Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55797 por Ricardo Sangion
Gustavo, me desculpe mas, com todo respeito e em prol da boa discussao, acho que no seu ultimo post voce acabe se contradizendo um pouco.

Ao mesmo tempo que diz que tudo é jaba, diz tambem que nao tem nenhuma sugestao construtiva. Ai fica complicado, criticar por criticar, julgar sem buscar mais subsidios.

Voce mesmo acaba indo pro lado da isencao de quem escreve e torna o julgamento como algo pessoal. Entao se uma determinada pessoa publica um PR é jabá, outro é jornalismo?

Vou expor minha opiniao sincera, mais uma vez:

Muito blogueiro divulga lancamentos e notas de imprensa pois sao mais faceis, nem todo blogueiro tem tempo ou vontade ou capacidade para sempre construir textos proprios, isso é fato. Cabe aos leitores gostarem disso ou nao, voltarem ou nao naquele determinado blog, pronto. Nao vejo necessidade de critica, ate porque isso nao melhora em nada nosso mercado. Quer ver a coisa mudar? Invista seu tempo em algo que tenha um resultado efetivo. Não quer iniciar seu proprio projeto? Bons comentarios tambem sao preciosos.

Eu nao vejo ironia nenhuma, muito menos falsidade, em dizer que os blogueiros nao sao jornalistas e que nao tem obrigacao de seguir as eticas determinadas pela profissao. Algumas recomendacoes sao otimas sim de serem seguidas, mas nao entendo que seja uma obrigacao e tambem nao reconheco o comparativo como algo correto. Novamente, é a minha opiniao, respeito quem pensa o contrario, so nao acho correto comentar como se a afirmacao "blogueiro nao é jornalista" fosse uma piada.

Por fim, para quem estava com duvidas sobre blogueiros que sao "funcionarios" da Have a Nice Beer, posso citar dois:
Mauricio Beltramelli - editor-chefe da revista Last Call for Beer
Fabian Ponzi - colunista da mesma revista.

Há outros blogueiros que tem relacoes comerciais com cervejarias, lojas, importadoras, pelo menos ate onde eu sei, e se estiver fazendo alguma bobagem aqui, peco que me corrijam e ja me desculpo antecipadamente:
Raphael Rodrigues - ligado à Tarantino (nao sei se ainda é e qual o tipo de relacao)
Homimilupulo - Cervejaria Duas Cabecas
Obiervervando - Dama Bier, no passado Bierland
Eu Bebo Sim (Bruno Couto) - Cervejaria Duas Cabecas
Ate mesmo o Fernando Pacheco ja foi contratado como DJ para a festa da A Pint with the Queen, organizada por ex-Colorados.

Continuo achando suas afirmacoes sobre Jabá um tanto exageradas.
A grande maioria dos blogs de cerveja nao ganha nada para fazer divulgacoes de novidades. Quando ganha, o valor é extremamente baixo. Posso dizer isso com total tranquilidade, baseado no quanto o Brejas - o portal com audiencia que pode chegar a 10x maior que outros sites - consegue por publieditoriais.

Em nossa historia de 7 anos no ar, tivemos apenas 8 publieditoriais, sempre identificados, voce pode conferir aqui:
www.brejas.com.br/blog/categoria/publieditorial/

E posso dizer que rejeitamos sim alguns, mas devem ter sido 1 ou 2 no maximo, o que quer dizer que a oferta para ganhar o "jabá" não é tao grande assim. Felizmente temos mais procura por publicidade tradicional e conseguimos recursos que financiam o nosso crescimento. Nao vendemos posts no Facebook, pois é contra as regras do proprio Facebook, nem no Twitter. Os publieditoriais sao divulgados nas redes sociais como qualquer outro post e nao cobramos nada por isso - obviamente os anunciantes sabem e contabilizam isso, se quiserem.

Peco que leia as 8 postagens do link acima e me diga se ve algum problema em alguma delas. Darei total atencao às suas criticas e se realmente tiver algo a ser melhorado, iremos adotar daqui pra frente.

Note, tambem, que os posts sao unicos, diferente do que acontece em uma radio, na qual a frequencia é o que determina o jabá e o possivel sucesso daquela musica ou banda, pela mera repeticao ou colocacao inorganica daquela musica no TOP5, influenciando a percepcao das pessoas do que é bom.

Se existe muito mais jaba acontecendo em outros lugares, desconheco.
Voce pode observar o comportamento de diversos Blogs em nosso Reader e, talvez com uma nova perspectiva, tirar suas proprias conclusoes:
www.brejas.com.br/brejas-reader/

Tambem nao vejo problema nenhum em receber amostras para testes. Nao é isso que modifica a indole e etica das pessoas, como voce mesmo observou em seu ultimo post.
Isso acontece em varias industrias. Quando sao produtos caros, as pessoas sao convidadas para conhecer, fazer um test-drive, ter acesso antecipado ao produto para testes e posterior devolucao, ou entao degustar uma pequena porcao. Pense em todas as industrias, todas funcionam da mesma forma.

Em outros casos, como acontece com cerveja, o produto nao pode ser devolvido. Para varias cervejarias e importadoras, vale mais a pena distribuir produtos que montar uma degustacao dirigida. Mais facil, mais rapido, mais barato.

Eu ja sugeri a varios importadores e cervejarias que enviem amostras aos degustadores do Brejas como mais participacao. pois acho uma otima ferramenta para divulgar produto e colher feedback.

Enfim, acho que podemos fazer sim criticas, mas tambem lembro que ao mesmo tempo deveriamos apontar os acertos, o lado positivo, e propor melhorias ao que vimos de errado, com propriedade. E se voce nao gostar de alguma coisa, tem total direito de expressar sua opiniao, em qualquer canal, somos todos livres pra isso. Mas fica muito mais interessante quando conseguimos ver o mundo nao apenas pela nossa limitada visao. Somos apenas um, num mundo de mais de 6 bilhoes de outras visoes.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Ricardo Sangion.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Calil Souza
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55799 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Minha opinião pessoal como autor de um blog:

1. Para além das críticas a este ou aquele post específico, este ou aquele blog, o que me incomoda é que se criou uma "cultura do jabá" na blogosfera brasileira. Leio pouquíssimas matérias de opinião ou pesquisa, algumas de notas de degustação, e um mar monótono de divulgações e publieditoriais, de matérias cujo conteúdo praticamente se repete em 2, 3, 5, 10 blogs diferentes. Só se fala sobre lançamentos recentes, e raramente com algum tipo de comparação com outros produtos; parece que dá status falar sobre as novas cervejas que chegaram e praticamente "esquecer" as do ano passado. Os blogs se tornaram grandes espaços de marketing para as cervejarias e principalmente para as importadoras. É errado? Não sei, provavelmente tão errado quanto qualquer tipo de propaganda. Mas o que eu sei é que esse é um dos motivos pelos quais a blogosfera cervejeira anda tão desimportante e desinteressante, do meu ponto de vista.

2. Eu, como blogueiro, muito raramente recebo qualquer tipo de benesse, mas não posso dizer que absolutamente nunca tive acesso a nada que um consumidor normal não teria. Nunca recebi dinheiro (nem um único tostão) e nem recebi garrafas como cortesia de importadoras ou cervejarias para prová-las, mas já ganhei garrafas de cervejeiros que são amigos e já participei de degustações promovidas por importadoras, na faixa. Já até escrevi sobre elas, por exemplo, aqui . Isso torna o conteúdo do meu blog menos isento? Não sei, é uma questão sobre a qual eu gostaria de ouvir a opinião dos meus leitores do Brejas.

Concordo bastante com sua colocação, Marcussi. Em relação ao ponto 2, eu particularmente acho interessante que postagens sobre qualquer cerveja emitidas por blogueiros convidados e presentes a festas, celebrações, degustações ou que receberam rótulos via cortesia (como estratégia de divulgação / marketing de certa empresa) indicassem esse contexto que serve de pano de fundo para a construção do texto publicado. Afinal, à título de comparação, revistas sérias da área da medicina geralmente exigem que os artigos publicados indiquem quando as pesquisas ali relatadas foram patrocinadas ou tiveram apoio de determinados grupos ou empresas. Como eu disse aqui em outra ocasião (salvo engano naquele debate sobre a festa da Eisenbahn 10 anos), medicamentos e cervejas especiais não estão, de forma alguma, no mesmo patamar no que diz respeito a possíveis impactos sobre aqueles que vão consumir o produto, mas eu interesso-me em saber o contexto dentro do qual um blogueiro tirou suas impressões sobre determinado produto.
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion
Mais
11 anos 1 mês atrás #55800 por Gustavo Guedes
Ricardo, não vejo contradição em criticar sem ter uma idéia melhor para que funcione.

Eu não sou blogueiro, não sou marketeiro e nao sou nada do mercado cervejeiro. Sou apenas entusiasta e consumidor.

Você quer que um reles consumidor tenha resposta sobre como resolver o jabá? Se nem admitir que existe admitem, como vamos solucionar um problema que "não existe"?

Meu papel aqui foi o velho e simples jogar merda no ventilador para que as pessoas sintam o cheiro, vejam, reflitam e as informações nebulosas apareçam e cada um que tire suas próprias conclusões.

Esse seu último post foi bem elucidativo, já valeu a discussão pra mim e compensou ter sido chamado de moleque e covarde pelo confrade Fabian.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
11 anos 1 mês atrás #55801 por Fabian Ponzi
A questão é que uma discussão dessas é inócua. Quem acha que todo blogueiro é jabazeiro, vai continuar achando e pronto. Nenhum argumento é válido quando não há disposição de que ele seja aceito. De minha parte, tenho a consciência tranquila que a minha opinião é sempre baseada no que eu realmente acho sobre as coisas. Quem quiser acreditar, acredite. Quem não quiser, fique à vontade.

Mas deixo um conselho: se forem julgar o caráter de alguém que vocês não conhecem, que o façam baseado em fatos, e não em suposições.
Mais
11 anos 1 mês atrás #55805 por Renan Gomes
Negócios são negócios e todo mundo vive em torno do dinheiro.

Eu duvido que quem é contra jabá não aceitaria caso fosse blogueiro.

Claro, que o jabá legal seria aquele que fosse dado apenas para uma publicação de divulgação do produto, e não de opinião da qualidade do mesmo.
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55806 por Fernando M Pacheco

Ricardo Martins Sangion escreveu:
Ate mesmo o Fernando Pacheco já foi contratado como DJ para a festa da A Pint with the Queen, organizada pela Colorado.

:laugh: :laugh: :laugh:

Essa foi boa...

Eu discotequei na festa, até me lembro de ter encontrado o Ricardo lá. Mas não fui contratado. Me ofereci para tocar lá em troca de ingresso para mim e mais um.

E a festa Pint With the Queen, assim como a IPA Day de Ribeirão Preto são organizadas pela Academia de Ideias Cervejeiras, empresa formada por alguns EX-funcionários da Colorado, como o Rafael Moschetta, que eu já conhecia pessoalmente e topou me colocar para discotecar na festa.

Eu também acho que a grande maioria dos blogueiros não ganha nada, ou quase nada, para divulgar releases e lançamentos, fazem mais para se manterem dentro do jogo do que por interesse financeiro imediato. A imensa maioria dos blogueiros de cerveja se dedicam a isso por hobby, e é muito difícil recusar cerveja boa de graça nessa situação. Eu não acho que seja um problema as vezes aceitar cerveja ou convite para festas, oferecido por empresas que tem interesse no conteúdo do blog. Mas a relação começa a ficar viciada na medida que isso vira um hábito. A mesma cervejaria te manda presentes com regularidade, a mesma cervejaria te banca em viagens com todas as mordomias, com frequência. Nesse contexto deve ser muito difícil escrever blog com algum senso crítico.

Até porque senso crítico que valha alguma coisa não pode se preocupar em ser "construtivo". Crítica que não tem poder para destruir não serve para nada, a não ser reforçar o criticado.
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Fernando M Pacheco.
Tempo para a criação da página:0.533 segundos