Cadastre-se

Ta fermentando? aonde eu errei.

Criado por Julian C no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.

Pessoal, fiz minha primeira brassagem. Durante o processo nenhum problema grave, a princípio tudo certo. Mas não vejo reação no meu airlock, acredito que não está fermentando. Segue foto anexo.

Fiz uma receita para 10 litros, mas após a fervura ficou apenas uns 5 litros e utilizei metade do sache para fermentar, de 4 a 5 gramas. Tenho um fermentador de 30l, mas estou preocupado pois não vejo reação no meu airlock. Já está a 1 dia em fermentação a 19 graus.

Fiz uma Original Bitter e usei o fermento S-04.
7 anos 7 meses atrás #65425
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabio Vieira no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.

Ausência de atividade no airlock não quer dizer que não está havendo fermentação.
Se esses 5 litros estiverem no fermentador de 30 litros, o headspace (espaço residual não ocupado pelo mosto cervejeiro no fermentador) será muito grande a ponto de ficar difícil de observar atividade no airlock também.
O mais certo é acompanhar a fermentação medindo a densidade do mosto. Se vc observar que está havendo diminuição da densidade, é porque a fermentação está acontecendo.
Tenha paciência e não se desespere...
7 anos 7 meses atrás #65426

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Julian C no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.

Obrigado Fábio, vou aguardar. Pela foto que anexei, o que você me diz?
7 anos 7 meses atrás #65427

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Julian C no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.

Esqueci de mencionar que quando coloquei o fermento o mosto estava a 26 graus.
7 anos 7 meses atrás #65428

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabio Vieira no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.

O ideal é inocular o fermento com o mosto estando na mesma temperatura que será a de fermentação. Por exemplo, se vai fermentar usando 20 graus Celsius, o ideal é inocular o fermento com o mosto a 20 graus. Mas a 26 graus está ok, pois não vai matar as leveduras .
7 anos 7 meses atrás #65433

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Julian C no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.

Pessoal, sobre o densímetro. Tem duas opções para comprar, o densímetro e o mini densímetro. Estava pensando em comprar o míni, pois desperdiço menos mosto. Mas me falaram que esse mini com proveta de 50ml não mede bem, que bom mesmo é o de 250ml. O que vocês me dizem?
7 anos 6 meses atrás #65453

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se