentado pelo usuário. Enfim é como eu disse acima, idéias não faltam, porém acredito que ninguém encontrou a mina de ouro, ainda. rsrsr
Quanto a discussão acho que independente do jabá, patrocionio (sou a favor, até porque tudo hoje em dia é pago) o que tem que prevalecer é a imparcialidades, se a cerveja não é boa, tem que ser disto, haja o que hajar, doa a quem doer.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
Mais
11 anos 9 meses atrás #55897 por Amanda Henriques
Só pra constar, a minha resposta está na página 8.
Abraços a todos e saúde.
Tempo para a criação da página:0.491 segundos