Cadastre-se

Dica essenciais para primeira vez!

Criado por Diego Lopes no tópico Dica essenciais para primeira vez!

Boa noite pessoal.

Nesse feriado que se aproxima, vou fazer minha primeira brassagem. Sou bem leigo no assunto mas pretendo já colocar a mão na massa pra sentir as dificuldades.
Já li várias coisas por aqui. O pessoal ajuda muito. Mas, tenho muito mais coisas a ver ainda como falta tempo, queria saber oque o pessoal recomenda como dica(s) de ouro para que a primeira vez não seja traumática e não doa (rsrs) para mim e para outras que virão.

Produzirei 20L de Pale Ale a partir de um kit pronto (qtdes de maltes e lúpulos padrão) do Cia da Breja.

Usarei um Kit básico, com 1 caldeirão com fundo falso e torneira, 1 fermentador/maturador em PVC com Airlock e comprei também um chiller.

De equipamentos de medição, por enquanto tenho apenas um termômetro.

Apesar do clima relativamente bom em SP (20ºC em média esses dias), me preocupa o fato de que ainda não tenho bom controle de temperatura para fermentação e maturação.

Fora rezar (rsrs), sugestões da onde tomar mais cuidado?

Abraço a todos.
10 anos 9 meses atrás #47129

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Dica essenciais para primeira vez!

acho q a principal dica é escrever um passo a passo de tudo o que vc vai fazer, desde comprar água, passando por rampas de temperatura, trásfegas, adição de cada lúpulo e etc.

só pra eu entender, esse balde tem torneira? vc vai fazer a mostura no caldeirao com fundo falso, extrair pro balde, limpar o mesmo caldeirao, e jogar o mosto de volta pra fervura?
10 anos 9 meses atrás #47134

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Lopes no tópico Dica essenciais para primeira vez!

Opa, blz Marcelo?

Não estou com a receita detalhada em mãos (como comentei, essa será uma receita pronta de Pale Ale da Cia da Breja), mas basicamente os passos que tenho em mente:

Além da receita, que tem:

Maltes: Pale Ale, Pilsen, Cara Blond e Crystal
Lúpulos: Saaz e Magnum
Fermento: S-04

Vou comprar 30 ou 40 litros de agua mineral de garrafão (prevendo perdas para produção de 20l).

Passos resumidos:

- O malte já virá moido.
- Sanitização de todos os equipamentos;
- Brassagem no caldeirão (colocando o malte após a água atingir temperatura próxima da adequada);
- Sim, passar para o balde que, sim, tem torneira tbm, para limpar o caldeirão;
- Voltar para o caldeirão para fervura e adição de lúpulos;
- Esterelizar o Chiller no fim da fervura e refriar o mosto;
- Jogar no balde, adicionando fermento e deixar fermentar (8 dias pretendo);
- Maturação (temperatura ambiente);
- Priming / engarrafar;

Se for o caso, as quantidades e os detalhes de rampas (tempos e temperaturas), quando tiver em mãos, coloco aqui. Idem se for o caso com mais detalhes nos processos.

Se tiver dicas mais especificas para processos parecidos com oque eu estou planejando agradeço. Mas dicas mais gerais tbm são bem vindas (tipo: cuidados, proximos equipamentos importantes para investir, etc).

Obrigado pela ajuda e um abraço.
10 anos 9 meses atrás #47148

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Dica essenciais para primeira vez!

eu tbm ainda sou principiante. disse pra vc escrever pra vc ter um cronograma que facilite o passo-a-passo q terá de fazer no dia da brassagem. isso inclui saber cada temperatura da mosturação. vc vai fazer lavagem dos grãos? nao esqueça q terá de sanitizar o balde fermentador depois de devolver o mosto pro caldeirão. aliás, vc tem fogareiro de alta pressão? ou vai usar fogão normal?

sobre equipamentos, o que tenho de diferente é um filtro bazooka(que substitui o fundo falso) e um freezer com termostato. realmente nas últimas semanas o clima anda ameno e estável em sp, mas no resto do ano acho q controlar a temperatura é muito importante. tbm tenho um segundo balde com torneira e bottle filler pra fazer primming e envasar.
Last edit: 10 anos 9 meses atrás by Marcelo Vodovoz.
10 anos 9 meses atrás #47162

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Felipe Menezes no tópico Dica essenciais para primeira vez!

Diego, recomendo fazer o calculo correto da agua. A media é 2,5 litros por quilo de malte para a brassagem, e para fervura/lavagem vc adiciona o mesmo volume da brassagem vezes 1,5. Importante essa água secundária ser adicionada ao mosto na mesma temperatura do mesmo (ou seja, vc vai ter que ter outro recipiente pra esquentar essa agua)

Se for brassar a 68 graus por exemplo, deixe a agua chegar a 72 mais ou menos que quando voce colocar o malte a temperatura vai cair. Recomendo controle rigido da temperatura (se subir demais corre o risco de inativar as enzimas)

Sanitizar tudo que for ter contato com o mosto resfriado. Importantíssimo!!

E Check list de tudo, como sugerido pelo Marcelo. Antes de começar é interessante vc saber tudo que vai fazer e quando vai fazer. E quando fizer, anote os tempos, temperaturas e quantidades. Ajuda muito no processo de aprendizagem saber o que fez certo ou errado.

Boa brassagem!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lucas Laux
10 anos 9 meses atrás #47169

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Lopes no tópico Dica essenciais para primeira vez!

Obrigado pessoal.

É por enquanto fogão normal. Estou preparando o check-list!
Freezer é uma das primeiras coisas que eu estou pensando em comprar.

Marcelo, você comprou o seu em algum lugar ou adaptou em casa mesmo? e o termostato?

Felipe, obrigado pelas dicas. Tudo anotado.
10 anos 9 meses atrás #47175

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se