Bares que Amamos: U PINKASU

Comentários
1.066 visitas

UPinkasu

Em Praga, na República Tcheca (Jungmannovo námestí 15/16)

É 1843. Um certo Jakub Pinkas ouve falar de um tipo novo de cerveja que começara a ser produzido na cidade de Pilsen, a noventa quilômetros de Praga, e que vinha fazendo enorme sucesso entre os habitantes de lá. Ele faz, então, um acordo com seu amigo comerciante Martin Salzmann, o qual lhe traz dois baldes da nova breja.

Mas por qual motivo essa nova cerveja era tão diferente das brejas produzidas até então? Era a nova cerveja do estilo Pilsen, que utilizava um então revolucionário método de fermentação (Lager, ou “baixa fermentação”), e que conferia ao líquido um novo caráter e, novidade das novidades, uma nova aparência translúcida e brilhante — as cervejas daquele tempo eram turvas. Pinkas, que era alfaiate, largou a antiga profissão e fundou o U Pinkasu apenas para vender a Pilsner Urquell, primeira cerveja do estilo fabricada no mundo.

Torneira sagrada

A primeira torneira a jorrar o precioso líquido na capital tcheca ainda está por lá, embora desativada (abaixo).

UPinkasu2

A atmosfera mistura velhos frequentadores e alguns turistas desavisados da importância do lugar. Em dias mais quentes é uma epopeia conseguir lugar nas mesas estilo stammtisch do lado de fora, mas não se acanhe de sentar-se junto com outros clientes, já que a prática é costumeira na Europa. E ganhe amigos!

Além da razão histórica, também estive por lá atraído pelos rumores dando conta de que o lugar servia a Pilsner Urquell não filtrada. Ao perguntar ao garçom, porém, não contive um esgar de decepção ao ser informado que, pelo menos até onde ele sabia, ali jamais a breja tinha sido vendida dessa forma. Contudo, reclamar seria injusto. Minha viagem de redenção com o estilo Pilsen não estaria completa sem antes conhecer torneira tão sagrada.

Veja abaixo mais algumas imagens que fiz no U Pinkasu.

0 Resposta para “Bares que Amamos: U PINKASU”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]