Minha Primeira Leva (AJUDA)

Mais
12 anos 10 meses atrás #48759 por Vitor Colossi Branco
Então, na verdade quando eu fiz a recirculação, não veio nenhum grão inteiro, mas vieram vários pedacinhos de grão, tipo uma borra de café sabe?

E sobre o airlock, agora fiquei feliz! hehe achei que por não estar borbulhando, não estava fermentando, mas fiz uma medição ontem, e de fato diminuiu a densidade! Segundo os meus cálculos, a minha "cerveja" vai ficar com um teor alcoolico de aproximadente 1.5%!! heheheh fazer o que...

Aproveito o espaço para perguntar, Vale a pena fazer uma maturação a +-5°C? Ou é necessário que fique a 0-1°C

Marcelo valeu pela ajuda!
Mais
12 anos 10 meses atrás #48762 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Minha Primeira Leva (AJUDA)
Vitor, primeiro queria deixar claro que tambem ainda sou um principiante, mas tento sempre postar alguma resposta aqui no fórum pra ajudar quem tá na primeira leva.

voce pode fazer maturação a 5 ou até uns 10 graus. mas uma observação importante é que se sua cerveja ficar mesmo com pouco alcool o risco de contaminação em qualquer transferencia é bem maior do que se tivesse com mais de 5% abv.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Vitor Colossi Branco
Mais
12 anos 10 meses atrás #48764 por Diego Lopes
Respondido por Diego Lopes no tópico Minha Primeira Leva (AJUDA)
Boas pessoal,

Vitor, éa a eficiencia que vc teve na mostura foi baixa. De curiosidade, como vc fez essa parte? Usou agua mineral ou fervida? Quais rampas de temperatura?

Quantos litros de mosto sobraram no fim?

Outra coisa que estava lendo no livro How to Brew é que o ideal pra inocular o fermento é na temperatura que ele vai trabalhar pra ele se "acostumar"...mas como vc medio OG 1,021 acho que o problema não foi esse...

Tbm sou iniciante...meu airlock tbm nao fica borbulhando tbm..soh com pequenas bolhas de ar na parede...tem um pequeno vazamento pela tampa...mas o cheiro de gases na cozinha nos 2 primeiros dias é absurdo rsrs...

Rs depois conta se a Blond Light ficou bacana..!...quem sabe o "acidente" não fica legal?

Abraço!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Vitor Colossi Branco
Mais
12 anos 10 meses atrás #48797 por Vitor Colossi Branco
Marcelo,

As suas postagens são muito importantes cara, pq incentivam quem esta começando, e claro, no início surgem milhões de dúvidas e ter alguém pra tentar "dar uma luz" ajuda imensamente! Vou prosseguir com a maturação a +- 5°C no mesmo balde da fermentação pra evitar riscos de contaminação e ver, se no final, temos algo parecido com cerveja!

Diego,

Então, tentei seguir a receita que eu tenho, aqueci a água mineral (PH 5,8) a 67°C, misturei os grãos e deixei por +-45 min nesta temperatura, pra dai então esquentar a 76°C (Inativação enzimática). Tendo sobrado, de mosto no final da fervura, 19L.

Posso estar errado, mas o meu problema acredito que tenha sido na moagem, não sei moí muito rápido, mas percebi que vários grãos foram praticamente inteiros pra brassagem...

Pensei em jogar td no ralo e partir pra outra, mas decidi continuar e já que não tenho muito a perder, vou treinando as próximas etapas, para evitar futuros erros, e de fato, quem sabe a blond Light não fica boa? Pode deixar que vou contar se consegui beber

Abraços e obrigado pela ajuda!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diego Lopes
Mais
12 anos 10 meses atrás #48818 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Minha Primeira Leva (AJUDA)
Vitor, na moagem a questão deve ser ajuste do moinho. Se está saindo muitos grãos inteiros, deve apertar até não sair mais.
Mais
12 anos 10 meses atrás #48824 por Diego Lopes
Respondido por Diego Lopes no tópico Minha Primeira Leva (AJUDA)
é cara é uma coisa a se verificar mesmo...

as 3 levas que eu fiz até hoje peguei o malte já moido. Costumo deixar mais tempo nas temperaturas tipo 67ºC (60, 70 minutos, dependendo da receita) mas não sei, acho que a moagem deve afetar mais..

agora vou até tomar mais cuidado ainda com a que eu vou fazer no sabado, que será a primeira que eu mesmo vou moer...

Pedro, vc que é um dos que eu considero guru daqui do forum (sem puxar o saco rs)... se medir a OG antes da fervura pra ver se já tem bastante açucar convertido no mosto dá muito erro? (comprei o densimetro finalmente!).

Abraço.
Tempo para a criação da página:0.373 segundos