Cadastre-se

Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Criado por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

11 anos 6 meses atrás #40918

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Guedes no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Interessante, mas é o que já esperávamos, né?
Dentre as que possuem alto teor de malte está a Bavaria Premium!
e a Brahama Extra está nas que tem mais milho! Bohemia que se propaga como uma cerveja 'superior', também é puro milho.
Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
11 anos 6 meses atrás #40923

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Felipe Malta Fernandes no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Alto teor de malte não quer dizer que uma cerveja seja melhor do que outra. A própria Tripel Karmeliet não é puro malte e é como conhecemos. Em compensação, a Brahma Extra, que é puro malte (malte de cevada e malte de milho), é uma das famigeradas citadas na reportagem.

A reportagem está dentro do que já seria de se esperar. E a fala da Ambev, resume bem o pensamento comercial disfarçado de "bem-estar dos consumidores": "controlar a quantidade de malte de cevada é necessário para obter cerveja com características adaptadas ao paladar do consumidor brasileiro: leve, refrescante e de corpo suave".
11 anos 6 meses atrás #40926

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Interessante a matéria. É algo que nós aqui já estamos carecas de saber, mas que muita gente nesse enorme mercado consumidor, provavelmente a sua maioria, não sabe.

Eu tendo a preferir cervejas puro malte, mas é complicado tomar uma posição mais firme nesse sentido, porque a escola belga está aí com maravilhosos estilos que levam grãos não-maltados e açúcares dos mais variados tipos, e são cervejas MUITO saborosas. Basta mencionar Leffe, Karmeliet, as trapistas... Aqui, porém, o objetivo não é o de redução de custos, como eu acredito que seja o caso das nossas lagers de massa, mas sim produzir cervejas de elevado teor alcoólico que não sejam muito "pesadas", principalmente, sem prejuízo do sabor.

Essa conversa de "adaptadas ao paladar do consumidor brasileiro" é passível de questionamentos, a meu ver. O "paladar brasileiro" não nasceu assim, ele foi induzido através dos anos pelas grandes cervejarias, de forma muito conveniente. Fenômeno muito semelhante ao que ocorreu nos EUA, com a Bud. Acostuma-se o consumidor com este tipo de paladar, e até que ele abra sua mente e desperte seu interesse por cultura cervejeira, ele continuará "fiel" ao seu rótulo popular trincando de gelado. E com isso, é possível manter uma produção larga a custos menores...

Luiz, acho que você estava zoando quando falou em "malte de milho", não?
11 anos 6 meses atrás #40927

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Bom, de fato, nenhuma surpresa! Aliás, pra mim, há uma surpresa sim: A Brahma Extra! Eu achei que essa se salvava, mas pelo visto não! Do portfólio "premium" da Ambev, aliás, apenas a Serramalte não figura na lista. Eles devem ter esquecido de citar a Skol 360° na lista, pois é apenas uma Skol com menor carbonatação (popularmente falando, sem gás mesmo). Por isso não empapuça, mas também não desce! Haha!
11 anos 6 meses atrás #40929

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Felipe Malta Fernandes no tópico Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Claudinei, pior que não... Malte não precisa ser somente de cevada...

Tanto que a Brahma Extra se declarada "puro malte", mas está na lista das cervejas com alto teor de milho...
11 anos 6 meses atrás #40931

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se