Cadastre-se

Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Respondido por fernando pereira frassetto no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

"A indústria brasileira de cerveja possui tradição de mais de cem anos e tem orgulho de produzir bebidas de altíssima qualidade. A Ambev leva aos seus milhões de consumidores receitas seculares produzidas com os melhores insumos disponíveis em todo o mundo"
Receitas seculares??? faça-me o favor...melhor seria terem ficado quietos...
11 anos 6 meses atrás #40934

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Luiz Felipe Malta escreveu: Claudinei, pior que não... Malte não precisa ser somente de cevada...

Tanto que a Brahma Extra se declarada "puro malte", mas está na lista das cervejas com alto teor de milho...


Luiz, acho que você se enganou... a Brahma Extra não é puro malte, e nem se declara como tal. É uma cerveja que leva adjuntos, mas em menor porcentagem no extrato que a sua popularíssima homônima, a Brahma "convencional". Isso acaba resultando em uma cerveja um pouco mais encorpada, devido ao maior teor de malte de cevada. Essa diferença de corpo é nítida, se você comparar as duas. Acho até estranho a Brahma Extra estar na lista das que mais levam milho. Será que eles não quiseram se referir à Brahma "convencional"? Ou estariam falando apenas em "quantidade absoluta", e não em "proporção"?

Quanto ao milho e ao arroz, sempre tive na minha conta que esses cereais são usados na forma não-maltada nas cervejas, ou o próprio cereal ou seu subproduto (maltose). Seria viável maltar milho para a produção cervejeira?
11 anos 6 meses atrás #40936

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Felipe Malta Fernandes no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Nossa, que estranho. Eu podia jurar que a Brahma Extra se dizia "puro malte". Mas realmente consultei a Internet e achei justamente que ela leva cereais não-maltados. Enfim, fica a correção.

Quanto a maltar milho, não sei o quanto é viável em larga escala, mas já vi relatos de receitas com milho maltado. Nunca tive a oportunidade de experimentar. Acredito agora que seja um nicho.
11 anos 6 meses atrás #40938

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

OK, Luiz. As únicas cervejas "industriais" (excluindo as artesanais, as com "apelo artesanal" e afins) produzidas no Brazuca com receita puro malte são a Heineken, a Kaiser Bock e a Bavaria Premium. Pelo menos, são as que eu conheço...

Essa de maltar o milho pra fazer cerveja é novidade pra mim. Será que isso não encarece o processo? O grão de milho maltado teria um melhor rendimento? A cerveja resultante ficaria menos seca? Vou pesquisar mais a respeito...
11 anos 6 meses atrás #40940

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ivan Sellegatto Gomes no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

fernando pereira frassetto escreveu: "A Ambev leva aos seus milhões de consumidores receitas seculares produzidas com os melhores insumos disponíveis em todo o mundo"
Receitas seculares??? faça-me o favor...melhor seria terem ficado quietos...


Qualquer receita criada até o ano 2000 pode ser chamada de secular e até milenar.:evil::laugh:
11 anos 6 meses atrás #40988

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ivo Nóbrega de Medeiros no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

"Controlar a quantidade de malte de cevada é necessário para obter cerveja com características adaptadas ao paladar do consumidor brasileiro: leve, refrescante e de corpo suave".

Essa justificativa da Ambev é no mínimo ridículo. É o tipo da coisa, cachorro só come ração pq só dão ração para ele comer, se derem uma picanha suculenta garanto que eles vão preferir a picanha.
Muitos brasileiros só bebem essas cervejas comerciais, pq não experimentaram as artesanais. Até pouco tempo, para mim, cerveja era skol, bohemia e olhe lá heineken, todavia graças a uma forte reação alergica que tive (entre outros alimentos, o milho), fui obrigado a mudar minha alimentação. E uma das primeiras mudanças foi parar de tomar essa cerveja de milho e começar a tomar cerveja de verdade.
11 anos 6 meses atrás #40996

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se