Opa, tudo bem?
Ler o BJCP e o livro how to brew do Palmer ajudam a vc ter uma boa noçao do que quer.
Costumo usar o Brewtarget para uma referencia. Por exemplo, minha próxima receita será uma American Pale Ale, ai eu crio uma nova receita e defino o estilo. Ele já determina pra vc os limites de SRM, IBU, OG, FG e ABV. A partir daí vc testa os maltes que tiver afim de usar pra chegar no OG e SRM, e os lupulos para calculo de IBU. Eu quero uma single hopped com Cascade. Ai jogo lá e vejo quanto de lúpulo preciso pra chegar nuns 40 IBU's.
Coloca o S05 da fermentis mesmo só para ele calcular o ABV aproximado.
Mas, dentro do que descobri mexer, é um software que dá os valores, mas não diz se o lúpulo que vc esta usando é adequado para aquele estilo (exemplo fazer uma IPA Americana com fuggle que é tipicamente inglês) - não que vá ficar ruim, mas talvez nao seja oq vc quer.
Ai vale fuçar receitas na internet para dar ideia como o Marcelo disse.
E uma dica que ele me deu é sempre anotar tudo. Ai vc decide na proxima vez se vai repetir a receita ou precisa mudar alguma coisa, como fermento usado, qtdes de maltes e etc.
Com certeza, estudando mais deve dar pra melhorar, mas acho que a criatividade conta bastante essas horas, além da experiencia que vc vai adquirindo.
Boas brejas.