Cadastre-se

Primeira Cerveja de Trigo

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Boa tarde amigos.

Bem, fizemos 2 brasagem, 1 a 14 dias ja e a outra ontem.

Vamos la,

A primeira, prestou somente para agente aprender tudo que pode dar errado...kkk... e quando falo tudo é tudo mesmo.

Falta de braçadeira nos conectores, mexer com liquido quente queima..kkk... a Bazuca entope...kk e por ai vai.

Confesso que foi uma lastima total, porem aprendemos bastante, e tirando os vazamentos, o que ficou na panela quando a bazuca entupiu e tal, foram miseros 11 litros de algo muito esquisito para o fermentador.kkk

Mas saindo oque sair eu vou tomar..kkkk......

Agora vamos a brassagem de ontem.

Fiz outra weiss só que com malto de trigo escuro, os processos todos foram muito bons, consegui guardar 17 litros no fermentador.

Minha duvida é a seguinte, meu aquela brazuca entope tanto pq?

Fiz a recriculação com uma bomba e tal, conforme os grãos foram abaixando foi só diminuindo o fluxo da bomba até que parou, ai dei meus jeitos, e consegui limpar a bagaça..

Ai que eu gostaria de saber se, é a bazuca que é ruim, ou se com o fundo falso é melhor?

attt
8 anos 3 meses atrás #64025

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Lincoln Martins escreveu: Boa tarde amigos.

Bem, fizemos 2 brasagem, 1 a 14 dias ja e a outra ontem.

Vamos la,

A primeira, prestou somente para agente aprender tudo que pode dar errado...kkk... e quando falo tudo é tudo mesmo.

Falta de braçadeira nos conectores, mexer com liquido quente queima..kkk... a Bazuca entope...kk e por ai vai.

Confesso que foi uma lastima total, porem aprendemos bastante, e tirando os vazamentos, o que ficou na panela quando a bazuca entupiu e tal, foram miseros 11 litros de algo muito esquisito para o fermentador.kkk

Mas saindo oque sair eu vou tomar..kkkk......

Agora vamos a brassagem de ontem.

Fiz outra weiss só que com malto de trigo escuro, os processos todos foram muito bons, consegui guardar 17 litros no fermentador.

Minha duvida é a seguinte, meu aquela brazuca entope tanto pq?

Fiz a recriculação com uma bomba e tal, conforme os grãos foram abaixando foi só diminuindo o fluxo da bomba até que parou, ai dei meus jeitos, e consegui limpar a bagaça..

Ai que eu gostaria de saber se, é a bazuca que é ruim, ou se com o fundo falso é melhor?

attt


Acredito que seja uma moagem muito fina dos maltes.
Eu comecei com bazuca e minha primeira brassagem foi igual a sua, um fiasco total.
Depois disso comprei um fundo falso e nunca mais usei bazuca (ainda sou novato, fiz 5 brassagens até agora)..
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lincoln Martins
8 anos 3 meses atrás #64026

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Boa noite amigo .

Muito bom, só com outras experiências pra gente poder ter uma luz.

Agora q vc falou realmente é isso.

Eu estou comprando o malte moído do Lamas...e realmente vc vê que o sedimento que fica é muito fino mesmo...tipo um barro as vezes...tem os grãos é claro, mas forma essa pasta no fundo.

Sei meus jeitos e em toda troca de panela penerei com 2 panos, foi o jeito q encontrei ontem.

Mas beleza, agora sei onde está o problema...menos mal...Kkk

Sábado que vem vou fazer mais 20 litros...kkkk...num é q esse trem vivia mesmo..

Obrigado amigo.
8 anos 3 meses atrás #64027

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Bom dia amigos,

Bem, estive um tanto quanto longe do forum devido a tempo mesmo, rs, porém agora posso postar mais informações referente a nossa empreitada nesse mundo da cerveja artesanal.

Como havia dito, nossa interesse é tão somente nas cervas de trigo. Fiz até agora 4 brassagens, da terceira pra frente ja consegui contornar os problemas e fazer tudo certinho.

Temos seguido essa receita, porem para experimentar a diferença na segunda brassagem trocamos o trigo claro por trigo escuro, abaixo vou postar algumas fotos.

Malte Pilsen - 2,25kg
Malte Trigo - 2,5kg
Malte Carahell - 0,50kg
Malte Acidificado 0,25 kg
WB06 - 1 pacote
Galena 10 gramas
H. Perle 20 gramas

Posso dizer que estamos satisfeitos com os resultados, tem ficado muito bom. É claro que ainda tenho algumas dúvidas tipo: Pra determinado tipo de cerveja "Trigo" tenho que usar determinado tipo de Lúpulo ou posso alterar, respeitando a quantidade pra amargor e aroma?,

Nossa parafernalha, nossa segunda brassagem com trigo escuro e a terceira brassagem com a receita normal.


//// No mais é isso ai, a e fica impossível querer tomar uma Pilsen depois de tomar esses petróles....kkk..

Obrigado
Last edit: 8 anos 2 meses atrás by Lincoln Martins.
8 anos 2 meses atrás #64452

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Segunda Brassagem com Trigo escura
Last edit: 8 anos 2 meses atrás by Lincoln Martins.
8 anos 2 meses atrás #64453

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Então Lincoln, tu pode colocar qualquer lúpulo em qualquer quantidade e chamar de cerveja de trigo (não pra um concurso :) ).

Já fiz uma imperial weiss, que tinha a receita padrão de uma weizen, porém com 9% de álcool. Já usei lúpulo cítrico e fiz uma weiss com aroma e sabor de maracujá e abacaxi. E todas elas ficaram excelentes.

Mas se você quiser ser fiel ao estilo (alguns preferem assim), você poderia utilizar um lúpulo alemão (algum Hallertau) apenas para amargor, deixando o amargor entre 10 e 20 IBU.

Outra dica totalmente estética que eu daria é filtrar mais a cerveja. Pessoalmente não gosto de weiss muito turva. :)

Abraço!
Last edit: 8 anos 2 meses atrás by Gustavo Silva.
8 anos 2 meses atrás #64454

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se