Falke India Pale Ale

Comentário
412 visitas

falkeipa.JPG

Nos tempos do Brasil-Colônia (séc. XVII), a coroa portuguesa precisava escoar as riquezas que extraía da região de Minas Gerais para as cidades portuárias e, daí, para a metrópole lusitana. Criou-se, então, a Estrada Real, que passa por 117 municípios e, em seu entorno, acumulam-se inúmeras construções coloniais, igrejas, museus, reservas ecológicas e estações de águas minerais. A fim de incentivar a exploração de todo esse potencial turístico da região foi criado o Instituto Estrada Real, que desenvolve vários projetos nesse sentido.

E o que essa história tem a ver com cerveja? É que recentemente o Instituto lançou um desafio à cervejaria mineira Falke Bier: Pensar um produto que “sintetizasse” essa história. Quebrando as cabeças, a família Falcone, proprietária da cervejaria, logo imaginou que, em lugar dos diamantes que eram transportados à época pela Estrada Real, bem que poderia ter sido a cerveja. Logo se chegou à conclusão que, se assim fosse, o estilo da breja seria o India Pale Ale (IPA), que foi criado mais ou menos na mesma época pelos ingleses, os quais queriam que a cerveja produzida na Inglaterra suportasse sem azedar a longa viagem de navio até as suas colônias nas Índias. Uma vez que o estilo leva mais lúpulo (que é um bactericida natural) e o teor alcoólico é um tanto mais elevado, com certeza, se de cerveja gostassem, esta seria a breja que os portugas transportariam pela longa Estrada Real até a sede do Império, sem estragar.

BREJAS foi convidado a participar de uma degustação da primeira brassagem da Falke India Pale Ale (como foi noticiado neste post), que deverá ser lançada no mês de agosto. Submetida ao paladar dos Confrades brejeiros, a cerveja obteve a nota média 3,72 (entenda aqui o nosso critério de avaliação), rivalizando em pé de igualdade com outras ótimas IPA´s rankeadas pelo BREJAS. Lembrando, ainda, que se trata da primeira “leva”, e a fórmula ainda pode ser aperfeiçoada antes do lançamento oficial.

A coloração é âmbar-escura translúcida e o creme bege e consistente, embora pouco persistente, deixa uma fina camada perene. No aroma, como era de se esperar dentro do estilo, presença constante e perfumada do lúpulo, além do fermento de pão e do malte-caramelo. Muito bem encorpada, de textura cremosa e carbonatação média/baixa. A presença alcoólica (7,5%) em nada atrapalha o balanceado conjunto. No paladar, além dos elementos aromáticos, percebe-se um leve sabor frutado que remete a cerejas. O final, embora não tão longo quanto desejaríamos, é agradavelmente amargo e deixa um resíduo de biscoito.

Reconheça-se o admirável e apaixonado trabalho da família Falcone no crescente ambiente cervejeiro brasileiro, a qual já tinha emplacado a sua Falke Tripel Monasterium, relacionada pelo BREJAS como uma das treze Melhores Cervejas Nacionais. A soldadesca lusitana, se de cerveja gostasse, se esbaldaria a bordo da Falke India Pale Ale.

1 Respostas para “Falke India Pale Ale”


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]