RECEITA

Mais
12 anos 4 meses atrás #52134 por JULIO CESAR FINKBEINER
Criado por JULIO CESAR FINKBEINER no tópico RECEITA
Olá boa tarde....
Por gentileza alguém dos Srs. teria material didático ou poderia me "ensinar" a pegar os dados da "tabela periódica de estilo de cerveja", e montar minha própria receita :dry:
Meu equipamento eu terminei de montar a algum tempo porem "fazer minha propria cerveja" ainda não fazer, digo, copiar a receita da internet.....bom ja fiz.... mas honestamente ..... gostaria de dizer "provem está é a minha receita"...... acho que o pessoal que faz cerveja a mais tempo entende o que isso significa.....
Usar programas tenho 3 (beersmit 2 .. brew recipe developer ... brewtarget).......... honestamente ñ to conseguindo configurar nenhum deles.
Desde já agradeço.....
Anexos:
Mais
12 anos 4 meses atrás #52136 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico RECEITA
onde voce mora?
acho q seria interessante fazr um curso de cerveja caseira.
vc le em ingles? uma boa fonte é o howtobrew.com
Mais
12 anos 4 meses atrás #52137 por JULIO CESAR FINKBEINER
Respondido por JULIO CESAR FINKBEINER no tópico RECEITA
Olá sou de SC - Jaraguá do Sul.
Curso..."oficina cervejeira" já fiz "2" ..... no q tange....."fazer" a receita dos outros , sem stresss.
Qto ao inglês hje em dia e fácil traduzir qqr coisa.
Mais
12 anos 4 meses atrás #52141 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico RECEITA
acho q em joinville vc pode tentar contato com cervejeiros mais experientes que talvez possam te dar uma mão.
sobre a tabela periodica, uma boa referencia sobre os estilos é o www.bjcp.org/2008styles/catdex.php

cara, acho q nao tem outro caminho, senao estudar, qto mais vc estudar mais suas receitas vao ter a sua cara.

pesquise por exemplo caracteristicas dos maltes e dos fermentos, aqui vai uma de maltes:
www.winning-homebrew.com/malts.html

pesquise receitas caseiras que ganharam concursos, aí vc vai ter uma ideia dos perfil dos maltes utilizados naquele estilo, e por ai vai...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: JULIO CESAR FINKBEINER
Mais
12 anos 4 meses atrás #52216 por Diego Lopes
Respondido por Diego Lopes no tópico RECEITA
Opa, tudo bem?

Ler o BJCP e o livro how to brew do Palmer ajudam a vc ter uma boa noçao do que quer.

Costumo usar o Brewtarget para uma referencia. Por exemplo, minha próxima receita será uma American Pale Ale, ai eu crio uma nova receita e defino o estilo. Ele já determina pra vc os limites de SRM, IBU, OG, FG e ABV. A partir daí vc testa os maltes que tiver afim de usar pra chegar no OG e SRM, e os lupulos para calculo de IBU. Eu quero uma single hopped com Cascade. Ai jogo lá e vejo quanto de lúpulo preciso pra chegar nuns 40 IBU's.
Coloca o S05 da fermentis mesmo só para ele calcular o ABV aproximado.

Mas, dentro do que descobri mexer, é um software que dá os valores, mas não diz se o lúpulo que vc esta usando é adequado para aquele estilo (exemplo fazer uma IPA Americana com fuggle que é tipicamente inglês) - não que vá ficar ruim, mas talvez nao seja oq vc quer.

Ai vale fuçar receitas na internet para dar ideia como o Marcelo disse.
E uma dica que ele me deu é sempre anotar tudo. Ai vc decide na proxima vez se vai repetir a receita ou precisa mudar alguma coisa, como fermento usado, qtdes de maltes e etc.

Com certeza, estudando mais deve dar pra melhorar, mas acho que a criatividade conta bastante essas horas, além da experiencia que vc vai adquirindo.

Boas brejas.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: JULIO CESAR FINKBEINER
Mais
12 anos 4 meses atrás #52225 por JULIO CESAR FINKBEINER
Respondido por JULIO CESAR FINKBEINER no tópico RECEITA
Tenho o Beersmit...... vou começar a inventar aqui só pra ver no q dá.... vlw
Tempo para a criação da página:0.402 segundos