Acobreada com turbidez bem leve. Aromas de malte caramelo e cítricos, com o álcool um pouco presente no final. Sabor acompanha, com um amargor mais acentuado e com o cítrico bem sobressalente. Presença do álcool sobressai - quente. Corpo médio (quase alto, por conta da presença do álcool). Excelente cerveja.
Derrama um laranja terroso, de creme bege fino de média duração. No aroma surgem toques floridos e frutados. Leve caramelo e nozes também. O sabor é agradável, com lúpulo e uma pitada de caramelo. O álcool é muito bem ocultado, ao meu ver, você somente sente a temperatura corporal subir. Muito boa!
Belíssima DIPA fabricada no Colorado, EUA. Essa Hercules exibe uma coloração laranja-escura, densa, tendendo para o marrom-amadeirado ou um âmbar bem escuro. Ela é bem turva, mas sem exibir sedimentos em suspensão ou veios de efervescência. Forma uma camada média-baixa de espuma clara, cremosa e com minúsculas bolhas, repousando lentamente como uma fina película sobre o líquido.
Seu aroma é muito saboroso e traz quantidades generosas de tudo: lúpulo, malte e álcool. Sem off-flavors. Os tons cítricos, florais e resinosos chamam a atenção desde o início, mostrando que esse rótulo é bastante caprichado em lúpulo e em suas notas marginais de pinha, grapefruit, abacaxi e laranja. A base maltada também é bem robusta e traz sensação de pão, caramelo/toffee/butterscotch, castanhas/nozes e madeira/defumação. A volatização de álcool é intensa e confere aquele perfil vinoso, com sensação um pouco mais quente/picante, com condimentos de canela, baunilha e um pouco de frutas maduras/berries. Buquê com alta complexidade e muita personalidade. Estupendo!
Na boca, o gole continua generoso, harmonioso. O lúpulo exibe um perfil ainda mais contundente, não somente resinoso ou piney, mas também um pouco de salgado, o que lembra frutas tropicais, como manga. A base maltada caramelada aparece muito bem para contrabalancear esse lúpulo todo, com nuances de nozes e castanhas. Picância ou quentura muito discretas; álcool aquém do que o esperado. Condimentado bem sutil de pimenta branca e noz moscada. Retrogosto duradouro, seco, salgado e defumado, com sensação de madeira, torrefação, frutas cristalizadas e muito lúpulo/pinha/frutas cítricas e tropicais. Cerveja de corpo macio e sedoso. Carbonatação mediana, porém suave e colaborando muito para a percepção das notas sensoriais. Teor alcoólico elevado mas perfeitamente bem entrosado, discreto e longe de destoar. Drinkability média/boa, porém perigosa. A cerveja é muito fácil de beber e o álcool chega a passar desapercebido, mas a cerveja é intensa, cheia de notas complexas e personalidade.
Que conjunto belíssimo!!! Fiquei viciado na harmonia toda desse rótulo da cervejaria Great Divide. Ela é uma Imperial IPA; ela é carregada em lúpulo e nas demais notas, mas ela não é exagerada ou pesada. Passa longe de ser um Sipping Beer. Mesmo com tanto álcool, não se faz sentir. Aroma muito rico e destacado. Paladar equilibrado, sem perder em potência. Textura excelente. Rótulo fácil de beber. Achei realmente difícil encontrar defeitos. Uma das melhores Double IPA/Imperial IPA que já degustei. Classe A!!!
OBS: Degustei uma "bottled on: JUN 2012". Ou seja, se passou 1 ano e meio de guarda. Isso não foi intencional e sei que nunca é bom envelhecer IPA ou DIPA. Mas se, com esse tempo todo, demonstrou essa qualidade, aguardo degustar fresca para confirmar ainda mais sua qualidade. Sou fã.
Cor âmbar alaranjada levemente turva com uma espuma fugindo do branco de ótima duração e deixando uma parede de traços.
Aroma delicioso cítrico, maltado e picante. Notas de toronja, pinho, Cointreau, cheia de castanhas (marzipan) e algo terroso.
Sabor picante com lúpulos cítricos e terrosos. Gosto de casca de laranja, toronjas, terra, pimenta do reino, caramelo doce, flores, abacaxi passado e terminando com uma nota forte de resina de pinho. Retrogosto seco e amargo.
Corpo robusto e viscoso com carbonatação leve e uma sensação pegajosa.
Tem algo nesta DIPA que a faz única, talvez sua forte base maltada, com bastante condimentos e aspectos terrosos. Embora esteja bem armada: 10% ABV e 85 IBUs, é muito bem balanceada e relativamente aveludada. Embora a um custo de um forte dulçor maltado. Mas ainda com um amargor suficiente para fazer-me espirrar.
Esta cerveja é melhor um pouco mais fria do que a temperatura ambiente.
Ap. 4,25 Ar.4 Sab.4,25 Sens.3,75 Cj.4
Cobre escura, com várias tonalidades, surpreende com translucidez e espuma off-white curta.
O aroma é caramelado, leve e transparece a presença de álcool. Estranhei não encontrar muito lúpulo aqui.
No sabor, o caramelo é bem encorpado, disputando bem território com o amargor acentuado mais cítrico que pinhoso (limão e maracujá). Tem acidez moderada e muito álcool!
Corpo quase pesado e calor alcoólico, sobressaindo-se ao conjunto.
A qualidade dessa breja é inquestionável, mas pecou no equilíbrio. Às vezes os americanos erram a mão, daí que a Hercules pode se candidatar pra American Strong Ale, ao meu ver.