Cadastre-se

Primeira Cerveja de Trigo

Criado por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Bom dia amigos,

Sou completamente novato nessa ideia de fazer cerveja em casa, porem sou completamente apaixonado pela danada da cerveja de trigo, que por sinal é um absurdo os valores nos mercados.

Pensando nisso, eu e alguns amigos aqui do trabalho estamos adquirindo um kit para fabricação de 20 litros em casa, como vamos dividir os valores não vai ficar nada tão caro, e vamos revezar os equipamentos.

Pois bem, tenho assistido bastante vídeos no YouTube e quanto ao processo em si das etapas e tal ja não tenho muita duvida, porém como nos videos normalmente eles sempre esquecem de falar alguns pontos, e procurando na internet cheguei a esse fórum.

Não quero, de forma alguma, incomodar ninguém ok, porem se algum iluminado aqui puder me ajudar não sabe como ficarei grato..kk...

Vou passar mais ou menos o que tenho em mente em fazer, e nos pontos em que estiverem minhas duvidas eu marco.

Essa receita tambem peguei na internet, e pretendo fazer algo simples, apenas para apreciar mesmo o sabor da cerva de trigo, e quem sabe dando certo, futuramente ir aprimorando, sempre é claro, com a ajuda de voces..rs:

2,5 kg Pilsem

1,8 kg malte trigo

200 gr malte clara bonde

WB-06

Lupulo

Não entendi ao certo com qual quantidade de aguar deve começar a mostura, pois depois ainda tem que adicionar aguar na lavagem e ferver mais um bocado né...

Vendo uma dica aqui no Fórum do Gustavo, que parece manjar pacas, vou pegar as dicas das rampas:

40°C - 15min (parada ferúlica, que aumenta o aroma e sabor de cravo) - Opcional
50°C - 15min (parada protéica)
68°C - mínimo 60min
78°C - 10min

Beleza, depois disso ai vem a quantidade de agua pra fazer a lavagem?

Depois da circulação e lavagem vem a fervura e adição do lúpulo, seria isso? E nessa etapa deve-se ferver por quanto tempo, antes de resfriar e armazenar ?

Seria, mais ou menos essas minhas duvidas, algumas coisas eu entendi bem, mas como sou novato tem algumas passagens que não to compreendendo ainda, e sei que quando for fazer capaz de surgir mais duvidas ainda..kkkk ... mas beleza... vou tentar.

Obrigado, desde ja.
8 anos 4 meses atrás #63852

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Olá Lincoln. Seja bem vindo ao Fórum.

Vamos às dúvidas
Quantidade de água inicial
Normalmente se usa algo entre 2 e 3 litros de água por quilo de Malte. O ideal é algo entre 2,4 litros por quilo. Faça a conta baseado nisso.

Quantidade de água da Lavagem
Normalmente se usa 50% a mais de água na lavagem do que usou na mosturação. Portanto, se na etap anterior você usou 12 litros de água, nessa, vai usar 18.

Ordem das etapas
Normalmente é assim.

1-Mosturação
2-Recirculação
3-Lavagem (e extração para a panela de fervura)
4-Fervura (adição dos lúpulos)
5-Resfriamento
6-Fermentação
7-Maturação
8-Envase e Primming

Espero ter respondido. Caso ainda existam dúvidas, só falar.

Agora só um aviso.
Não tem volta viu.... Começou a fazer cerveja, vira vício e você nunca mais vai parar. :lol:
Então.. Tenha muita certeza de que quer mesmo começar isso..... B)

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lincoln Martins
8 anos 4 meses atrás #63853

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Lincoln Martins escreveu: 2,5 kg Pilsem

1,8 kg malte trigo

200 gr malte clara bonde


Sem querer ser chato - mas já sendo :P - , entendo que pela nossa legislação para uma cerveja ser chamada de "cerveja de XXXXX" precisa ter o XXXXX como cereal (maltado ou não) predominante em proporção no extrato, ou seja, acima de 50%, o que não é o caso desta receita. Como exemplo, as weissbiere bávaras usam 50%, ou talvez até mais, de malte de trigo. Como acredito que a cerveja não será comercializada, esta questão de denominação torna-se menos relevante...

Art . 66. As cervejas são classificadas:

IV - quanto à proporção de malte de cevada em:

a) cerveja puro malte, aquela que possuir cem por cento de malte de cevada, em peso, sobre o extrato primitivo, como fonte de açúcares;

b) cerveja, aquela que possuir proporção de malte de cevada maior ou igual a cinqüenta por cento, em peso, sobre o extrato primitivo, como fonte de açúcares;

c) cerveja com o nome do vegetal predominante, aquela que possuir proporção de malte de cevada maior do que vinte e menor do que cinqüenta por cento, em peso, sobre o extrato primitivo, como fonte de açúcares.

 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lincoln Martins
8 anos 4 meses atrás #63857

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Opa, boa noite amigo.

Kkkk, tenho ouvido falar muito nisso que vira vicio mesmo, mas se der certo ja ta mais do que pago, não da pra pagar 14 reais em uma garrafa de 600ml de trigo no mercado né...kkk.

Me ajudou pacas, sei que talvez o certo seria fazer um curso e tal, mas as coisas são tão corridas que as vezes não sobra tempo mesmo né.

Então, se não for incomodar, provavelmente, vou pegando algumas dicas contigo e com a galera do forum.

Das etapas eu tinha entendido grande parte, o que faltava era a quantidade de agúa pra iniciar e lavar mesmo que seu toque foi fenomenal.

Pela sua conta então, para fazer os 20L, começando com os 12, depois + 18 na lavagem, com a perda que ocorre deve ir uns 25 L pra fervura em média?

Minha ultima dúvida, rs, dessa vez...kk...

Em que ponto da fervura são adicionado os lúpulos? E também não entendi a quantidade de lúpulo em média que se usa para essa quantidade de breja.

Cara, muito obrigado, e sem querer te incomodar, caso tenha alguma receita simples de cerva de trigo que possa indicar e tal pra tentar nessa primeira, ficaria muito grato.
Last edit: 8 anos 4 meses atrás by Lincoln Martins.
8 anos 4 meses atrás #63858

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Entendi.

Muito obrigado pelas dicas, como estamos iniciando nesse mundo de cerveja atersanal agora, tudo é valido.

att
8 anos 4 meses atrás #63859

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Lincoln Martins escreveu: Opa, boa noite amigo.
Das etapas eu tinha entendido grande parte, o que faltava era a quantidade de agúa pra iniciar e lavar mesmo que seu toque foi fenomenal.

Pela sua conta então, para fazer os 20L, começando com os 12, depois + 18 na lavagem, com a perda que ocorre deve ir uns 25 L pra fervura em média?

Isso mesmo. E na fervura (que deve ser mais ou menos de uma hora) você perde entre 3 e 4 litros....e o lupulo vai te fazer perder mais um pouco.... assim, sobra uns 20 litros no final B)

Em que ponto da fervura são adicionado os lúpulos? E também não entendi a quantidade de lúpulo em média que se usa para essa quantidade de breja.

Lincoln, não tem uma regra específica para adição de lúpulo e, dependendo do estilo, da intenção do mestre-cervejeiro e de qual lúpulo está sendo usado, o momento da fervura e a quantidade de lúpulo a ser usada muda.
O lúpulo tem várias intenções na cerveja, mas essencialmente conceder amargor, dar uma "temperada" na cerveja e melhorar o aroma.
Por amargor, entenda que nem sempre indica que a cerveja ficará amarga. Muitas vezes esse amargor tem a única intenção de equilibrar o sabor de malte (que é bem doce).
Como regra geral, podemos dizer que:
Lúpulos com a intenção de amargor: Devem ser fervidos por, pelo menos 60 minutos
Lúpulos com a intenção de aroma : Devem ser fervidos por, no máximo 10 minutos

Na cerveja de trigo padrão, o lúpulo é coadjuvante sendo o sabor feito pelo malte e pelo fermento. Portanto, a adição de lúpulo tem a única intenção de equilibrar o malte e portanto uma única adição no inicio da fervura deve ser suficiente.

Qual lúpulo usar? O ideal seria variedades alemãs, já que as cervejas de trigo são tradicionais de lá.

Cara, muito obrigado, e sem querer te incomodar, caso tenha alguma receita simples de cerva de trigo que possa indicar e tal pra tentar nessa primeira, ficaria muito grato.


Receitas assim você acha fácil com uma pesquisada no google. :)
Recomendo fortemente que você use algum tipo de software cervejeiro. (Beersmith, BrewTarget, etc). Eles auxiliam bastante na hora de montar receitas. Vale a pena quebrar a cabeça um pouco.

Abraços e qualquer coisa é só falar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lincoln Martins
8 anos 4 meses atrás #63860

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se