Foi como falei ao Renato por e-mail, não se trata de estagiário, de funcionário de aviso prévio nem de loucura, é encalhe mesmo !
Sendo o mercado das cervejas especiais ainda um mercado pequeno no Brasil, sem mencionar o hábito do brasileiro de não ser muito fã de leitura, livros assim chegam às prateleiras e por lá ficam anos. Mas promoções de desencalhe desse tipo servem para nos mostrar que a margem de lucro exorbitante dos comerciantes não está só no segmento de bebidas, está em todos os segmentos. Certamente a Americanas não está tomando prejuízo vendendo o livro por este preço, podem estar com uma margem reduzidíssima, mas prejuízo jamais.
E a cada dia me convenso mais de uma coisa, comprar qualquer produto recém lançado é assinar seu atestado de burrice, ou pelo menos de ingenuidade. Eu paguei na Larousse uma graninha bem maior, não lembro ao certo mas acho que na casa dos R$ 60,00.
Outro exemplo, minha esposa está procurando um notebook pra comprar, isso já faz algum tempo inclusive, ela quer o TX2 da HP, aquele que vira o monitor, tem touch screen e blablablá. Minha irmã, há alguns meses, comprou esse mesmo modelo por três mil e tralalá, minha esposa o achou agora em janeiro por uns R$ 1.900,00 (em loja, não é esquema de Mercado Livre, não). O vacilo é que ela não o comprou quando viu, e agora não acha mais porque disseram que a HP tirou o note de linha.
Enfim, uma indústria lança um produto e coloca seu preço lá em cima, os revendedores ainda jogam uma margem mais lá em cima ainda, os afoitos compram, depois que as vendas diminuem, os preços acompanham, lei de mercado ? Também, mesmo porque os afoitos já pagaram a diferença.