Algumas dúvidas de iniciante

Mais
10 anos 3 meses atrás #63786 por João Fernando Cabral
Boa noite, recentemente comprei meu primeiro kit de 20l e acredito que no começo do próximo mês faça minha primeira breja. Será uma pale ale por ser a recomendada para iniciantes, vcs sabem...

Enfim tenho algumas dúvidas para produzi-la:

1- Posso executar todos os processos com as panelas sem tampas?

2 - Depois de higienizar meus equipamentos com álcool 70 ou outros desinfetantes recomendados eu devo enxaguar com água para retirar os resíduos dos produtos? E se sim essa água deve ser mineral para evitar problemas com substâncias contidas na água encanada?

3 - Quanto mais rápido eu resfriar melhor? No caso usando um chiller, li que quanto mais rápido resfriar menos amarga fica a breja... Esse amargor deve ser sempre evitado ou é da escolha do paladar do cervejeiro, no caso o meu?

4 - Há outra forma de saber se a cerveja já está com gás e pronta para consumo sem usar o manômetro?

5 - Eu consigo instalar algum equipamento que controle a temperatura de uma geladeira comum?

6 - Como sei se o processo de fermentação foi concluído?
Mais
10 anos 3 meses atrás #63787 por André Rodrigues
Boa Noite joão, seja bem vindo ao fórum.

João Fernando Cabral escreveu: 1- Posso executar todos os processos com as panelas sem tampas?

Acredito que sim. Se você for fazer Whilrpool após o resfriamento, seria bom cobrir a panela com algo(um pano bem limpo, por exemplo). Já que nessa parte já ocorreu a fervura. Fora isso, não lembro de nenhuma etapa onde a tampa é obrigatória.

2 - Depois de higienizar meus equipamentos com álcool 70 ou outros desinfetantes recomendados eu devo enxaguar com água para retirar os resíduos dos produtos? E se sim essa água deve ser mineral para evitar problemas com substâncias contidas na água encanada?

Olha, não uso Alcool 70. Após a fervura eu uso Iodophor e não há enxague. Não sei como funciona para o alcool.

3 - Quanto mais rápido eu resfriar melhor? No caso usando um chiller, li que quanto mais rápido resfriar menos amarga fica a breja... Esse amargor deve ser sempre evitado ou é da escolha do paladar do cervejeiro, no caso o meu?

Sempre evitado (exceto talvez em algum processo muito específico que eu desconheço).
Se quer uma cerveja mais amarga o ideal é acrescentar lúpulo. Esse "amargor" causado por um resfriamento longo é desagradável e nada tem a ver com o amargor de uma IPA por exemplo.

4 - Há outra forma de saber se a cerveja já está com gás e pronta para consumo sem usar o manômetro?

Tentativa e erro. :laugh:
Parece brincadeira, mas é a forma que eu uso. Após alguns dias (normalmente 7) após o primming eu abro uma garrafa e vejo como está.

5 - Eu consigo instalar algum equipamento que controle a temperatura de uma geladeira comum?

Sim. Um termostato TIC - 17 resolve a sua vida.
Algo como esse cara aqui
loja.weconsultoria.com.br/controlador-de...-tic-17-rgti-p45147/

6 - Como sei se o processo de fermentação foi concluído?

Quando a densidade parar de variar. Assim, alguns após o seu airlock parar de borbulhar, você deve medir a densidade. Quando ela não mais variar entre um dia e outro, quer dizer que a fermentação terminou.

Qualquer dúvida é só falar.
Abraços
Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #63788 por João Fernando Cabral
Valeu amigo, só mais uma dúvida, você me recomenda usar um freezer ou uma geladeira?

Agora é só aguardar meu equipamento chegar e fazer minha breja!! Forte abraço e obrigado pelas respostas, ajudaram muito.
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por João Fernando Cabral. Razão: Incrementar mais informação
Mais
10 anos 3 meses atrás #63789 por André Rodrigues
João.

Eu uso uma geladeira e atende perfeitamente.

Abraços.
Mais
10 anos 3 meses atrás #63790 por Fernando Passos
Tanto faz instalar o termostato em geladeira e freezer, vai do que você tem disponível.
A única diferença que notei é que se você morar em algum lugar muito quente um freezer horizontal sofre menos na hora de acionar o motor, mas não há grande diferença no produto final.
Mais
10 anos 3 meses atrás #63791 por João Fernando Cabral
Perfeito, valeu amigos!!!!! Forte abraço
Tempo para a criação da página:0.397 segundos