Stone Brewing (EUA): Visita à cervejaria

Comentários
2.502 visitas

Stone1

O feriadão do Thanksgiving Day (ou Dia de Ação de Graças) para os americanos é coisa séria. Talvez seja o maior feriadão do ano, no qual, à moda brasileira, os caras “emendam” a folga de quinta a domingo, passando pela Black Friday, a insuportável sexta-feira de promoções, empurra-empurra e cotoveladas nas lojas do país todo.

Foi assim que, em pleno sábado pós-Black Friday, eu não tinha nenhuma esperança de encontrar o incensado cervejeiro Greg Koch na fábrica da Stone Brewing, na cidadezinha de Escondido (sim, é esse mesmo o nome dela) na Califórnia. Conheço pessoalmente o Greg desde o festival Mondial de la Bière do ano passado, em Strasbourg (França), onde tive o privilégio de entrevistá-lo. Mas, como estava nos Estados Unidos a passeio, em pleno feriadão do Thanksgiving, não tive coragem de importuná-lo anunciando de antemão a minha visita. Fiz bem: Greg Koch estava viajandão.

Bicho-papão de medalhas

Pra quem não é assim tão ligado no chamado “movimento cervejeiro”, cabem apresentações. As cervejas da Stone ainda não são vendidas no Brasil, mas são hype entre os degustadores de cervejas daqui e de lá, em especial a hiperlupulada Arrogant Bastard Ale. Trata-se da maior cervejaria do sul da Califórnia e uma das maiores artesanais dos Estados Unidos, bicho-papão de medalhas nos maiores e mais prestigiados concursos cervejeiros mundo afora.

Confesso aqui minha surpresa: Numa cidade chamada Escondido — e que, de fato, é mesmo meio escondida –, no meio do deserto, longe de quase tudo, a fábrica e o anexos pub e restaurante estavam transbordando de gente. Na loja, havia fila de pessoas com growlers nas mãos pra serem enchidos de breja boa. Como cheguei ao meio-dia, a fila do restaurante dobrava quarteirão. E, pra visitar a fábrica, os próximos dois horários já estavam ocupados, e só tinha vaga pras três da tarde! Deu inveja da avidez dos americanos por conhecer uma cervejaria, e do abismo cultural cervejeiro que ainda nos separa…

Feitas as apresentações, quem me recebeu, com toda a simpatia do mundo, foi a Lindsay Cyganik, da equipe da fábrica. Como estávamos com horário programado pra chegar em San Diego, ela foi condescendente com o BREJAS e nos guiou por um tour exclusivo pela fábrica.

O filme

Peço desculpas aos leitores: O filme abaixo foi feito por mim meio que no susto, e não há qualquer produção. E, pior, ele termina abruptamente, resultado de um cartão de memória que já estava terminando — e, claro, eu não tinha reparado nisso. De qualquer forma, em respeito a vocês, decidi publicá-lo desse jeito mesmo. Embora não finalizado, dá pra conhecer quase a fábrica toda — exceto a aromaticamente inebriante adega de lúpulos, a qual pode ser vista nas imagens logo abaixo do filme.

Com vocês, Stone Brewing Company, uma das cervejarias artesanais mais influentes na Nova Escola Cervejeira Americana:

Veja abaixo mais imagens dessa visita:

4 Respostas para “Stone Brewing (EUA): Visita à cervejaria”


  • Essa fabrica eh show, nem acredito que tive o prazer de conhecer essa fábrica e ser recebido e hospedado por nada menos que o Greg Koch em sua casa de praia em Solana Beach.
    E nesse dia ainda pudemos compartilhar algumas cervejas brasileiras…boas lembranças!!!

  • Stone é demais, sonho de consumo. Além da Arrogant Bastard, a IPA, Ruination IPA, Sublimely e 15th Escondidian são DUCA. Demais mesmo. Faz muita falta não ter aqui no Brasil.

  • 3 Jonathan George

    A experiência à Stone é uma das melhores em San Diego County. Muitas cervejas na pressão, incluindo versões bem differentes da Stone…alguns vezes, Stone Smoked Porter com pimentes chipotle, ou Triple Dry Hooped Stone Ruination, ou Arrogant Bastard Ale maturada em barris de carvalho. Até sem as cervejas, o jardim fora é uma coisa linda. Ajuda que moro uma hora da cervejaria 😉 Uma grande cervejaria, numa região de grandes cervejarias.

  • Olá Mauricio, tudo bem?

    Me chama Bruno Cenci e acompanho o site e seu trabalho há um tempo. Sou sommelier de cerveja e produtor de cerveja caseira em Sorocaba, aliás gostaria de enviar algumas amostras do que fazemos para apreciação e julgamento de vocês. Bom, estou escrevenpo por causa da visita que você fez a Stone Brewery. Muito legal essas viagens, não é? Em Outubro passado fui para a Cantillon e fiz um video da visita. Gostaria de sabe se poderia divulga-lo no sites Brejas para que possa atingir o maior número de pessoas. Segue o link abaixo, me diga o que acha, ok?

    http://www.youtube.com/watch?v=tKiUMGJW0OQ

    Um grande abraço,

    Bruno

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]